Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mulher-conheca-dicas-para-ser-destaque-no-mercado

Mulher, conheça dicas para ser destaque no mercado 

Notícia | 26/10/2023

Laura Pereira

Cada vez mais, percebemos como a presença feminina no mercado está longe de ser um movimento passageiro, mas um forte avanço frente a economia mundial. Segundo uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no terceiro trimestre do ano passado, havia 10,3 milhões de donas de negócios no país. Sendo assim, descubra dicas valiosas para ser destaque e referência no seu ramo. 

O mercado está promissor para as mulheres empreendedoras 

No Brasil, as mulheres estão quebrando barreiras e estereótipos, ocupando cargos de liderança com preparo e inovação. De acordo com a PNAD, as brasileiras possuem 7,4 anos de estudo. A população adulta jovem é considerada sobressalente nessa questão, com idade entre 20 e 24 anos, possui mais de dez anos investidos em qualificação ao longo da vida. 

Agora, com a crescente ocupação no meio corporativo, elas inspiram gerações de garotas a buscarem seus sonhos e se tornarem verdadeiras “girl boss”. Para Luana Guimarães, diretora executiva da B2Woman Club, isso é fundamental. “Esse cenário contribui para uma sociedade mais equilibrada e inclusiva. A independência financeira está se tornando uma realidade cada vez mais próxima para empreendedoras, indicando o quanto o acesso a oportunidades adequadas favorece o sucesso em todo o mercado”, comenta.

Leia também: a inserção da mulher no mercado de trabalho. 

Três conselhos para as mulheres em busca de independência financeira 

Desse modo, a executiva listou três dicas para quem quer alcançar essa independência. Veja:  

1) Defina metas financeiras: 

É imprescindível estabelecer metas claras de curto e longo prazo para orientar seus esforços. Assim, conseguirá acompanhar seu desenvolvimento e poderá voltar para consultar os planos quando necessário. 

Nós recomendamos: a força das mulheres na atual sociedade. 

2) Tenha um seguro de emergência: 

Um bom conselho é construir um fundo de emergência. Ele deve ser capaz de cobrir, pelo menos, 3 a 6 meses de despesas, para enfrentar imprevistos sem passar aperto e precisar pedir empréstimo, por exemplo. 

Veja também: liderança feminina: grande força corporativa. 

3) Foque em eliminar dívidas: 

Como uma das primeiras ações, priorize o pagamento de dívidas de alto juro para reduzir despesas desnecessárias. Dessa maneira, sua conta não fica acumulando esses gastos por meses seguidos. 

Curtiu o assunto e quer saber mais? Confira: empreendedorismo feminino: grande força corporativa. 

Carreira em tecnologia é opção de sucesso para as mulheres

Com o advento da pandemia, o mundo precisou investir nas comunicações on-line. Nesse sentido, o segmento de tecnologia passou a abrigar um grande volume de profissionais. Conforme o estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até o ano de 2025, o mercado vai gerar 797 mil vagas na área.

Por isso, diversas instituições estão focando em investir na capacitação de cidadãs para serem desenvolvedoras. Um exemplo é o programa “Girls In Cloud”, desenvolvido pela dataRain Consulting, uma das principais parceiras da Amazon Web Services (AWS) na América Latina. A iniciativa recebeu mais de 3 mil candidaturas e qualificou mulheres para o mercado de TI (Tecnologia da Informação), o qual ainda é predominantemente masculino. Dessa forma, além de agregar mais possibilidades, também contribuiu com a equidade e inclusão de maneira efetiva. 

Ao final das aulas, 10% das participantes possuem empregos garantidos, sendo cinco delas contratadas pela própria dataRain. “Nossa missão é fazer todas saírem suficientemente qualificadas para concorrer a oportunidades no setor, o qual segue em franco crescimento, principalmente com as novas tecnologias”, ressaltou a Head de Desenvolvimento de Talentos  da dataRain, Rafaela Trapp.

Em contraste com as estatísticas compartilhadas pela dataRain, somente 20% dos cargos em TI são ocupados por elas, com apenas 11% em posições de liderança. Assim, o curso se tornou um farol de esperança para muitas. A dataRain, em particular, desafia essa tendência com 30% de mulheres em sua equipe e 50% da hierarquia ocupadas por elas. Inclusive, o Nube segue esses dados, mais de 50% da sua gestão é formada por guerreiras. 

Infográfico sobre a expansão feminina no mercado de trabalho

Quer saber mais sobre o assunto e pleitear vagas nesse campo? Veja: carreira em tecnologia: conheça dicas valiosas. 

Mulher, conheça dicas para começar a empreender e se tornar referência no mercado

Todavia, começar a própria marca também é um caminho de relevância para a força feminina. A nação possui 43 milhões de empreendedores, de acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) do Sebrae. Esse número tende a crescer gradativamente. Nesse sentido, separamos algumas dicas para quem considera dar o primeiro passo. Confira: 

1) Fique atenta às tendências de negócios:

É preciso se atualizar constantemente, a fim de conhecer cada vez mais as perspectivas do amanhã. Desse modo, você consegue prever tendências e se destacar ao aproveitar as melhores estratégias de acordo com o momento. 

2) Opte por uma área com a qual tenha afinidade:

Se você vai começar em algo novo, é imprescindível seu entendimento sobre aquilo. Isso porque, ao lidarmos com coisas do nosso cotidiano, se torna mais fácil entender os benefícios e as dores ligadas aquela mercadoria ou serviço. Por isso, escolha um segmento no qual tenha mais intimidade. 

3) Faça seu networking:

Procure pessoas no mesmo patamar do seu negócio, troque informações, ajude quando possível e se mostre disponível. O networking é uma ferramenta poderosa de marketing pessoal e, com certeza, fará seus resultados decolarem por consequência. 

Não se esqueça: a vez é delas: mulheres no mercado! 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete