Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
50-no-mercado-de-trabalho-entenda-como-ser-destaque

50+ no mercado de trabalho: entenda como ser destaque! 

Notícia | 09/11/2023

Laura Pereira

Segundo um relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a expectativa de vida no país era de 76,6 anos. Hoje, os idosos correspondem a quase 15% da população brasileira e a estimativa de longevidade só vem aumentando nos últimos anos. Grande parte desse grupo já foi estagiário, aprendiz e efetivo de corporações dos mais diversos segmentos. Nesse sentido, provam como são imprescindíveis e agregam muito com suas bagagens. Sendo assim, fique por dentro do assunto! 

O que é etarismo e como ele acontece no cotidiano corporativo? 

Para Pedro Signorelli, especialista em gestão, com ênfase em OKRs (Objective, Keys and Results), essa pauta está gradativamente mais popular. “Hoje em dia, especialmente no mercado de trabalho, questões envolvendo idade estão sendo cada vez mais discutidas, seja para algo positivo ou negativo”, afirma. 

Entre comportamentos do meio empresarial típicos do etarismo, podemos citar o julgamento sobre a capacidade de desempenhar uma função, duvidar da produtividade ou até mesmo excluí-lo da convivência com outros colaboradores. Conforme o IBGE, a taxa de desemprego para a população a partir de 40 anos ficou em 9,5%, no primeiro trimestre de 2023.

Para Márcia Sena, especialista em longevidade ativa da Senior Concierge, é preciso quebrar esses estigmas. “A imagem de uma pessoa acima dos 60 anos mudou, não podemos mais enxergá-los como idosos de bengala. Muitos não compreendem como a mudança na qualidade de vida está gerando longevidade e autonomia. Tanto os homens, quanto as mulheres, estão envelhecendo bem e a cada dia estão com aspectos mais jovens, saudáveis e com vitalidade”, afirma.

As estatísticas demonstram uma melhora no cenário para os talentos com mais de 50 anos

Corroborando com a pesquisa apresentada logo no início da matéria, trouxemos uma comparação do IBGE conforme as Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil. Da década de 40 para 2019, a expectativa de vida aumentou 31,1 anos. Antes, a previsão era de 45,5 anos. Atualmente, a média nacional é de 76,6 anos. 

Entretanto, campanhas mais atuais tentam burlar essa realidade. Afinal, até 2040, mais da metade da força de trabalho no país será formada por profissionais com mais de 45 anos, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão de pesquisas ligado ao Governo Federal.

Nesse cenário, o panorama de contratações está mudando. De acordo com o levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de trabalhadores acima de 50 anos dobrou na nação, entre os anos de 2006 e 2021, de 4,4 milhões para 9,6 milhões de pessoas. Se em 2006, esse grupo ocupava apenas 12,6% das vagas de emprego, em 2021, o percentual subiu para 19,1%. 

Esse grupo, inclusive, está apto a ser estagiário! De acordo com dados do Nube, entre 2021 e 2023, os integrantes com mais de 50 anos aumentaram a participação no mercado em mais de 833%. Quando comparamos 2022 e 2023, o crescimento é 96,5%.  

Por isso, é preciso se manter sempre atualizado para continuar competitivo e ativo no meio corporativo. Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete