Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
livros-conheca-tematicas-relevantes

Livros: conheça temáticas relevantes 

Notícia | 14/01/2024

Larissa Almeida

No mercado de trabalho a atualização dos nossos conhecimentos deve ser uma tarefa constante. Isso porque, o meio está em frequente transformação. Nesse sentido, uma fonte essencial para captar novos conteúdos, úteis ao nosso dia a dia, são os livros. Dessa forma, para orientar os profissionais, seja em início de carreira ou em uma trajetória já estabelecida, o Nube - Estagiários e Aprendizes, reúne e indica diversas leituras para ampliar o repertório. Então veja, nesta matéria, cinco exemplares indispensáveis para a sua lista! 

“O lado bom do lado ruim: como a ciência ensina a usar a tristeza, o medo, a raiva e outras emoções negativas a seu favor”, de Daniel Martins de Barros

Em nossa vida, seja gerado pela vertente laboral ou particular, estamos sujeitos aos sentimentos considerados negativos. Entre eles, a tristeza, o medo, a raiva e outros. Contudo, apesar de ruins, o autor e psiquiatra, Daniel Martins, mostra como podem ser revertidos em algo favorável a nós, afinal, não é possível conviver sem eles no cotidiano. 

Para explorar bem a capacidade dessas sensações, o especialista divide a publicação em três partes. A primeira expõe ao leitor a origem das más emoções. Em suma, explica como configuram uma resposta sobre ataques ao nosso bem-estar. Já na próxima parte, o escritor expõe evidências científicas a fim de provar como os erros e os temores podem ser utilizados ao seu favor, em motivação, defesa e melhorar determinados comportamentos. Na finalização, o profissional, Martins, deixa dicas para colocar os ensinamentos em ação. 

Portanto, o livro da editora Sextante é uma opção de alta relevância em um cenário de fragilidade psicológica. Sendo um guia para obter inteligência emocional e evoluir junto em outros aspectos. Ficou interessado no título? Não deixe de considerar a leitura. 

“A Jornada do Artista: o despertar da Jornada do Herói e a eterna busca por significado”, de Steven Pressfield 

Essa leitura é voltada para o público artístico. Contudo, segundo o próprio autor, todos os indivíduos podem ser artistas. Logo, está disponível a quem tiver interesse. De acordo com ele, qualquer pessoa, independentemente do cargo ou habilidade, tem uma capacidade única quando se trata de criar algo. Por isso, nesse exemplar, Steven Pressfield, expressa como encontrar essa capacidade dentro de nós. 

O exemplar publicado pela editora Hanoi, aborda o surgimento da arte e a natureza da criatividade, habilidade constantemente exigida e valorizada no mercado de trabalho. Nesse sentido, torna-se fundamental compreender de onde ela vem e como encontrá-la em nossa mente. O autor, revela então, como a arte tende a ser a forma de expressão do eu mais profunda. 

No entanto, apesar de essencial, o processo de autoconhecimento não é algo simples a ser feito. Por isso, ao decorrer do livro, o escrito também sinaliza como enfrentar os desafios presentes nessa jornada. Esses obstáculos, conforme é descrito pelo título, são normais de todo artista,entre eles, estão a resistência, procrastinação, autocrítica e outros. Portanto, é uma indicação completa para compreender a capacidade de inovar e ampliá-la ao mesmo tempo. 

“Hiperfoco: como trabalhar menos e render mais”, de Chris Bailey 

Ao longo do dia, seja para fazer tarefas pessoais ou no trabalho, somos tomados por inúmeros momentos de distração. De acordo com uma análise promovida pela Harvard Business 73% dos profissionais entrevistados alegam se dispersar algumas ou muitas vezes durante a execução de uma atribuição. Essa condição é, de fato, comum entre os indivíduos. Contudo, a sua recorrência pode ser prejudicial, pois gera procrastinação, sobrecarga de atividades e outras dificuldades na rotina. 

Nesse contexto, principalmente em uma realidade digital, o autor Chris Bailey, mostra como uma simples notificação no celular pode iniciar uma problemática e a perda de rendimento. Por isso, em seu escrito, ele expõe para os leitores o poder do foco. Como é dito no próprio título, as técnicas são utilizadas a fim de diminuir o tempo dedicado às responsabilidades laborais, mas não a sua eficiência. 

Portanto, a publicação da editora Benvirá traz exemplos práticos para treinar a capacidade de atenção. Explica também o estado de hiperfoco e distraído e, por fim, como a combinação de ambos é essencial para as pessoas atingirem um resultado positivo em seus objetivos. 

"As coisas que você só vê quando desacelera: como manter a calma em um mundo frenético", de Haemin Sunim

A produção de Haemin Sunim, monge e escritor, inicia com uma solicitação aos leitores. A fim de aproveitar as lições por completo, ele instrui dedicar o seu tempo e usá-lo para reflexão e meditação em meio às agitações da vida. O exemplar publicado pela editora Sextante é composto por oito capítulos e contempla assuntos como relacionamentos, carreira, amor, vocação e espiritualidade. Ele indica, durante as páginas, tratar essas áreas com atenção plena. Assim, é plausível alcançar a satisfação. 

Como forma de fundamentar os ensinamentos, Sunim preenche o escrito com as próprias vivências. Além disso, ele coloca frases de contemplação e deixa ilustrações para acalmar a consciência durante o processo. Esse título é uma opção para quem deseja aprender a controlar uma rotina corrida com períodos essenciais de calmaria. 

“Linguagem: a história da maior invenção da humanidade”, de Daniel L. Everett 

Em qualquer ambiente, a comunicação é uma habilidade indispensável. Sendo assim, no meio empresarial, ela deve ser uma prioridade para os indivíduos. Dessa maneira, o autor Daniel L. Everett, explica a origem desse elemento, a sua relevância e as distinções de uma localidade para outra. 

Na publicação da editora Contexto é possível encontrar com conceitos fundamentados com base na Arqueologia, Biologia, Antropologia e Neurociência. Assim, o especialista mostra como os seres humanos adquiriram a forma mais avançada de comunicabilidade, por meio de uma linha do tempo, a qual aborda as primeiras tentativas de fala dos hominídeos até as mais de sete mil línguas existentes hoje. 

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis! 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados ao mercado. 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete