Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-futuro-corporativo-precisa-da-participacao-feminina

O futuro corporativo precisa da participação feminina 

Notícia | 28/12/2023

Laura Pereira

Cada vez mais notamos como as estagiárias, aprendizes e efetivas são fundamentais para um funcionamento íntegro da corporação. Nesse cenário, a participação feminina ganha espaço, gradativamente, chegando a lugares impensáveis no século passado. Segundo uma lista divulgada pela Fortune Global 500, elas estavam à frente de 4,8% das maiores empresas do mundo. Sendo assim, entenda o cenário atual e descubra dicas valiosas para ser destaque!

No Brasil, o empreendedorismo femino atinge marco histórico e crescerá ainda mais                                                               

Uma das vertentes com o maior número de mulheres é a administração de uma organização. “Em números recordes, está impulsionando a esfera empresarial do país. No entanto, os dados à disposição podem não refletir a totalidade de mulheres gerindo negócios próprios, pois muitas trabalhadoras informais estão construindo seus empreendimentos fora dos registros oficiais”, comenta Simone Resende, formada em ciências econômicas e direito.                                                                                        

De acordo com um levantamento do quarto quadrimestre de 2021, feito pelo Sebrae a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil conta com 10,1 milhões de mulheres à frente de seus estabelecimento, representando 34% dos empreendedores na nação. Isso mostra uma grande mudança de paradigma. Porém, esse cenário pode ser muito mais diversificado e impactante.

Para a empresária e especialista em comportamento, essa vertente não registrada tem se destacado muito após a pandemia. “As mulheres desses segmentos, muitas vezes, não aparecem nas anotações governamentais, mas estão moldando a economia de maneiras únicas e surpreendentes”, afirma.                                                                                                                        

Nesse sentido, podemos pensar em milhares de exemplos, como as barraquinhas de ruas, as manicures a domicílio, vendedoras de artesanato, entre outras. As mulheres sempre estiveram presentes no mercado e são responsáveis por fazê-lo girar com tamanha qualidade. “Muitas possuem resiliência e determinação admiráveis, construindo um mosaico de histórias inspiradoras. Elas não apenas sustentam suas famílias e fomentam a economia local de suas comunidades, mas também contribuem para a dinâmica do país”, acrescenta Simone. Desse modo, é preciso ampliar o olhar. “Reconhecer a contribuição delas é um passo crucial para uma compreensão mais profunda e justa do cenário empreendedor”.                                                                                         

Para Priscilla Fiorin, Líder de Comunicações para América Latina da Autodesk, ocupar esses ambientes é um bom sinal. “É indiscutível, cada vez mais, estamos assumindo um protagonismo ao expandir nossa participação no mercado, conquistando posições e/ou liderando projetos e ações, ou até mesmo, desbravando novas frentes como empreendedoras e fundadoras dos próprios negócios relacionados aos mais variados segmentos”, aponta.                                                                             

Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!                                                                                        

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete