Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
etarismo-o-estagio-e-para-todas-as-idades

Etarismo: o estágio é para todas as idades!  

Notícia | 08/01/2024

Larissa Almeida

O mercado de trabalho é um ambiente o qual reflete a sociedade. Nesse sentido, a diversidade no time é uma característica inevitável e essencial para a construção de uma equipe forte. Por isso, a contratação de colaboradores com mais de 50 anos também deve estar presente na estratégia organizacional. Contudo, hoje, apesar de inúmeras mudanças, o meio corporativo precisa superar situações de etarismo. Então veja, nesta matéria, como o estágio é uma alternativa para acolher esse grupo e integrá-los. 

O que é o etarismo? Como ele aparece nas empresas? 

O etarismo é o preconceito com a idade dos indivíduos, seja por serem muito jovens ou mais velhos. Contudo, o envelhecimento da população tem feito o público com mais de 50 anos a buscar novas oportunidades de emprego. Nesse contexto, parte deles tem observado dificuldades nessa conquista, evidenciando a existência da problemática. Até 2030, o Brasil vai concentrar a quinta maior população idosa do mundo, de acordo com o IBGE. A pesquisa, realizada em 2022, mostra um aumento no número de idosos.

Segundo Daniele Esmanhotto Duarte, advogada do Departamento Trabalhista, ele se manifesta em atitudes consideradas simples.  “Expressões como: é velho demais para o cargo, “ele está em fim de carreira” ou “não aprende a lidar com tecnologia” são preconceituosas, reforçam estereótipos e podem causar danos morais ao trabalhador”, expõe. 

O etarismo é crime? 

Para sanar essa dúvida, a especialista esclarece as consequências das companhias sem essa preocupação.“De acordo com a lei, dificultar e impedir o ingresso ou a manutenção no trabalho de pessoa com idade avançada, ofende o Princípio da Dignidade da Pessoa Humano. Sendo assim, seu ato fica sujeito ao crivo do Judiciário e, ao reconhecer caráter discriminatório da conduta questionada, poderá declarar a nulidade do ação e/ou impor sanções de natureza econômica. Assim, podendo ser condenado ao pagamento de indenização por danos morais”, explica a advogada.

A diversidade também tem relação com as gerações 

A diversidade e inclusão nas organizações devem ser propostas de inúmeras formas. Entre elas, está a contratação de alternadas faixas-etárias. “A multiplicidade geracional dentro das empresas é extremamente importante. As pessoas tiveram vivências diferentes e, consequentemente, também apresentam visões e comportamentos distintos. Isso, pode resultar em soluções criativas e produtivas”, coloca Vitor Santos, analista de seleção do Nube - Estagiários e Aprendizes

As vagas de estágio podem ser uma maneira de reduzir o etarismo e aumentar as oportunidades

Para ampliar as oportunidades de emprego ao público e transformar a atmosfera corporativa, as vagas de estágio aparecem como uma opção para todas as idades. De acordo com a norma n° 11.788/2008, reconhecida como Lei do Estágio, para participar dessa modalidade, é preciso apenas ter mais de 16 anos, sem um limite máximo de idade e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, na modalidade técnica, superior e pós graduação contam. Por isso, o programa consegue ser destinado a pessoas mais velhas, em transição de carreira, atualização e com a intenção de desenvolvimento. 

Segundo o ranking Tendências de Gestão de Pessoas, publicado anualmente pelo Great Place To Work (GPTW), apenas de 3% a 4% da força de trabalho tem 55 anos ou mais nas corporações. “Os indivíduos com mais idade, geralmente, trazem consigo uma bagagem profissional, relacional e vivencial responsável por facilitar o aprendizado, a compreensão de tarefas e a obtenção assertiva de resultados. Nesse sentido, o estágio é uma oportunidade profissional com o objetivo de ensinar as práticas, técnicas e ferramentas de uma determinada área. Para eles, é uma alternativa de manter-se atualizado no mercado de trabalho e superar dificuldades”, finaliza Santos.  

Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você! 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete