Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
confira-acoes-de-saude-e-bem-estar-nas-empresas

Confira ações de saúde e bem-estar nas empresas 

Notícia | 01/11/2023

Rodrigo Barreto

Um ambiente de trabalho alegre, leve e positivo é essencial para promover o bem-estar dos colaboradores e impulsionar a produtividade e criatividade. Nesse cenário, a atmosfera é permeada por elementos em favor da harmonia, da cooperação e do crescimento mútuo de todos. Por isso, é fundamental os gestores terem consciência e conhecimento a respeito do tema.

Além disso, a valorização do equilíbrio entre os lados pessoal e profissional é preconizada. Os líderes reconhecem a importância de proporcionar flexibilidade de horários e oferecer políticas de incentivo ao descanso adequado e à qualidade de vida do time. Isso resulta em funcionários mais felizes e satisfeitos. Inclusive, esse tema é sempre motivo de discussão por especialistas, em diversos congressos e também foi debatido na Feira de Estágios Nube 2023.

A felicidade é essencial no trabalho

 

Por anos, a pressão sobre as pessoas para buscar ocupações e encontrar atividades para complementar a renda da família era enorme. Entretanto, apenas estar ocupado no emprego não é suficiente. A qualidade de vida durante as tarefas, valorização de habilidades e necessidades ganharam um peso maior. A alegria se constrói e, no mundo corporativo, ela é cada vez mais desejada. Portanto, contar com estagiários e aprendizes atualizados sobre o tema é de grande valia.

De acordo com a diretora comercial da Safe Care, Kátia de Boer, é crucial a preocupação com o acolhimento, visando a prevenção e o apoio para combater esse aumento de casos de Burnout, outros transtornos de saúde mental e o suicídio. “As pessoas estão adoecendo, colocando o Brasil em primeiro lugar no ranking de problemas emocionais na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS. As instituições não podem visar apenas lucratividade, produtividade e crescimento sem considerar o propósito. É essencial se engajar na modificação desse cenário”.

 

Infográfico com dados sobre a situação da saúde mental no brasil

 

Com o intuito de aumentar a sensibilização e reiterar a importância de abordar a saúde mental, o Zenklub conduziu uma pesquisa revelando os principais distúrbios mencionados nas sessões de terapia de mais de 50 mil usuários em sua plataforma durante o primeiro semestre de 2023. Ansiedade, depressão e exaustão são as razões primordiais e estão presentes em pelo menos 20% das consultas. Dentro desse recorte, destacam-se:

 

  • Ansiedade: 89%
  • Depressão: 14%
  • Exaustão: 4%

 

Na análise por gênero, as mulheres são as mais afetadas em todas as situações. Enquanto a ansiedade se manifesta em 64% das pacientes do sexo feminino, aparece em 36% dos homens. Na depressão, o panorama é de 68% a 32% e, na exaustão, 63% a 37%.

Para ajudar nessa missão, a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten dá algumas orientações:

Desenvolva a autopercepção:

 

Compreender as emoções e aprender a administrá-las é essencial. Algumas práticas concretas, como a atenção plena (mindfulness), o registro dos acontecimentos em um diário e a reflexão constante sobre si mesmo, podem ser de grande auxílio.

 

Utilize a comunicação de forma estratégica:

 

Dialogar abertamente ajuda na redução do estigma e na busca de apoio quando necessário. Pratique a comunicação franca e transparente com amigos e familiares sobre seus sentimentos e pensamentos. Se for preciso, procure um grupo para isso.

 

Equilibre a vida pessoal e profissional:

 

Estabelecer limites e dedicar tempo a atividades felizes são pontos imprescindíveis. Determine prioridades, identificando as coisas mais significativas. Reserve também momentos para se "recarregar", como exercícios físicos, hobbies ou simplesmente descansar.

 

Procure auxílio profissional:

 

Se você estiver enfrentando desafios, não hesite em buscar o auxílio de um especialista, pois eles são capacitados para oferecer suporte e orientação.

 

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

 

Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete