Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
leituras-para-melhorar-sua-postura-corporativa

Leituras para melhorar sua postura corporativa 

Notícia | 10/12/2023

Larissa Almeida

O ambiente corporativo passa por constantes transformações, sejam em condutas, linguagens, tendências e até mesmo, profissões. Para quem está inserido nesse universo, ou busca a sua ingressão, por meio do estágio ou programa de aprendizagem, estar atualizado sobre os comportamentos e noções de determinadas áreas é uma atitude fundamental.  Dessa forma, para compreender como aprimorar o seu posicionamento para a atmosfera empresarial, as leituras são um caminho produtivo. Por isso, o próprio Nube - Estagiários e Aprendizes, deixa cinco dicas de livros. Fique até o final desta matéria e confira o conteúdo completo! 

“A estratégia em ação: Balanced Scorecard”, de  Robert S. Kaplan e David P. Norton

No ambiente corporativo a criação de estratégias é indispensável para proporcionar um funcionamento adequado de projetos ou da própria instituição. Hoje, elas estão cada vez mais fundamentadas pela análise de dados e auxílio de ferramentas tecnológicas. Isso as deixa assertivas. Contudo, executá-las corretamente é primordial para o sucesso do negócio ser completo. 

Por isso, o livro “A estratégia em ação”, explica e orienta os indivíduos em como colocar em prática o planejamento feito na teoria. O objetivo é esclarecer para os executivos em como mobilizar o time. Sendo assim, o Balanced Scorecard constitui um sistema gerencial com a capacidade de canalizar as energias, habilidades e os conhecimentos das pessoas de diferentes setores da organização a fim de alcançar as metas estratégicas de longo prazo.

Nesse sentido, para quem faz parte dessa atmosfera ou tem envolvimento com processos pessoais de liderança, a leitura da editora Elsevier é uma indicação promissora. Então, não deixe de considerar a alternativa em sua lista e aumentar a sua capacidade de gestão e ordenação. 

"Talvez você deva conversar com alguém", de Lori Gottlieb

No cenário empresarial a ansiedade, muitas vezes, é um sentimento presente nos colaboradores. Segundo a própria OMS - Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o lugar mais ansioso do mundo. Dessa forma, buscar alternativas para reduzir a sensação de nervosismo no dia a dia também é essencial para ter um bom relacionamento com o lado corporativo. 

No livro “Talvez você deva conversar com alguém”, a autora e profissional no cuidado com a mente Lori Gottlieb, discorre sobre como lidamos com nossos medos, receios e aflições durante a existência. Para explorar essa temática, ela conta sobre a sua busca por um tratamento psicológico de confiança. Além disso, durante a narrativa, ela aponta casos reais e as orientações feitas em sessão para fortalecer a eficiência da terapia quando precisamos encarar situações difíceis. 

Portanto, na publicação, Lori utiliza esses exemplos com a intenção de explicar algumas questões e desmistificar conceitos envolvendo essa área. Logo, para quem ficou curioso e busca compreender cada vez mais o cuidado mental, o best seller da editora Vestígio está disponível no formato físico, audiobook e e-book. 

“O lado bom das expectativas: como nosso jeito de pensar influencia nossa saúde física e mental”, de David Robson 

Ao entrar em uma nova jornada é impossível não criar expectativas sobre uma boa experiência, ganho de conhecimento, desenvolvimento, entre outros quesitos. Isso, principalmente no mercado de trabalho, é algo comum. Afinal, estamos diariamente buscando o crescimento e sucesso, seja pessoal ou por um objetivo comum. 

No entanto, às vezes, as idealizações são frustradas. Contudo, as falhas não devem significar o final de uma boa trajetória ou o insucesso da meta. Por isso, para o lado positivo ou negativo, é  preciso estar preparado para lidar com os resultados. Dessa forma, o autor e jornalista David Robson trás para o livro uma narrativa envolvente e com perspectivas da neurociência, para mostrar ao seu leitor a força presente na esperança. 

Na mesma linha de estudo e compreensão da mente, a leitura da editora Vestígio, reforça essa perspectiva. Portanto, para quem busca fortalecer as condições físicas e emocionais, melhorar a produtividade, reforçar a inteligência e conquistar a felicidade, essa opção é essencial para tirar da estante! 

“TED: Falar, convencer, emocionar”, de Carmine Gallo 

A comunicação sempre foi considerada uma capacidade de extrema relevância para qualquer situação. No contexto empresarial, ela é indispensável, pois compõe a sabedoria de fundamentar relacionamentos nas organizações, seja ele com o público externo ou interno. Por isso, qualquer indivíduo envolvido nesse meio, deve se preocupar em desenvolver a habilidade a cada dia. 

Dessa maneira, o livro TED: Falar, convencer, emocionar, escrito pelo especialista em articular em público, Carmine Gallo, mostra formas de consolidar essa capacidade. Em suma, o TED é um projeto internacional o qual leva os profissionais de maior sucesso em todo o mundo para falar sobre Tecnologia, Entretenimento e Design. Ao ser palco de grandes apresentações, os participantes têm domínio sobre a competência buscada pelos leitores. 

Portanto, ao mergulhar no exemplar publicado pela Saraiva, segundo a sua própria descrição, é possível encontrar em  detalhes como criar apresentações memoráveis, conquistar a plateia, fixar a marca, desenvolver uma apresentação e levá-la com grande eficiência até o final.  Logo, é um manual valioso para quem deseja obter sucesso. 

“Ouse Crescer: encontre sua voz e deixe sua marca no mundo”, de Tara Mohr 

A autora e especialista em liderança feminina trata a questão do autoconhecimento. Ela incentiva mulheres a trilharem um caminho de conquistas. Para orientá-las a libertar o seu potencial, Tara fala sobre superar inseguranças e reduzir a autocrítica, pois esses elementos podem limitar a expansão do seu talento dentro do ramo empresarial. O encorajamento em questão é distribuído também pela editora Sextante e tem um papel fundamental para as colaboradoras. Não deixe de conferir esse título! 

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis! 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete