Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dificuldades-na-contratacao-rodeiam-empresas-e-candidatos

Dificuldades na contratação rodeiam empresas e candidatos 

Notícia | 02/01/2024

Carolina Amaral

De acordo com a pesquisa “Escassez de talentos 2023” realizada pelo ManpowerGroup, 80% dos empregadores brasileiros reportam dificuldade em encontrar os liderados ideias para os seus negócios. Em contrapartida, segundo um levantamento realizado no site do Nube - Estagiários e Aprendizes, dos 17.689 participantes, quase 60% têm medo de se formar e não conseguir uma oportunidade na área de atuação. Desses, 39,44% têm dúvidas devido à competitividade do mercado e 20,44% não se sentem totalmente preparados sobre as exigências colocadas pelas corporações.  

 

Atualizações de mercado envolvem ambas as partes

Na atual realidade, é interessante pensar em como ambas as partes envolvidas em um processo de contratação apresentam receios a respeito do futuro profissional. “As entidades estão, cada vez mais, em busca de talentos alinhados com os planos, objetivos e valores internos. Pessoas dispostas a vestir a camisa, engajarem e inovarem gradativamente. Seguindo essa linha de raciocínio, as soft skills marcaram o ano de 2023 como um destaque na hora de selecionar candidatos”, pontua Seme Arone Junior, presidente do Nube.

As famosas habilidades comportamentais vão além dos conhecimentos técnicos obtidos na sala de aula e entram em um âmbito mais humano, como inteligência emocional, trabalho em equipe, proatividade, entre outras. Apesar de parecer um termo novo, cerca de 66%, dos 21.504 entrevistados pelo Nube conhecem o conceito, pelo menos por alto. Do restante, 8,58% não dá a devida atenção ao assunto e 25,45% além de desconhecer, também não sabe a importância desse conhecimento. “Esse é um número alarmante se levarmos em conta o quão significativo tem sido o tema nos últimos tempos, seja para admitir alguém, manter pessoal dentro da firma ou promovê-los”, comenta o especialista.

Pensando pelo lado de lá dessa equação, na visão de quem procura por uma oportunidade, a concorrência assusta e causa certa insegurança, mas os preparados saem à frente. “Uma dica valiosa é pesquisar bem o estabelecimento, seus ideais, propósitos e metas a longo prazo. Saber se aquilo condiz com o esperado é primordial para não se decepcionar. Após esse conhecimento mais profundo, é hora de se atentar à própria formação, se encaixa no exigido e, se não, organizar-se para um aprimoramento maior”, indica o executivo.

 

Uma contratação plural engloba todas as idades

Consoante ao IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2022, pessoas de até 24 anos de idade correspondem a 59,2% da população brasileira total e os considerados jovens, entre 18 a 24 anos, são 13,2%. Já segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de desemprego entre esse público foi de 16,4% e a de ocupação foi de 57,0%.

Por outro lado, os idosos, quase 15% do PIB atual, apresentam um índice de desocupação referente a 9,5%, no primeiro trimestre de 2023 para indivíduos a partir de 40 anos.  Porém, a projeção é de mais da metade da força de trabalho no país ser formada por esse grupo até 2040, segundo a Ipea. Esses números já se mostram uma realidade no panorama geral de recrutamentos, pois dados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostram o número de trabalhadores acima de 50 anos dobrando, entre os anos de 2006 e 2021, de 4,4 milhões para 9,6 milhões. 

O estágio é uma excelente ferramenta para inserir esses interessados, sejam os mais jovens ou idosos, pois não há limite de idade na modalidade. “Toda a jornada foi pensada para auxiliar na formação efetiva de futuros profissionais. Dessa forma, engloba estudantes em fases distintas da vida, a partir dos 16 anos e frequentando uma instituição de ensino”, esclarece Arone Junior. 

Logo, além de ser a chance perfeita para adentrar no meio corporativo, ainda é uma experiência completa para enriquecer o desenvolvimento pessoal de cada um. Dessa forma, configura em ótimos trabalhadores no futuro e contribui assertivamente para a economia.

 

Fonte: Seme Arone Junior, presidente do Nube

Serviço: Dificuldades na contratação rodeiam empresas e candidatos

Compartilhe

Enquete