Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exposicoes-o-caminho-da-capacitacao

Exposições: o caminho da capacitação! 

Notícia | 09/12/2023

Ana Clara Lima

Em uma era onde a educação e o aprimoramento contínuo são valorizados como nunca, as exposições culturais estão emergindo como um meio poderoso para capacitação e aprendizado. Indo além de um passeio por galerias de arte ou espaços artísticos, elas oferecem uma experiência enriquecedora para impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional. Sendo assim, fique por dentro de como esse pode ser um caminho fascinante para o crescimento de estagiários e jovens aprendizes.

Antonio Obá: Revoada | Pinacoteca | São Paulo, SP

A produção de Antonio Obá disponibiliza uma retrospectiva da trajetória do artista no qual, ao longo de duas décadas, compartilhou suas criações em coleções tanto públicas quanto privadas, tanto no Brasil quanto no exterior. Seu trabalho é sustentado por três pilares fundamentais sobre os quais conduzem a sua narrativa: a reinterpretação de eventos históricos, a atribuição de novos significados a esses acontecimentos e um foco no aspecto educativo.

Desse modo, engloba uma coletânea de pinturas com foco na temática da infância, bem como uma instalação inédita intitulada “Revoada”, concebida a partir do contexto histórico do museu, tendo em vista como a Pinacoteca teve suas raízes como uma instituição educativa. A instalação é composta por 200 pares de mãos infantis, moldadas em resina, originárias de oficinas conduzidas pelo próprio. Não fique de fora dessa! Visite o portal para mais detalhes!

Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo | Museu de Arte Moderna (MAM) | Rio de Janeiro, RJ

Desde o seu encontro com Ismael Nery, em 1921 até, o momento de seu falecimento, em 1975, Murilo Mendes desempenhou um papel de notável influência na cena artística brasileira. Além de sua renomada poesia, atuou como crítico, colecionador e organizador de exposições. Sua contribuição foi de suma relevância na formação de uma geração de especialistas no assunto, incluindo nomes proeminentes como Mario Pedrosa, Antônio Bento e Rubens Navarra. Aliás, estabeleceu um diálogo crucial com Mário de Andrade em relação à cultura carioca, embora essa atuação muitas vezes passe despercebida.

Nesse sentido, seu pensamento analítico está disperso em periódicos e revistas, permeando muitos de seus poemas e escritos poéticos. Ainda assim, apenas no final de sua vida, Mendes concentrou parte de seus textos em um volume no qual foi publicado postumamente, intitulado “A Invenção do Finito”. Em 1994, a Universidade Federal de Juiz de Fora adquiriu sua notável coleção, servindo como a base para a criação do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Desde então, o MAM tem trabalhado na organização de eventos e na publicação de obras relacionadas ao acervo. Quer saber mais? Acesse!

Benin do Lado de Cá | Casa do Benin | Salvador, BA

Até o dia 5 de dezembro, estará em cartaz a mostra “Benin do Lado de Cá”, na Casa do Benin. Esse acontecimento é o resultado do projeto “Nações do Candomblé”, concebido pelo renomado cantor e compositor Mateus Aleluia, no qual compartilha suas pesquisas mais recentes relacionadas à herança musical pan-africana. A criação oferece aos visitantes a oportunidade de comparar, por meio de duas instalações, os rituais de percussão e cânticos praticados no Brasil com os ritos dos Voduns em suas terras de origem.

Portanto, defende-se o princípio de toda cultura originar-se a partir de práticas religiosas. Os africanos levados através do Atlântico para o Brasil estabeleceram aqui uma forma de centrada em suas práticas espirituais, gradualmente evoluindo para a elevação do movimento. “Nações do Candomblé surge da necessidade da vida em mostrar como ela tem de ser inclusiva, a gente não pode viver de forma totalmente independente, é como se a independência fosse uma de todos, com todos, para todos, uma democracia mais real para os dias de hoje”, pontuou  Aleluia, anfitrião e idealizador de Nações do Candomblé. Fique por dentro de tudo aqui!

Sonia Gomes: sinfonia das cores | Farol Santander | São Paulo, SP

A exibição “Sonia Gomes: Sinfonia das Cores” é uma peça única desenvolvida especialmente para o Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca Luz. Nele, a artista enfrenta um desafio sem precedentes em sua trajetória, ao criar uma obra em uma escala significativamente maior do comum, sem comprometer a qualidade artesanal e cromática na qual caracteriza seus objetos. O conjunto é composto por 34 cordões suspensos a diferentes alturas, formando uma sinfonia de formas e estéticas. 

No geral, ele reflete e dá vida à maneira como o próprio corpo responde aos tecidos, resultando na geração de objetos cuja materialidade se entrelaça com as histórias de outros indivíduos, e cujas dimensões se harmonizam com o alcance de seus membros. Assim, é um processo no qual desdobra-se a partir da utilização de materiais como linhas, fios e objetos. Isso inclui técnicas como tecelagem, bordado, renda e costura se entrelaçam com memórias evocadas por vestidos, cortinas, toalhas e uma variedade de tecidos, sendo enviados por pessoas, tanto conhecidas como desconhecidas. Achou interessante? Visite o site!

Gostou das recomendações? Conhece alguém com os mesmos interesses? Então, não deixe de compartilhar essas dicas! São diversas opções de exposições especialmente para quem busca complementar seus talentos. Não perca essa oportunidade de turbinar seus conhecimentos!

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e cursos para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

O Nube trilha o caminho da capacitação com os estudantes!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete