Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
networking-qual-sua-importancia-e-como-fazer

Networking: qual sua importância e como fazer? 

Notícia | 14/12/2023

Laura Pereira

Conforme a teoria do escritor Jim Rohn, nós somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo. Nesse sentido, vale a pena refletir sobre como nossa imagem é repassada ao mundo. Para muitos estagiários, aprendizes e efetivos essa rede de contato é fundamental e já trouxe inúmeras oportunidades. Sendo assim, o networking prevê, justamente, esse contato benéfico para todas as partes. 

O poder do networking estratégico para a construção de uma carreira de sucesso 

Segundo uma pesquisa, desenvolvida pela consultoria The Adler Group, cerca de 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de indicações. Por isso, é crucial manter um bom círculo de amigos. Para Danielle Monteiro, fundadora da Bfly, isso faz toda a diferença. “É uma teia extremamente importante para todos os âmbitos da nossa vida”, comenta. 

Principalmente no mundo dos negócios, a capacidade de manter conexões significativas ao longo de sua jornada é favorável em diversas situações. “O networking estratégico, muitas vezes considerado a arte de cultivar relacionamentos profissionais, tornou-se uma ferramenta essencial para o sucesso no ambiente empresarial contemporâneo”, afirma Danielle. 

Esse tipo de ação citada pela empresária se diferencia daquela interação comum, pois não se concentra simplesmente na quantidade de contatos, mas sim na relevância de cada um. Dessa forma, concentra-se na qualidade e profundidade dos diálogos. “Temos um excelente exemplo nas redes sociais. Se você possui 15 mil seguidores, porém somente 30 interagem com seu perfil e seu conteúdo, significa o quanto eles não estão interessados no seu assunto ou desconectadas do seu momento de vida atual”, exemplifica. 

Quando existe uma abordagem intencional e planejada para construir esse convívio, é possível alcançar melhores resultados. “O networking é sobre criar conexão com as pessoas, estabelecendo uma relação, é muito além de ampliar sua lista de contatos no telefone”, aponta Pedro Signorelli, especialista em gestão com ênfase em OKRs (Objective, Keys and Results). 

Afinal, quem te cerca são aqueles indivíduos com interesses reais, os quais possuem o poder de influenciar positivamente na sua carreira. “Em vez de apenas colecionar contatos aleatoriamente, o networking estratégico envolve identificar indivíduos com objetivos ou expertise complementares aos seus próprios, de modo a criar uma rede de conexões com possibilidades de proporcionar oportunidades de crescimento, aprendizado e colaboração”, complementa a fundadora da Bfly. 

 

Infográfico de tópicos sobre networking estratégico

 

Quais são as vantagens de fazer networking estratégico? 

Para esclarecer o assunto ainda mais, Danielle separou algumas vantagens de focar nesse tipo de conduta. Veja: 

1) Acesso a diversas oportunidades: por meio de uma rede sólida de contatos, é possível se antecipar às tendências de mercado, ofertas corporativas e projetos interessantes.

2) Aprendizado contínuo: ao interagir com quem é experiente, você consegue adquirir insights valiosos, aprender com suas vivências e expandir o conhecimento em campos relevantes.

3) Crescimento profissional: um networking eficaz pode abrir portas, ter uma mentoria e aconselhamento, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e no progresso de maneira geral. 

4) Estabelecimento de autoridade: conectar-se com profissionais capazes de inspirar e trazer veracidade ao tema abordado, ajudam a construir sua própria reputação e autoridade na área.

Em suma, esse tipo de interação é uma chave para realizações. “É a arte de conectar-se com pessoas com os mesmos valores, visões e paixões. Por meio disso, surgem oportunidades únicas, parcerias transformadoras e aprendizados enriquecedores”, acrescenta a executiva. Desse modo, isso é uma força motriz por trás de grandes conquistas. 

Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete