Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-inseguranca-pode-atrapalhar-uma-carreira

A insegurança pode atrapalhar uma carreira 

Notícia | 22/11/2023

Rodrigo Barreto

A insegurança é uma característica prejudicial para qualquer pessoa, seja no âmbito profissional ou pessoal. Esse sentimento, muitas vezes, atrapalha na tomada de decisões assertivas e acarreta em problemas mais graves, como a Síndrome do Impostor. Dessa forma, colaboradores com potencial enorme sabotam a si mesmos e não alcançam todo o sucesso previsto. Sendo assim, essa é uma das partes positivas do estágio, afinal, nessa etapa, o estudante relaciona os aprendizados da sala de aula com o cotidiano corporativo sendo supervisionado por alguém com experiência na área.

"Eu não falhei. Apenas descobri dez mil maneiras de não funcionar". Essa frase foi publicada em um artigo de jornal de 1922, chamado "Thomas A. Edison: A Man Who Never Failed". O célebre inventor, nesta entrevista, falou sobre a importância de aprender com os erros. Para ele, o fracasso é uma parte natural do processo de inovação e, por isso, é importante não desistir quando algo não der certo. Bem, o criador da lâmpada foi imortalizado e, hoje em dia, é difícil achar algum lugar sem influência de suas invenções. Contudo, o produto final aqui, não é o mais relevante, mas sim o caminho percorrido. 

Outra frase boa da Internet é: “a coragem só vem antes do medo no dicionário”. Ou seja, o receio é algo natural e muitas vezes a cobrança interior supera a exterior. “O que acontece se eu errar? Como os outros vão me julgar?”. Com ambição, vontade, desejo de vitória e seguindo em frente após um tropeço, será mais fácil alcançar um objetivo.

 

Como controlar esse sentimento?

 

Muitos cidadãos encontram dificuldades ao perseguir seus objetivos porque não conseguem organizar de maneira eficaz os passos necessários para alcançá-los. Eles possuem a determinação, mas carecem de um plano minucioso das ações a serem tomadas. Nesse contexto, o ortodontista, escritor e palestrante, Mauricio Souto, concebeu o método VERSO (Visão Estratégica para a Realização de Sonhos e Objetivos).

De acordo com Souto, o principal objetivo de quem busca aprimorar o autoconhecimento é definir sua identidade e vontades. Portanto, essa etapa é crucial no processo. No entanto, essa definição deve ser abrangente."Não se trata de nome, idade, profissão, número de CPF ou identidade, por exemplo. Esses são dados cadastrais. Precisa ser examinado os desejos e os sentimentos em relação ao momento presente, o nível de satisfação com a vida". Para auxiliar nessa tarefa, o palestrante sugere a análise de diferentes aspectos, como ações positivas e negativas, benéficas e dispensáveis. Ele orienta: "para cada ponto listado, avalie as emoções associadas a ele, para verificar se vale a pena. Isso está te aproximando ou afastando do seu sonho?".

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes?

 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

 

Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete