Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
novos-metodos-de-trabalho-o-freelancer-em-alta

Novos métodos de trabalho: o freelancer em alta! 

Notícia | 26/10/2023

Carolina Amaral

A busca por mais equilíbrio entre o corporativo e a vida pessoal tem sido prioridade para muitos hoje em dia e essa procura chega como um grande impulsionador para os serviços freelancer.  Após o isolamento social e distanciamento causado pela pandemia da Covid-19, grande parcela da população passou a valorizar a própria liberdade de horários, visando se dedicar aos afazeres individuais. Isso acarretou em uma preferência também pelo home office, uma possibilidade a qual engloba, também, estagiários e aprendizes. Saiba mais sobre esse modelo de ocupação e suas vantagens! 

 

Diversos fatores deram força para o movimento

A Freelancer Economy já é uma tendência relativamente antiga. Para se ter uma ideia, em 2020, ainda antes da pandemia, segundo um estudo feito pela Freelancers Union, os Estados Unidos contavam com 59 milhões de profissionais nesta modalidade, representando 36% de toda força de ocupação americana. Esse número cresceu muito em comparação aos 53 milhões em 2014. A mesma elevação pode ser acompanhada na maioria das economias do mundo.

O surgimento e a democratização da Internet impulsionaram a ascensão de plataformas conectando oferta e procura, consequentemente permitiu a realização de serviços em larga escala. Hoje, por exemplo, mais de 80% dos trabalhadores encontram seus clientes por meio de programas digitais e contam com eles como fonte de renda primária. Além disso, as mudanças nas necessidades dos consumidores também impactaram essa realidade. Com a conveniência proporcionada pelos sistemas on-line, as pessoas passaram a buscar e se acostumar com marketplaces de serviços. 

Consoante o relatório Freelancing in America 2020, 59% dos entrevistados começaram a atuar dessa forma por escolha própria, buscando a liberdade de definir seus próprios horários e projetos. De acordo com o mesmo estudo, em 2023, mais de 75% dos participantes estão altamente satisfeitos com esse formato, apontando o fator anywhere office como um dos principais motivos. “A consequência disso é a ‘Grande Resignação’, tendência identificada nas maiores economias globais, dos especialistas ao modelo tradicional e em prol de uma vida mais flexível”, explica João Zanocelo,cofundador da BossaBox.

De acordo com a Gallup, 53% dos entrevistados citaram a estabilidade como uma das principais razões para buscar oportunidades independentes. “Essas são mudanças muito bruscas ao visto na década de 80, por exemplo. Naquela época, as prioridades eram ter tranquilidade financeira e possibilidade de ascensão na carreira dentro de uma mesma empresa”, pontua o especialista.

 

Esse caminho também encontra desafios

O desequilíbrio da renda é o principal problema desse público. A variação no consumo e a falta de projetos contínuos podem resultar em períodos de seca e 71% afirmam já terem passado por calotes. Nesse cenário, encontrar bons fregueses é outra dificuldade constante. A concorrência acirrada em várias áreas, como no design, por exemplo, pode dificultar a conquista.  Para superar esses obstáculos, é essencial desempenhar funções fora do seu escopo, como marketing, vendas e networking. Embora eles busquem ter uma boa renda fazendo a sua paixão, muitas vezes precisam gastar seu tempo em atividades burocráticas e desmotivadoras.

Apesar dessa ser uma alternativa em alta, se manter nela é complexo quando existe mais demanda. Por isso, a ascensão de prolancers tende a ser a melhor opção. Isso é:  pessoas as quais escolheram seguir carreira dessa forma e se especializar nisso. Enquanto os ‘freelas’ precisam atrair interessados, planejar atividades e gerir relacionamentos, esses preferem delegar essas tarefas para uma entidade parceira, a qual toca a atração, negociação e gestão. Além disso, ainda oferece apoio com as melhores ferramentas e metodologias, permitindo focar nas próprias incumbências e otimizar o tempo, evitando estresse e insegurança.

 

Dicas para não passar aperto com essa rotina de serviço

Labutar nesse cenário oferece a liberdade desejada por diversos indivíduos, mas também requer uma gestão cuidadosa de dinheiro e rotina para garantir um fluxo constante. A média salarial de um autônomo pode chegar até R$ 13 mil por mês, conforme dados de 2023 da Glassdoor. No entanto, alcançar esse número exige disciplina no cotidiano e nas despesas. “Na vida freelancer, a chave para o sucesso é dominar os pontos cruciais da organização. Um dos aspectos mais importantes é o gerenciamento, onde a disciplina é muito relevante. Além disso, alguns possuem clientes internacionais, aumentando ainda mais a necessidade de estar planejado com as obrigações fiscais”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe.

Ao implementar atitudes eficientes de gestão, eles podem alcançar grandes rendimentos e usufruir plenamente dos benefícios dessa modalidade. Com o intuito de auxiliar a otimizar as práticas, a executiva traz alguns pontos fundamentais sobre a logística da rotina. Confira:

  • Defina um orçamento: o primeiro passo para colocar a parte de gastos em ordem é criar um cálculo claro e realista. Identifique suas contas mensais e estabeleça metas alcançáveis, como economizar uma parte específica ou reservar fundos emergenciais. Utilize aplicativos e planilhas para acompanhar esses tópicos e receitas, assim você não perderá o controle e poderá tomar decisões embasadas;
  • Crie uma rotina: embora a maleabilidade seja uma vantagem, estabelecer uma rotina consistente pode ajudar a melhorar o rendimento e a preparação. Determine horários de ofício, pausas regulares e momentos de lazer. Lembre-se de protegê-los tanto quanto possível para evitar sobrecarga e desgaste;
  • Procure métodos para receber os pagamentos: misturar montantes pessoais com profissionais pode resultar em confusão e contratempos. Crie contas bancárias separadas para as movimentações comerciais, além de manter um registro claro de todas as transações relacionadas;
  • Negocie prazos: estabelecer períodos realistas é crucial para evitar o estresse e garantir a qualidade da entrega. Comunique-se abertamente com os compradores, entenda suas necessidades e, se necessário, negocie prazos garantindo uma finalização excepcional, sem comprometer sua saúde ou qualidade de sobrevivência.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

O Nube te ajuda a se valorizar e montar um dia a dia saudável com o expediente.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete