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Liderança inteligente: descubra pontos importantes 

Notícia | 30/11/2023

Laura Pereira

Diariamente, os estagiários, aprendizes e efetivos são expostos a diversas circunstâncias, muitas delas, inéditas para o dia a dia corporativo. Nesse cenário, o líder é um grande diferencial para impulsionar seu time e também o negócio, incentivando sempre o melhor de cada um. Sendo assim, entenda mais sobre liderança e descubra dicas valiosas para melhorar suas habilidades ligadas a essa responsabilidade. 

Como ser um líder inteligente? 

No cotidiano empresarial, as equipes vivenciam diversos fatores estressantes, capazes de influenciar negativamente no comportamento. Cobrança constante, rejeições, frustrações e pressão, em alguns momentos tendem a gerar uma carga considerável de emoções e sentimentos. Quando não são bem administrados, podem causar consequências indesejáveis.

Para Bruno Adriano, vendedor há mais de 22 anos, trainer em programação neurolinguística e autor do livro “A jornada da felicidade”, contar com um bom gestor é essencial. “Quem possui um cargo de liderança, deve ser capaz de separar e lidar com os diversos aspectos emocionais, deixando a razão e o conhecimento técnico também serem bem utilizados”, inicia. 

Nesse cenário, Adriano aponta como a quantidade de impulsos emocionais, produzidos a cada segundo no nosso cérebro, pode ocasionalmente inibir condutas e atitudes assertivas. Desse modo, há uma grande possibilidade de acelerar respostas verbais e não verbais com alta carga de impulsividade, ocasionando em grande arrependimento no futuro. 

Para se ter uma ideia, o cérebro racional emite 40 impulsos (entenda como uma ação ou reação) enquanto o cérebro emocional, 40 milhões, tudo isso por segundo. “Isso mostra como o estímulo emocional chega a ser um milhão de vezes mais rápido quando comparado com o racional. Por isso, já ouvimos há anos das pessoas mais experientes: ‘conte até 10’ ou ‘aguarde até amanhã’. Essas frases têm em seu conceito o ‘Acalmar do cérebro emocional’ e o ‘Despertar do cérebro racional’”, explica o trainer em programação neurolinguística. 

Assim, para conseguir influenciar times, é fundamental, primeiramente, estar bem. “Para entregar seu melhor, transbordar conhecimento, exemplo e referência, você precisa estar cheio. Para liderar pessoas, você primeiramente precisa se liderar”, afirma Adriano. Dessa forma, saber lidar com seus sentimentos e pensamentos, trata-se de um fundamento crucial. 

Como investir na minha inteligência emocional para ser um bom líder? 

Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) na reunião anual do WEF (World Economic Forum) elegeu a “Inteligência Emocional” como uma das dez habilidades mais imprescindíveis ao profissional do futuro. Após menos de dois anos e, principalmente, potencializada pela pandemia, essa maestria tornou-se a mais necessária para os líderes corporativos.

Para Daniel Goleman, especialista no estudo desse assunto, essa capacidade é crucial para um bom expert. “Ser emocionalmente inteligente é criar motivações para si próprio e de persistir em um objetivo apesar dos percalços, de saber lidar com impulsos e aguardar pela satisfação dos seus desejos, de se manter em bom estado de espírito e de impedir a ansiedade interferir na capacidade de raciocinar, ser empático e autoconfiante”, contextualizou.

De acordo com uma pesquisa do Nube, contando com a participação de aproximadamente 24 mil entrevistados, para ser um líder inspirador, é preciso conseguir ensinar e motivar o time (77%), ser acessível e paciente (6%), ter uma certa preocupação com a carreira da equipe (6%) e ser exigente, mas com propósito (5%). Por fim, 4% ressaltam a necessidade de ter muito conhecimento. 

Desse modo, os coordenadores de sucesso sabem como uma das principais maneiras da corporação realizar seus objetivos e obter resultados de alta performance, é manter um processo humanizado com cada um dos membros, independentemente da cadeia hierárquica. Assim, inserir e manter a cultura da inteligência emocional é um grande diferencial para quem quer ser referência competitiva no mercado. 

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