Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
agenda-nube-saiba-mais-sobre-o-estagio

Agenda Nube: saiba mais sobre o estágio! 

Notícia | 12/11/2023

Carolina Amaral

 

Adentrar no mercado de trabalho tende a ser uma tarefa complicada para muitos estudantes, principalmente aqueles iniciantes no meio laboral. O estágio é uma oportunidade incrível para propiciar esse contato de forma segura e assertiva, garantindo certos proveitos únicos aos discentes. Contudo, para, de fato, ser uma experiência agradável e produtiva, conhecer bem cada parte da modalidade é fundamental.

Pensando nisso, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), além de disponibilizar em seu site matérias no blog, TV’s, cursos e uma cartilha do estágio, todos desenvolvidos com o intuito de auxiliar essa moçada, também realiza um serviço diferenciado. Toda semana, a empresa viaja para instituições de ensino ao redor do Brasil, visando esclarecer pontos importantes a respeito da prática e levar essa chance aos jovens. Para ficar por dentro dessa viagem, confira agora a nossa agenda semanal!

 

O que é estágio?

Com o propósito de enaltecer a categoria profissional, garantir direitos, deveres e trazer assertividade para a possibilidade, em 25 de setembro de 2008, foi promulgada a Lei 11.788, a famosa “Lei do Estágio”. Lá, constam todas as informações a fundo sobre o assunto e, já no artigo primeiro, fica claro como este é um: “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”.

Dessa forma, fica evidente como, para pleitear vagas nesse molde, é essencial ser aluno de alguma entidade, como dito ainda na primeira parte da norma: “estudantes regularmente matriculados e frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional (técnico), de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, a EJA, podem estagiar”. 

Nesse sentido, existem duas alternativas de contrato: o obrigatório, definido no projeto do curso, onde a carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma; ou o não obrigatório. Neste segundo caso a atividade é desenvolvida opcionalmente e acrescida ao período regular. Todavia, em qualquer uma das circunstâncias, não é criado vínculo empregatício, conforme explícito no artigo 3°. “A importância de um programa específico nesse viés é para ambas as partes, não só para o estagiário como também para a instituição a qual aprende com o profissionalismo ali se desenvolvendo”, comenta Adriana Souza, coordenadora geral da Fundação Porta Aberta, durante seu bate-papo “Potencializando talentos por meio do estágio”, na Feira de Estágio Nube 2023.

 

Os proveitos da modalidade 

Logo, seguindo essa linha de raciocínio, os empregadores são agraciados com algumas vantagens, como a dispensa em encargos trabalhistas, sejam eles: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), 1/3 salário, férias remuneradas, entre outros. Contudo, os acadêmicos também são beneficiados, pois seu expediente é menor, visando não prejudicar o desempenho escolar, e conseguem colocar na prática o aprendido em sala de aula, tendo um contato direto com a área de formação escolhida.

Assim, a jornada de tarefas é definida de comum acordo entre a universidade, a parte concedente e o indivíduo ou seu representante legal, constando no termo de compromisso e sendo compatível com as demandas cursadas, consoante o artigo 10. Ademais, não ultrapassar 4h diárias e 20h na semana, em situações de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos; e  6h por dia e 30h semanais, para ensino superior, média regular e da educação profissional de nível médio.

Ainda pensando em tempo de ocupação, o artigo 11 deixa claro como a duração total da vivência não pode exceder dois anos no mesmo escritório, exceto quando se tratar de PCD’s (pessoas com deficiência). A razão disso é incentivar a efetivação desse talento pois, quando chegar a hora, o gestor é levado a escolher entre mantê-lo no time e assinar sua carteira de trabalho, ou dispensá-lo e treinar um novo membro do zero. Nesse contexto, de acordo com dados da Abres, são 900 mil estagiários no Brasil e, cerca de 40% a 60% deles superam as expectativas de seus gestores e são efetivados

Pensando por esse lado, contar com um prodígio no time pode enriquecer a corporação em diversos aspectos. “O maior benefício trazido é o fato dele buscar aprender muito rápido naquela jornada. Então ele tem uma gana e vontade de sugar do gestor, fazendo este aprender como ensinar”, afirma Marco Lagoa, co-founder e CEO da Witec. O debate está disponível pela plataforma Youtube e já conta com mais de 4 mil visualizações.

Conte com agentes de integração para encontrar a vaga dos sonhos!

Achar a oportunidade perfeita pode ser uma missão difícil, principalmente sem auxílio. Logo, o artigo 5° da legislação cita os agentes de integração. Essas companhias podem ser públicas ou privadas e agem como a ‘ponte’ de contato entre todos os envolvidos no processo. Assim, podem, a seu critério, recorrer a tais serviços mas, segundo o artigo 16, ele não está autorizado a representar nenhum deles, ou seja, assinar em seu nome. 

O Nube faz parte dessa parcela, atuando no mercado desde 1998. Desde então, já  possui mais de 15 mil firmas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no meio laboral. Anualmente, são enviadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de currículos cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de chances oferecidas mensalmente. 

 

Fique ligado na agenda semanal do Nube!

Agora, já ciente de tantas informações sobre o assunto, confira onde estaremos do dia 13 a  17 de novembro:

13/11:

  • São Judas Mooca (manhã/noite)
  • E. Prof. Carlos Alberto Galhiego (manhã/noite)
  • FASBC (manhã/noite)

14/11

  • São Judas Mooca (manhã/noite)
  • Unasp SP (noite)
  • Drummond Tatuapé (manhã/noite)

16/11

  • Belo Horizonte (MG) - IFMG Ribeirão das Neves (noite)
  • Rio de Janeiro (RJ) - ETERJ Santíssimo (manhã)
  • E. Prof.ª Neyde Apparecida Sollitto (manhã)
  • Esamc Santos (noite)

17/11 

  • Belo Horizonte (MG)  - Dom Helder (noite)
  • Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão (manhã/noite)
  • E. João Solimeo (manhã/noite)

 

Estamos perto de você esta semana? Caso não, continue atento nas vagas por meio do nosso site ou aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Não se esqueça de conferir nossa agenda, postada todo domingo com os locais e datas. Quer ficar por dentro de tudo? Assista à TV Nube e siga o @nubevagas nas redes sociais! Estamos presentes no Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin e YouTube. Lá, temos posts de conteúdos incríveis para informar a todos sobre o mundo empresarial e como fazer parte dele. 

Confiamos no seu potencial para atingir o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete