Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conhecimento-nunca-e-demais-faca-cursos

Conhecimento nunca é demais. Faça cursos! 

Notícia | 23/12/2023

Carolina Amaral

Segundo dados divulgados pela Abres (Associação Brasileiro de Estágios), de 2002 a 2021, o número de alunos na educação superior passou de 3,5 para 8,9 milhões. Já o total de concluintes do ano passado subiu 3,79%, indo de 1.278.622 para 1.327.188. Esses números mostram um maior interesse da população em ter uma formação superior, mas, no mercado de trabalho competitivo de hoje, somente isso pode não ser o suficiente. Nesse contexto, a realização de cursos profissionalizantes chama a atenção positivamente em um currículo e destaca o indivíduo no meio laboral. Conheça algumas oportunidades como essa e saia à frente da concorrência e vagas de estágio e aprendiz!

 

Computação em Nuvem: primeiros passos - IBM/EuCapacito (on-line)

É normal estar mexendo no smartphone ou algum outro dispositivo, seja computador ou notebook e aparecer alguma mensagem perguntando se tem interesse em salvar determinado conteúdo na “nuvem”. Contudo, muitas pessoas não tem nenhum conhecimento prévio sobre qual o significado dessa mensagem. Este curso de Computação em Nuvem – Primeiros Passos, desvenda o mistério por trás dessa biblioteca no céu. Contendo explicações básicas dos termos e modelos de cloud computing, o canal apresenta o conhecimento fundamental necessário para começar a jornada na nuvem.

A programação é curta, finalizada em cerca de 1h10, contendo dois tópicos de análise: “O que é computação em nuvem?” e “Como se utiliza computação em nuvem?”. A inscrição e participação são gratuitas.

 

Curso Introdução à vida e obra do escritor Fernando Sabino (on-line)

Em 2023, o escritor Fernando Sabino completaria cem anos de vida. Isso reforça a importância de se divulgar, para as novas gerações de estudantes e leitores, sua obra e realizações pessoais, de modo a expor seu trabalho e exemplo para permanecer vivo na história literária brasileira. Pensando nisso e em parceria com o SEaD da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a doutoranda da Faculdade de Letras e técnica administrativo em educação da UFMG, Cristina Souza elaborou o curso “Introdução à vida e obra do escritor Fernando Sabino”. 

O treinamento tem como objetivo principal introduzir o cursista no mundo literário do escritor por meio da apresentação de dados relevantes da sua biografia e de aspectos gerais da sua obra.  Há, também, uma atenção maior voltada à grande contribuição para o contexto da cultura literária e artística brasileira. Mais informações podem ser obtidas aqui.

As aulas estão organizadas em seis módulos. São eles:

  • Introdução – Apresentação em linhas gerais;
  • Unidade 1 – Biografia do escritor, contextualizando sua importância no cenário literário nacional;
  • Unidade 2 – Bibliografia, com destaque para as obras mais conhecidas;
  • Unidade 3 – Atuação do escritor no cinema, edição e música;
  • Unidade 4 – Trabalhos inspirados na obra do escritor;
  • Considerações Finais – Conclusão, a lista de referências e indicará material extra.

Trata-se de um material gratuito, on-line, autoinstrucional, com carga horária de 15h e certificado. Para se inscrever, clique no link.



Curso básico on-line e gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Governo de SP

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre, mensalmente, inscrições para o curso básico on-line e gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação, realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), já qualificou 22,7 mil pessoas de 407 municípios do Estado de São Paulo.

O conteúdo programático abordado contempla os seguintes temas: O que é libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

O treinamento tem o total de 40h, divididas em 30h ao vivo pela plataforma Zoom, e 10h de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% nas atividades ao vivo e atingir média final 5,0 ou superior.

Apesar de ocorrerem todos os meses, os ensinamentos têm vagas limitadas. O público em geral a partir dos 18 anos pode se inscrever. A iniciativa tem como objetivo ensinar a pessoas sem deficiência auditiva para estarem habilitadas a se comunicar com os mais de 492,9 mil deficientes os quais vivem no estado de São Paulo, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As inscrições abrem no início de cada mês e podem ser realizadas por meio do site.

 

Falar em Público: Encare Esse Desafio! - Nube (on-line)

A timidez é algo natural mas pode trazer diversas dificuldades, principalmente no mercado de trabalho. A atitude de dar opinião e ideias, se pronunciar, manifestar e saber conversar com o outro, seja com um colega ou superior, é muito valorizada no meio laboral e, normalmente, quem é mais acanhado tem desafios para realizar esse tipo de ação. Nesse sentido, buscar formas de combater essa trava e se soltar é a melhor forma de alcançar o sucesso.

O Nube ajuda nesse processo por meio do seu curso gratuito disponibilizado: “Falar em Público: Encare Esse Desafio!”. Os dez módulos on-line resultam em um somatório de 5h em um certificado de participação. O objetivo das aulas é estimular a superação da dificuldade de comunicação frente a outras pessoas. Logo, são passadas dicas para desenvolver apresentações mais atraentes, aprimorar a habilidade de expressão e incentivar a busca contínua por técnicas eficazes de discurso. 

Gostou das indicações? Confira também nossas matérias de concursos, exposições e livros, postadas todos os finais de semana na página do Nube. Não deixe de dar uma olhada também no nosso blog, são conteúdos exclusivos, publicados diariamente. Também estamos presentes nas redes sociais, nos acompanhe no X, Youtube, Facebook, Linkedin, Instagram, Threads e Tiktok, além do nosso aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Ah! Não se esqueça de deixar as notificações ligadas para não perder nenhuma novidade. 

O Nube confia no seu potencial de crescimento e te ajuda a ir cada vez mais longe com a sua jornada dos sonhos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete