Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conquiste-sua-vaga-saiba-como-ir-bem-em-uma-entrevista

Conquiste sua vaga: saiba como ir bem em uma entrevista  

Notícia | 11/12/2023

Larissa Almeida

Encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho envolve diversas etapas e cada uma delas é um desafio. A entrevista, principalmente, tende a gerar nervosismo nos candidatos, seja para conquistar um cargo de aprendizagem, estágio ou efetivo. Contudo, encará-la é fundamental, pois trata-se do momento de apresentar o seu potencial. Por isso, veja nesta matéria, como ir bem nessa fase do processo seletivo e assinar o contrato! 

Pesquisa mostra o nervosismo e a ansiedade como vilões dos candidatos na entrevista de emprego

Para descobrir quais aspectos afligem os seus candidatos, o Nube - Núcleo Brasilerio de Estágios, fez uma pesquisa com aproximadamente 21 mil respondentes. A maioria (41,26%) viam complicações para controlar o nervosismo e ansiedade. Logo atrás, 26,61% tinham dificuldade para demonstrar a sua capacidade. Já 18,61% não conseguiam falar os pontos fortes e fracos e, 8,04% frisavam ter pouco de apresentação. Por fim, apenas 5,48% colocaram como impasse expor o interesse pela vaga. 

Como controlar o nervosismo no processo seletivo? 

As emoções como o nervoso e a ansiedade são normais em instantes classificados como importantes para nós. Em um processo seletivo, eles tendem a aparecer com frequência. A psicóloga Michela Vasconcellos, explica como isso afeta o desempenho na dinâmica. “Essa é uma grande armadilha criada para  si mesmo, o medo de não desempenhar uma boa performance faz ele realmente não ter”, alerta. Dessa maneira, controlar essa sensação é essencial. Veja três dicas promissoras para a ocasião: 

Pratique técnicas de respiração: essa movimentação ajuda a acalmar os nervos. Inspire profundamente pelo nariz, segure a respiração alguns segundos e expire lentamente pela boca contando. Repita até se sentir mais calmo; 

Faça visualização positiva: imagine-se tendo sucesso na entrevista. Visualize a si mesmo respondendo às perguntas com confiança e impressionando os recrutadores. Isso pode ajudar a construir autoconfiança.

Considere exercícios de relaxamento: realize exercícios de relaxamento, como yoga ou meditação, nos dias antes do principal momento, com o intuito de manter a calma e reduzir a apreensão. 

 

Infográfico de resumo sobre conseguir vaga de emprego

 

Saiba como se preparar para a entrevista de estágio!

Existem algumas atitudes cruciais para adotar antes e durante a reunião com o selecionador. Então confira quatro dicas indispensáveis para ser contratado de primeira: 

Mostre interesse pela vaga e a empresa: é essencial conhecer o local para o qual você está se candidatando, a cultura organizacional, as funções do cargo, os objetivos da companhia e tentar alinhá-los aos seus planos profissionais. 

Entenda mais sobre você mesmo: o autoconhecimento é imprescindível para ir bem. Afinal, o selecionador faz perguntas sobre você e como as suas habilidades contribuirão para o time. Por isso, revisar projetos acadêmicos, trabalhos voluntários, situações de liderança e os principais gostos dentro da área tendem a iluminar a sua apresentação. “Tendo consciência de si, a pessoa consegue analisar seus pontos fortes e fracos e avançar onde precisa ser melhorado”, diz Patricia Y. Agopian, especialista em carreira. 

Preocupe-se com a apresentação pessoal: a opinião sobre você é formada antes da primeira fala. Conforme o estudo dos psicólogos Alexander Todorov e Janine Willis, da Universidade de Princeton, durante uma interação, o tempo para causar uma boa impressão foi de exatamente sete segundos. Logo, preocupar-se com a vestimenta, cabelo, maquiagem, acessórios também é relevante. A orientação é sempre buscar algo similar ao utilizado na corporação pretendida, não é preciso usar o social completo, mas demonstrar certa formalidade.  

Não minta sobre as suas habilidades: a sinceridade é fundamental para começar bem a trajetória. Entenda quais competências tem para apresentar e, aquelas ausentes, mostre como fará para desenvolvê-las em um futuro próximo. Isso porque, enganar o recrutador pode ser um tiro no pé quando os conhecimentos forem solicitados em prática. 

Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Para encontrar a sua posição de sucesso, conte com o Nube e fique atento às nossas dicas! Acreditamos no seu potencial. 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete