Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
livros-conheca-as-leituras-essenciais-para-cada-area

Livros: conheça as leituras essenciais para cada área  

Notícia | 17/12/2023

Larissa Almeida

Adquirir conhecimento é essencial para traçar um caminho promissor em qualquer área da vida, seja ela particular, financeira, acadêmica ou profissional. Nesse sentido, a busca por ele pode acontecer de diversas maneiras, contudo, a leitura sempre será a principal forma para mergulhar em um conteúdo de qualidade. Logo, ao avaliar a relevância dos livros no processo de aprendizado, o próprio Nube - Estagiários e Aprendizes, deixa opções para acrescentar em sua lista de próximos exemplares. Então, fique até o final desta matéria e confira as dicas especiais. 

“Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso”, de Daniel Goleman 

Em nosso cotidiano, somos tomados por inúmeros momentos de desatenção. O mundo acelerado vivenciado por nós, em uma época completamente digital, dificulta a concentração a longo tempo. Afinal, estamos rodeados por informações rápidas, as quais são atualizadas a cada segundo. Nesse sentido, o trabalho de Goleman contempla o poder do foco na construção de um perfil profissional competente. Isso porque, é algo fundamental para entregar resultados dentro do meio corporativo. 

No corpo do texto, ele divide e explica dois tipos de distração: sensorial, composta por ruídos do meio externo e emocional, como o barulho dos próprios pensamentos. Para lidar com essas dificuldades, o jornalista estimula a procura da concentração, pois só assim o cérebro gera conexões resultantes em aprendizado. 

O escrito não apresenta apenas concepções, como também mostra qual é o equilíbrio ideal para obter uma mente brilhante. Para conquistá-lo, é preciso manter os neurônios ativos mesmo durante o período de relaxamento, isso significa executar um programa com baixa abstração. Dessa forma, o objetivo não sai de vista e como resultado reduz as chances de esgotamento mental sem gerar divagações completas. 

Atribuir um tempo para decifrar os benefícios do foco pode ser o início da missão. Consagrado pela editora Objetiva, já é um produto presente nas estantes, sejam elas concretas ou virtuais. 

“O Poder da Influência: as forças invisíveis que moldam nosso comportamento”, de Jonah Berger

A influência, atualmente, é algo fortemente vinculado à imagem de uma pessoa, pois estamos em um momento com personalidades reconhecidas como os “influêncers”. Esses, são agentes de propagação de uma novidade, produto, serviço a determinado público, os quais são captados pela construção de conteúdo.

No entanto, o exemplar publicado pela editora HSM apresenta a distinção dessa ideia. Não é somente esse fator o possuinte do poder, tudo ao nosso redor consegue fazer parte de uma decisão, mesmo ela sendo considerada autêntica. 

O autor Berger ainda mostra como não conseguimos enxergar os efeitos desse fenômeno em nossas escolhas.  Porém, quando se trata do próximo, é fácil apontar de onde saíram os seus parâmetros. Segundo ele, critérios como o desejo de pertencimento, ou a composição de seu próprio perfil instauram cobiças em nossa mente de modo inconsciente. Nesse sentido, em um contexto onde a presença do algoritmo também é um forte, é extremamente relevante enxergarmos o nosso processo de escolha! Então, vale a pena investir em uma próxima leitura. 

“Diário de uma ansiosa ou como eu parei de me sabotar”, de Beth Evans

De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Esse aspecto tende a afetar o desenvolvimento de vários campos, gerando nervosismo, medo, bloqueio e outros comportamentos maléficos ao bem-estar do indivíduo. Lidar com esse aspecto, de fato, não é tão simples, por isso, além da busca por um especialista, os livros podem ser parceiros no combate desse sentimento. 

Esse é um exemplar com ilustrações divertidas para induzir sua mente a sair de um episódio de estresse. Ainda assim, também conta com um interior inspirador! A autora Beth acrescenta nas narrativa as suas próprias histórias embaraçosas e também as mais sérias, como seus transtornos psicológicos. 

Apesar do conceito de troca, não é preciso ter a mesma experiência da escritora para se identificar ou tirar uma lição de moral das frases, afinal, a editora Galera compartilha o conteúdo com todos, independentemente de qual for o seu problema. Consequentemente, ele é repleto de conselhos amigáveis para cuidar de si mesmo e, para quem o considera, pode ser um abraço para momentos difíceis. 

“Me Poupe! 10 Passos para Nunca Mais Faltar Dinheiro no Seu Bolso”, de Nathalia Arcuri

A vida financeira equilibrada e dando frutos também é uma medida essencial para encontrar a satisfação nas outras partes da vida. Contudo, o conhecimento sobre esse aspecto, muitas vezes, é reduzido. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Insper em 2022, apenas 33% dos brasileiros possuem um nível básico de alfabetização financeira. Portanto, livros como essa publicação da editora Sextante, podem fazer a diferença na administração monetária. 

Como indica o próprio título do exemplar, ao longo das páginas a especialista e autora Nathalia Arcuri, dá 10 dicas para não ficar mais no vermelho. Entre elas, estão: 

  1. Enxergue o dinheiro como uma ferramenta;
  2. Organize suas finanças;
  3. Elimine seus gastos desnecessários;
  4. Crie uma reserva de emergência;
  5. Comece a poupar;
  6. Invista o seu dinheiro;
  7. Proteja o seu patrimônio;
  8. Faça o seu dinheiro trabalhar para você; 
  9. Viva a sua vida;

O décimo passo fica em segredo para ser descoberto com a sua própria leitura. Isso porque é essencial compreender com profundidade o conceito de cada tópico e verificar as instruções de como você pode executá-los. Portanto, para quem deseja dar um up nas finanças e valorizar cada vez mais os seus ganhos, essa leitura deve estar entre as suas alternativas!  

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis! 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados ao mercado. 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete