Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-ser-jovem-aprendiz

Como ser Jovem Aprendiz?  

Notícia | 25/12/2023

Larissa Almeida

Para iniciar a construção de uma carreira profissional, o jovem busca no mercado um espaço para desenvolver experiência.  Nesse sentido, o programa de aprendizagem, o qual deve ser ofertado pelas empresas brasileiras, é uma forma promissora de conquistar o primeiro emprego. Então veja, nesta matéria, como ser um jovem aprendiz, onde encontrar as vagas e o funcionamento do cargo! 

Qual é a idade para ser jovem aprendiz?  

O intuito do programa é, de fato, oferecer a chance de profissionalização desde cedo. Logo, segundo a lei da aprendizagem, podem ser candidatos indivíduos dos 14 aos 24 anos de idade incompletos. Exceto pessoas com deficiência, onde não existe um tempo limite.    “Iniciei a minha jornada no mercado de trabalho por meio dessa posição. Eu estudava em tempo integral, então, com 18 anos, após a formação na escola essa alternativa era adequada ao meu perfil”, conta Rebeca Maria, graduanda de Comunicação Social - Jornalismo.  

Terminei o ensino médio, posso ser jovem aprendiz?  

A resposta é sim! Diferentemente do estágio, não é preciso da matrícula ativa em uma instituição educacional para efetuar a sua contratação. Assim, basta atender ao critério da faixa etária e apresentar o seu certificado de conclusão de ensino. Contudo, para quem ainda é estudante, são eletivos também os jovens do fundamental e nos anos finais do período médio.  

Qual a carga horária do jovem aprendiz 

Por se tratar de um instante de aprendizado, ela é, em sua maioria, reduzida. Afinal, o intuito é conciliar com a vida acadêmica. De acordo com a lei n° 10.097/2000, o contratado ainda em atividades escolares pode ter uma jornada de no máximo seis horas diárias e 30h semanais. Já quem concluiu a base nacional, o horário de prestatividade pode se estender às oito horas diárias e 40h semanais.  

No entanto, para ambas alternativas, o contratado deve ausentar-se um dia por semana das atividades práticas na empresa, pois é obrigatório o cumprimento de cargas teóricas. Essa preparação é feita por entidades formadoras como o Saber - Instituto Brasileiro de Aprendizagem. “Assumimos o propósito de capacitação por meio de treinamentos e técnicas educacionais contemporâneas. Elas são capazes de estimular a cidadania produtiva com base nas diretrizes do Programa de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Previdência”, explica Roberta Teixeira, analista educacional do Saber. 

Jovem aprendiz é CLT? 

A resposta é sim! Diferentemente do estágio, não é preciso da matrícula ativa em uma instituição educacional para efetuar a sua contratação. Assim, basta atender ao critério da faixa etária e apresentar o seu certificado de conclusão de ensino. Contudo, para quem ainda é estudante, são eletivos também os jovens do fundamental e nos anos finais do período médio.

No entanto, a norma prevê também, alguns incentivos fiscais para a corporação, a fim de tornar o benefício desse acordo mútuo: 

  • Contribuição de apenas 2% do FGTS;
  • Isenção do aviso prévio remunerado;
  • Desobrigação do pagamento de multa rescisória.

Encontre a sua vaga de jovem aprendiz com o Nube!

Conforme os dados divulgados pela Agência Brasil, uma análise da Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, revelou: dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos. Desse percentual, 5,2 milhões estão desempregados, isso corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país. 

Para os interessados dentro dessa estatística, o site do Nube pode ser o seu mapa de saída! Além de inúmeras vagas de estágio, nós como agente de integração, também oferecemos chances para os aprendizes. Portanto, para acessá-las, basta fazer o seu cadastro, preencher com seus dados pessoais, habilidades e experiência, se houver. Após isso, basta ficar atento ao seu e-mail e celular, pois entraremos em contato! 

Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete