Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-a-diferenca-entre-estagiario-e-jovem-aprendiz

Qual a diferença entre estagiário e jovem aprendiz? 

Notícia | 06/12/2023

Rodrigo Barreto

O nosso país sofre com o alto índice de desemprego. Atualmente, são mais de 8,4 milhões de brasileiros nessa situação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Logo, dar oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho é uma missão bem importante. Nesse sentido, os programas de estágio e aprendizagem surgem como grandes aliados. Contudo, como eles funcionam? Quais suas diferenças e semelhanças? Entenda mais nesta matéria!

 

Confira as diferenças entre as duas modalidades

 

Quem pode participar?

 

Estágio: é necessário estar matriculado e frequentando regularmente algum curso de ensino superior, médio, profissional, especial ou dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos - EJA. Quem faz pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado também têm essa possibilidade. Para isso acontecer, basta constar no projeto pedagógico.

 

Aprendizagem: estudantes do ensino fundamental, médio ou quem já concluiu a etapa escolar. Além disso, é preciso ter entre 14 e 24 anos incompletos. No caso de pessoas com deficiência, não há limite de idade.

 

Qual a carga horária?

 

Estágio: o expediente não pode ultrapassar seis horas diárias e 30h semanais.

 

Aprendizagem: para quem não terminou os estudos, a norma é a mesma dos estagiários. Os já formados podem atuar por até 8h por dia, se também estiver incluso o encontro teórico previsto na legislação.

 

Como é a remuneração?

 

Estágio: o colaborador recebe uma bolsa-auxílio mensal estabelecida pela organização. Não há valor pré-determinado.

 

Aprendizagem: é feita uma compensação baseada no salário mínimo-hora, observando-se o piso estadual, caso exista. Porém, se o empreendimento optar, o pagamento pode ser maior.

 

Existe o direito a descanso?

 

Estágio: a cada 12 meses na corporação, há o direito a 30 dias de recesso remunerado (ou proporcional)

 

Aprendizagem: segue o padrão da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

 

Outras informações importantes

 

No estágio, por conta da não criação de vínculo empregatício, existe a isenção de impostos e direitos trabalhistas por parte das contratantes, tais como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, 1/3 sobre férias, multa rescisória de 40% e 13º salário.

Segundo o artigo 18 da Instrução Normativa nº 146/2018: "ao aprendiz não é permitido o trabalho aos domingos e feriados, ainda que previsto em contrato ou no programa de aprendizagem, em conformidade com a proibição disposta no artigo 432 da CLT." Outro ponto interessante: a falta ao curso sem atestado justifica descontos na folha de pagamento, afinal, esse dia é contabilizado como parte do expediente.

 

Agora, você já sabe a diferença entre as duas possibilidades. Já identificou qual se encaixa melhor ao seu negócio? Para realizar essas admissões, entre em contato com o Nube. Será um prazer ajudá-lo a melhorar a economia e a educação do nosso país!

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? 

 

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

 

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete