Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-perfeccionismo-e-uma-preocupacao-dos-jovens

O perfeccionismo é uma preocupação dos jovens 

Notícia | 25/10/2023

Rodrigo Barreto

Com o passar do tempo, a concorrência no mercado de trabalho fica cada vez mais acirrada. Sendo assim, quem está em busca do sucesso percebeu a importância de se dedicar em seus deveres, sejam acadêmicos ou profissionais. Com o intuito de entender sobre o tema, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa e perguntou: "você é perfeccionista?”. Com dados coletados entre os dias 21 de agosto e 1º de setembro de 2023, o levantamento contou com a participação de 48.911 respondentes, de 15 a 29 anos de idade.

A maioria se esforça para não cometer erros em suas atividades

 

A maior parte dos entrevistados, 43,95% (21.494), faz de tudo para concluir as tarefas sem nenhum tipo de erro. “Quando falamos em ambiente corporativo, todas as atividades designadas a nós, atestam e certificam nossa dedicação e compromisso com o trabalho. Realizar entregas perfeitamente não é algo simples, esperar atingir esse nível para passá-las para frente pode impedir a equipe de respeitar os prazos estabelecidos”, comenta o analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, Gabriel Siqueira.

Ainda, “é necessário se esforçar para efetuar as demandas da melhor forma, você deve buscar a excelência. Quando não for possível alcançá-la, o ideal é seguir o fluxo, tendo consciência de ter dedicado o melhor de si”, explica.

Muitos têm essa característica apenas em assuntos específicos

 

Uma grande parcela, 35,48% (17.353), dá o máximo em alguns assuntos e, em outros, não tem essa preocupação. “Algumas coisas em nossa rotina são entregues de um jeito prático, sem grandes complexidades, muitas vezes feitas com certa periodicidade e já atingiram o nível de qualidade validado”, destaca o especialista.

 

Ele acrescenta: “outras são pontuais, como projetos, relatórios e apresentações sazonais e necessitam de cuidados, pois os dados e informações são sensíveis. Esse tipo de atribuição deve ser realizado com atenção, entendendo sua dificuldade e expectativa. O cuidado é essencial e acaba sendo uma característica positiva de quem conseguem lidar bem com essas situações”.

Alguns consideram impossível atingir a perfeição

 

Essa é a realidade de 10,98% (5.372) em relação ao tema. No entanto, ter esse pensamento não é algo ruim. “A busca pela perfeição pode atrasar o desenvolvimento, inibindo o nosso potencial e atrapalhando os processos e metas. Devemos mirar na exatidão, fazer o melhor possível e ter as referências adequadas para conquistar esse objetivo. Ser 100% em todos os âmbitos da vida não é viável e ter essa consciência é um excelente ponto de partida para a melhoria contínua. Afinal, dessa forma, compreende-se a necessidade de aprimorar competências e adquirir mais conhecimento”, diz o analista.

 

Outros sofrem na busca incessante pela perfeição

 

Para 7,17% dos entrevistados (3.509), o desejo de superar expectativas e não cometer deslizes é prejudicial. ”Esse nível não será alcançado em uma esfera global, pois os parâmetros avaliativos variam de acordo com o contexto no qual o indivíduo está inserido. Ter essa ambição pode trazer dificuldades no dia a dia laboral, impedir a demonstração do seu potencial, a evolução e também retirar do integrante uma das habilidades mais requisitadas no mundo corporativo atual: a flexibilidade”, complementa Siqueira.

 

Uma pequena parcela já teve esse desejo, mas desistiu

 

Por fim, 2,42% (1.183) já tentaram realizar tudo com sublimidade, mas as consequências negativas os fizeram desistir. “É preciso manter o equilíbrio. Abrir mão do mais alto nível não é bom e resultará em comodismo. Um colaborador nessa situação está preso em uma zona de conforto involutiva e pode ficar estagnado por não buscar novos desafios e também o aprimoramento. Em contrapartida, profissionais com o protagonismo de sua carreira tendem a ter uma empregabilidade maior, pois eles se destacam pelo repertório, conhecimento e excelência nas entregas”, conclui o especialista do Nube.

A Síndrome do Impostor deve ser uma preocupação

 

A Síndrome do Impostor é um fenômeno amplamente observado e afeta um grande número de indivíduos, sem importar sua posição na sociedade, experiência ou nível de especialização. Ela consiste na inclinação para se sentir com uma competência abaixo do indicado por sua experiência, formação, reconhecimentos ou opiniões alheias. Essa sensação de falsidade pode ter um impacto significativo e restringir o desenvolvimento tanto pessoal quanto laboral.

Este tema tem sido cada vez mais abordado e um artigo publicado na revista Frontiers in Psychology destacou alguns traços de personalidade fundamentais ligados a esse aspecto. Embora a definição costumeiramente se aplique à inteligência e ao desempenho, está relacionada ao perfeccionismo e ao contexto social.

De acordo com a terapeuta e especialista em Programação Neurolinguística, o conceito se estende também ao perfeccionismo e ao contexto social. “Quem tem esse problema, vivencia um medo constante de ser desmascarado como fraudulento e acredita não pertencer àquele lugar, como se tivesse alcançado tal posição apenas por pura sorte. Essa situação pode impactar qualquer pessoa, independentemente de seu status social, trajetória profissional, aptidões ou nível de especialização”.

 

A seguir, Madalena lista algumas características vinculadas à Síndrome do Impostor:

 

  • Baixa autoestima
  • Alto grau de neuroticismo
  • Atribuição de sucessos à fatores externos e falhas a fatores internos
  • Dúvida exagerada sobre si
  • Tendência à procrastinação
  • Sensação de falsidade
  • Divergência das expectativas
  • Necessidade de ser bem-sucedido e alcançar algo significativo
  • Valorização excessiva da simpatia alheia

 

No entanto, existem técnicas para ajudar nesse problema:

 

  • Reconheça e aceite seus sentimentos
  • Desafie os pensamentos negativos
  • Fale sobre suas emoções
  • Reconheça as conquistas
  • Não se compare excessivamente aos outros
  • Aprenda com os erros e fracassos
  • Busque apoio profissional

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no X (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, Threads, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

 

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete