Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-mentoria-ajuda-futuras-desenvolvedoras

A mentoria ajuda futuras desenvolvedoras 

Notícia | 27/10/2023

Ana Clara Lima

Nos últimos anos, o campo da tecnologia tem testemunhado uma crescente presença feminina, conquistando um espaço, por muito tempo, predominantemente masculino. Esse avanço é resultado de vários fatores, incluindo esforços para igualdade de gênero e maior conscientização sobre a importância da diversidade no setor de TI. Nessas horas, uma das estratégias-chave para impulsionar esse progresso é a mentoria, pois fornece orientação valiosa, mas também inspira, empodera e equipa as futuras estagiárias e jovens aprendizes do setor. Portanto, venha se inteirar sobre o caminho bem-sucedido na programação.

O impacto da mentoria profissional

A presença de liderança feminina tem se tornado cada vez mais significativa em uma ampla gama de ramos laborais. Conforme indicado por uma pesquisa conduzida pela Organização Internacional do Trabalho, abrangendo 115 países, aproximadamente 73% das posições de gerência são ocupadas por homens. Além disso, o estudo revelou como, de modo geral, as mulheres recebem salários 14% menores em comparação com seus colegas do outro sexo.

Levando em consideração a necessidade de oferecer suporte especializado à elas em suas jornadas, diversas organizações e indivíduos investem em soluções eficazes para mitigar essas disparidades. “A mentoria oferece um espaço seguro para discutir desafios, adquirir habilidades essenciais e desenvolver confiança para assumir posições de liderança. É uma oportunidade única de crescimento profissional e pessoal, impulsionando a trajetória das mulheres”, aponta Karina Alonso, psicóloga e mentora profissional.

Nesse sentido, a Copasa está empenhada em impulsionar a representatividade feminina em cargos de comando, alinhada a uma meta ambiciosa: atingir 37% do grupo nessas posições até 2025. Essa iniciativa integra o compromisso da companhia com o “Movimento Elas Lideram 2030”, uma ação organizada pelo Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres. O objetivo central desse movimento é promover a paridade de gênero nos cargos de alta liderança das entidades. 

A visão é de, até o início da próxima década, todas as corporações participantes alcançarem a marca de 50% de mulheres em funções estratégicas. Logo, acompanhar as movimentações do mundo corporativo pode auxiliar na formação de um ambiente seguro para abordar temas relativos ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal, lidar com desafios laborais. “Ao receber orientação especializada, as mulheres podem aprimorar sua confiança, expandir sua visão estratégica e adquirir as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso em suas carreiras”, ressalta Karina. 

Dicas para superar as dificuldades na área!

Segundo dados de um estudo conduzido pelo Google for Startups, o mercado tech está enfrentando uma carência significativa de profissionais qualificados em várias áreas. Destaca-se a função de desenvolvedor de software e aplicativos, classificada entre as vinte mais procuradas em todos os setores em nível global. No entanto, paradoxalmente, diversas razões levam as pessoas, especialmente grupos minorizados, a descartarem a possibilidade de seguir um caminho nesse campo. Portanto, confira quatro dicas para superar essa adversidade!

A aquisição de técnicas é primordial: desenvolver uma expertise sólida em programação é a base para alcançar o sucesso nessa função. Isso exige um compromisso contínuo de aprendizado e prática em diversas linguagens. Nos estágios iniciais, é imperativo adquirir um repertório abrangente dos códigos mais amplamente utilizados, como Node.js, Java, Python e JavaScript. Ao decorrer dos avanços, é possível especializar-se naquelas áreas onde se tem maior domínio. “Algumas vagas dentro da Tecnologia da Informação requerem conhecimentos específicos e muitas vezes os recrutadores não estão familiarizados com as demandas das quais o profissional deverá assumir no dia a dia”, comenta Christina Curcio, especialista RH na área de TI. 

A atualização contínua é indispensável: o campo da tecnologia está em um processo constante de evolução, tornando primordial manter-se informada sobre as últimas tendências. Assinar boletins informativos, seguir blogs relevantes, participar de conferências e webinars dentro da área são atitudes essenciais para continuar em dia com as novidades. Essa prática assegura o preparo para o preparo para atender às demandas e adaptar-se às modificações do setor.

Uma base de apoio é fundamental: tendo em vista as questões de gênero, é preciso buscar uma base de apoio em grupos e comunidades das quais promovam a educação e o empoderamento, facilitando a troca de experiências e condutas para superar a autossabotagem. Além disso, essas redes de contato também possibilitam o networking, desempenhando um papel crucial no andamento da carreira. Logo, encontrar uma mentora para apoiar nesse percurso pode se revelar um recurso extremamente valioso.

O autodesafio é valioso: embora a profissão seja intrinsecamente desafiadora, é crucial estar preparada para capturar as grandes oportunidades em busca de competência. Uma abordagem eficaz para avançar nessa carreira é engajar-se em projetos de desenvolvimento pessoal, possibilitando a exploração e aprimoramento das habilidades fundamentais. Ao investir nisso, é possível enriquecer o currículo e construir um portfólio atrativo no qual evidencie e realce suas capacidades. “É importante lembrar como o mercado é bastante competitivo e algumas especialidades dentro da TI são disputadíssimas pelos recrutadores”, conclui Christina.

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e confira nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube oferece oportunidades para as futuras desenvolvedoras do Brasil!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete