Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
livros-fortaleca-seu-conhecimento

Livros: fortaleça seu conhecimento 

Notícia | 24/12/2023

Larissa Almeida

Hoje, no dia 24 de dezembro de 2023, estamos celebrando a véspera de natal. Como de costume, para quem comemora a data é um instante voltado para os preparativos. O Nube - Estagiários e Aprendizes, também em clima natalino e de comemoração, segue a sua própria tradição: auxiliar os indivíduos a alcançarem o seu espaço no mercado de trabalho. Alguém aí pediu um estágio para o papai Noel? Aqui a lista de desejos está diferente, pois irá indicar leituras fundamentais na evolução pessoal e profissional. Então, fique até o final desta matéria e veja quais habilidades você pode ganhar!

“Obrigado pelo feedback”, de Douglas Stone e Sheila Heen

O feedback é uma prática essencial dentro do meio corporativo. Em uma organização, caracteriza uma troca de informações e expectativas entre o líder e o liderado. Assim, é possível promover um alinhamento a fim de elogiar ou corrigir determinadas condutas com o objetivo de alcançar os objetivos da companhia com mais facilidade. Porém, para cumprir com o seu propósito a comunicabilidade de ambos deve ser assertiva. De maneira bem humorada, a publicação da Companhia das Letras aborda o quanto é importante receber essa instrução em sua carreira. 

Os autores Stone e Sheila, então, colocaram o foco do livro para o receptor da conversa. Assim, eles orientam como é relevante saber aderir o comunicado. Afinal, parte dessa habilidade se inicia na capacidade de ouvir o próximo. Dessa maneira, é possível identificar os bloqueios de aprendizado após o retorno, compreender falhas, trabalhar a empatia e estabelecer limites no instante de críticas, pois elas devem ser construtivas para a sua trajetória. 

“Rápido e devagar: duas formas de pensar”, de Daniel Kahneman

De fato, o pensamento é um elemento presente em todos os instantes da nossa vida. A partir dele, conseguimos construir as demais ações do cotidiano, entre elas, o investimento em nossa carreira e demais conhecimentos. Contudo, nem sempre questionamos como eles funcionam. Olhar para esse aspecto de uma forma calculada e não apenas considerá-lo automático, tende a fazer a diferença para as tomadas de decisão. 

No escrito, Daniel Kahneman, trás uma ótica acerca do desempenho desse artifício. Em suma, segundo o professor de psicologia, eles atuam de duas formas: rápido e devagar. A primeira é rápida, intuitiva e emocional. Já a outra é devagar, deliberativa e lógica. Além de apresentar essas perspectivas, durante a publicação da editora Objetiva, o exemplar expõe insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal. Mostra também como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais, as quais, muitas vezes, nos colocam em apuros.

“Arrume a sua cama: Pequenas coisas que podem mudar a sua vida... E talvez o mundo”, de  William H. McRaven

A vontade de mudar a vida é presente nas expectativas de muitas pessoas. Contudo, muitas vezes, parece algo impossível. Isso porque nem sempre olhamos para o processo, mas sim, miramos no resultado final. De fato, isso coloca os objetivos em uma dimensão inalcançável. 

Porém, para mostrar como as transformações pessoais e sociais podem acontecer de maneira simples, o autor William H. McRaven, traz para o público, em seu best-seller da editora Academia, dez lições de um almirante das forças especiais para mudar sua vida. A primeira delas é começar pela sua cama, o ato de arrumá-la diariamente mostra a relevância de fazer o básico. Além disso, o exemplar conta com histórias inéditas para compor as lições apresentadas ao longo das páginas. 

“Os quatro medos que nos impedem de viver”, de Eudes Séméria 

O desejo de crescer em qualquer área, particular ou na carreira implica encarar lugares desconhecidos e desafios. No entanto, existe um fator responsável por tornar esse processo de crescimento mais difícil. O medo é um sentimento presente em diversas situações e, no meio corporativo, ele também não deixa de aparecer.

Nesse sentido, o autor e psicólogo Eudes Séméria, aborda em seu escrito publicado pela editora Principium, como compreender e superar esses temores para abraçar a evolução. Em suma, como é descrito no próprio livro, ele ensina como lidar com os principais temores: o medo de crescer e se assumir como um adulto funcional; o medo de se afirmar; o medo de se estabelecer e construir um sentido para vida; e o medo da solidão e de encerrar ciclos. Não à toa, a obra tornou-se um best-seller e conquistou inúmeros leitores empenhados no autoconhecimento. 

“Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”, de Nassim Nicholas Taleb

O escritor Nassim Nicholas, compreende e contextualiza nesse exemplar, como não podemos planejar tudo, pois existem imprevistos incalculáveis. Mesmo assim, eles não devem ser vistos como momentos de todo caos e desespero. Logo, mostra a necessidade de saber lidar com eles, pois são um resultado comum diante das coisas do dia a dia. Para esclarecer ainda mais, Taleb propõe três personas: o frágil, pois quebra com facilidade e não sabe tirar proveito das insurgências; o robusto, um  pouco mais forte para enfrentar condições adversas, mesmo assim, não evolui após o combate e, por fim, o antifrágil, além de encarar as situações fora do planejamento, ele tira proveito e evolui seus conceitos a partir deles. 

A editora Objetiva entrega esse escrito com as concepções do pesquisador libânes. Ele também complementa esse volume com outros dois títulos, sendo “A lógica do cisne negro: o impacto do altamente improvavél” e “Iludidos pelo acaso: a influência da sorte nos mercados e na vida”. 

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis! 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados ao mercado. 

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete