Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
pesquisa-mostra-sacrificios-dos-jovens-em-prol-da-carreira

Pesquisa mostra sacrifícios dos jovens em prol da carreira 

Notícia | 27/11/2023

Laura Pereira

Escolher e manter uma profissão é um grande desafio para muita gente. Isso porque existe toda uma pressão em prol de ser bem sucedido na área decidida. Nesse sentido, o Nube - Estagiários e Aprendizes realizou um levantamento em seu site, entre 2 e 13 de outubro, com a participação de 16.635 jovens, de 15 a 29 anos, perguntando: o que você sacrificaria na sua vida para ter sucesso na carreira?. Como resultado, foi analisada uma tendência para o futuro do Brasil. 

44% sacrificariam seus horários de lazer para ter mais sucesso 

Em primeiro lugar no estudo, 44,17% (7.348) optaram por ter menos horários de lazer. Para Bianca Leal, analista de treinamento do Nube, é algo muito comum abandonar certos pontos em busca de melhores condições corporativas. “Porém, é importante ressaltar como fazer renúncias pelo sucesso é uma decisão pessoal, considerando como cada sujeito tem limites diferentes. Então, é preciso trabalhar o autoconhecimento e refletir sobre as suas prioridades e valores ao tomar decisões sobre como equilibrar ambas as vertentes”, inicia. 

Mais de 25% renunciariam relacionamentos pessoais importantes

Nesse cenário, 15,62% (2.598) aceitaram passar menos tempo perto da família e 10,22% (1.700) adiaram um relacionamento sério com o objetivo de crescer empresarialmente. “Para muitas pessoas, o êxito na própria ocupação é indispensável, pois traz a satisfação profissional, estabilidade financeira e também oportunidade de evolução. Por esse motivos, podem abrir mão de lazer, momentos com os parentes e até mesmo de viver o amor”, explica Bianca. 

Entretanto, para contornar essa situação, a especialista aponta alguns conselhos. “É necessário cada um fazer um planejamento pensando sobre os recursos nos quais pretende investir para conquistar seus sonhos. Assim, o tempo, energia, esforços e renúncia, feitos por um período organizado e de acordo com suas metas, terão impactos menores. Quando a finalidade for alcançada, certamente trará uma sensação de realização”, afirma. 

Para 13%, o estilo de vida viria em primeiro lugar para ser bem sucedido profissionalmente

Ainda, 13,01% (2.165) comentam sobre mudar o estilo e ser uma pessoa menos crítica. Todavia, mesmo para ajustar seus comportamentos, é preciso ter noção de como isso influenciará outros setores do dia a dia. “O equilíbrio é sempre o melhor caminho. A longo prazo, sua falta entre as diferentes áreas da existência acarreta diversos malefícios, principalmente à saúde física e mental, pois pode levar ao estresse, ansiedade, maus hábitos alimentares e falta de qualidade no sono, por exemplo”, aponta a analista de treinamento do Nube. 

“Até acho importante a carreira, mas não me sacrificaria por ela”

Essa foi a escolha de 16,98% (2.824) dos respondentes. “Para algumas pessoas, a carreira vem em primeiro lugar, como objetivo número um, por isso estão dispostas a fazer mais renúncias para alcançar sua visão de sucesso. Entretanto, para outros, trata-se apenas de um meio de sustento, o qual não deve ser priorizado em relação aos outros campos da rotina”, contextualiza Bianca. 

3 dicas para equilibrar sua vida pessoal e profissional 

De forma geral, a expert já deixa claro: “não existe uma receita de bolo para facilitar a conciliação entre todas as áreas da vida, mas é possível refletir sobre alguns fatores”. Sendo assim, fique por dentro: 

1) Foque em autoconhecimento:

Trabalhe seu entendimento sobre si mesmo, assim conhecerá mais suas vontades e desejos, bem como a motivação para guiá-lo no cotidiano. Desse modo, também conseguirá traçar planos mais assertivos, com base nos seus objetivos, auxiliando na tomada de decisões eficientes. 

2) Trace metas realistas: 

Para Bianca, esse ponto é imprescindível. “Quando já sabe onde quer chegar e como quer alcançar, é essencial planejar com metas realistas, levando em consideração os recursos necessários para chegar lá, tais como tempo, esforço e as demais renúncias”, ressalta. 

3) Cuide de si: 

De nada adianta estar no topo da hierarquia se te falta saúde para vivenciar os dias. “Mesmo disposto a sacrificar vários aspectos, é fundamental cuidar de si mesmo, tanto fisicamente quanto mentalmente. Por isso, separe um tempo para fazer a sua atividade preferida, passar um tempo de qualidade com quem você gosta, entre outras ações de autocuidado”, finaliza Bianca. 

Fonte: Bianca Leal, analista de treinamento do Nube

Serviço: Pesquisa do Nube mostra sacrifícios dos jovens em prol da carreira

Compartilhe

Enquete