Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exposicoes-pertinentes-para-estudantes

Exposições pertinentes para estudantes 

Notícia | 18/11/2023

Ana Clara Lima

As exposições culturais são poderosas ferramentas de aprendizado, pois vão além das paredes da sala de aula. Elas proporcionam oportunidades valiosas para estudantes de todas as idades ampliarem seus horizontes, explorarem novos conhecimentos e aprofundarem seu entendimento sobre uma variedade de temas. Nesta matéria, destacamos a importância de compreender as artes como recursos educacionais e destacamos alguns eventos pertinentes para estagiários e jovens aprendizes!

Mamáfrica - Ancestralidades africanas no Brasil e em Cuba | CAIXA Cultural | Salvador, RJ

A CAIXA Cultural Salvador será o palco da exposição “Mamáfrica - Ancestralidades Africanas no Brasil e em Cuba”, abrigando um acervo de 80 obras com diversas técnicas de pintura, objetos e instalações, e essas criações são resultado do trabalho de 68 artistas, incluindo 23 cubanos e 45 brasileiros de 10 estados, com destaque para Salvador, considerada a cidade mais negra fora da África. A abertura da exposição ocorrerá às 19h, e a entrada é gratuita para todos os visitantes.

A iniciativa tem como objetivo enriquecer a compreensão da rica pluralidade cultural existente em ambas as nações, tendo o estilo Naif como ponto de partida. Os curadores encarregados são Oscar D'Ambrósio, Odécio Visintin Rossafa Garcia, Humberto Macêdo e Shirlene Pérola Negra. Juntos, eles asseguraram a representação de uma diversidade abrangente, abarcando questões de gênero, sexualidade, LGBTQIA+ e religião, com ênfase nas influências das matrizes africanas, e promovendo uma significativa presença do sexo feminino. Veja mais aqui!

Stories Verídicos | Museu de Arte Contemporânea (MAC) | Niterói, RJ

Desde agosto, o Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói recebe a exposição "Stories Verídicos”, apresentando a perspectiva provocativa e penetrante de Gabriel Grecco, natural de Niterói, sobre a relação entre o ser humano contemporâneo e a era digital. Com curadoria a cargo do diretor do MAC, Victor De Wolf, a mostra tem lugar na varanda do edifício, proporcionando aos visitantes uma experiência na qual incentiva a contemplação e a introspecção. O acontecimento estará disponível no local até 26 de novembro de 2023.

O criador convida o público a questionar a autenticidade e a veracidade em uma era marcada pela proliferação rápida de informações e pela instantaneidade do espetáculo virtual. Ele mergulha em tópicos contemporâneos, como racismo, machismo e desigualdade, provocando uma reflexão sobre como essas questões muitas vezes são reduzidas a superfícies simplistas nas redes sociais. Além disso, aborda o impacto da constante evolução tecnológica em nossa percepção do “real” e levanta indagações sobre até onde a inteligência artificial pode eventualmente discernir a complexidade da natureza humana. Clique para mais detalhes!

Marta Minujín: ao vivo | Pinacoteca | São Paulo, SP

A exposição “Marta Minujín: ao vivo” faz história no Brasil, ao apresentar a primeira retrospectiva abrangente de uma das artistas latino-americanas mais significativas de sua época. Com mais de cem obras englobando o período de 1963 até os dias atuais, o evento recebe os visitantes com a majestosa “Escultura de los Deseos”, um inflável de 17 metros localizado no estacionamento do edifício Luz da Pinacoteca. Além disso, todos têm a oportunidade de explorar a galeria preenchida por tramas e colchões multicoloridos, como a impressionante instalação “Galeria Blanda” (também conhecida como “Galeria Mole”), datada de 1973 e composta por 200 colchões na primeira sala expositiva, acompanhados por projeções.

A mostra também apresenta videoinstalações e fotoperformances notáveis, como “El pago de la deuda externa argentina con maíz” (O pagamento da dívida externa com milho), criada em 1985.Sua investigação acerca do fenômeno social da comunicação e seu poder de disseminação gerou uma série de produções, cuja documentação está localizada no 4° cômodo, destacando-se o “Simultaneidad en simultaneidad” (1966) e “Leyendo las noticias en el Río de la Plata” (1965), explorando o tema da simultaneidade e da leitura de notícias no Rio da Prata. Visite o site e fique por dentro!

Eu, Você e a Lua | Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) | Rio de Janeiro, RJ

“Eu, Você e a Lua” é uma exibição inédita de Tunga no cenário artístico brasileiro e representa uma das últimas criações do artista, tendo como início de sua produção a segunda metade da década de 1960. Ao longo de sua carreira, explorou temas envolvendo a alquimia, a psicanálise, as ciências e a filosofia. Ele concebeu uma mitologia singular, utilizando imagens simbólicas e materiais nos quais as noções de permanência e transformação desempenham um papel fundamental. Sua obra frequentemente enfatiza a ideia de “o trabalho é um conjunto de trabalhos”.

Apesar da abundância de objetos e instrumentos presentes, uma forte coesão entre as diferentes partes é evidente. Dentro do vocabulário poético, certos elementos são recorrentes, como garrafas de cristal, gesso e resina, tanto ocas como sólidas. Espelhos, cristais, pedras, pratos inseridos em aros e hastes, juntamente com correntes e alças de couro fixadas em tripés, também são utensílios comumente utilizados. Ao lado de um tronco petrificado com milhares de anos de idade, o uso pode evocar a dicotomia entre o orgânico e o inorgânico, o natural e o artificial. Quer saber mais sobre? Acesse!

Gostou das recomendações? Conhece alguém com os mesmos interesses? Então, não deixe de compartilhar essas dicas! São diversas opções de exposições especialmente para quem busca complementar seus talentos. Não perca essa oportunidade de turbinar seus conhecimentos!

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e cursos para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

O Nube fortalece o repertório dos estudantes com cultura!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete