Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estagio-inicie-sua-carreira-aprendendo

Estágio: inicie sua carreira aprendendo  

Notícia | 23/10/2023

Larissa Almeida

Ser iniciante em algo não é uma tarefa fácil. Principalmente no mercado de trabalho, essa etapa é um grande desafio para os novatos. Contudo, não deve ser levado como algo impossível. Afinal, todos começam a carreira por meio de algum lugar! Dessa maneira, o estágio aparece como uma alternativa promissora para esse instante da trajetória. Então veja, nesta matéria porque e como dar um start no seu caminho profissional por meio dessa posição. 

 

Entenda o panorama do desemprego no Brasil e como ele afeta os mais jovens 

 

De acordo com os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Trimestral do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desemprego no Brasil foi de 9,6% no segundo trimestre de 2023. Já entre os indivíduos de 18 a 24 anos, no mesmo período, foi de 16,6%. Esse número é menor quando comparado com o registrado no primeiro trimestre do ano, de 18%. No entanto, ainda é um valor significativo e preocupante para a população afetada. 

 

Além da taxa de desocupação, os novatos em determinada área enfrentam outros obstáculos no processo de conquista da vaga 

 

Nesse mesmo cenário corporativo, o próprio Nube- Núcleo Brasileiro de Estágios, também questionou em seu site o porquê poucos aspirantes ingressam no meio corporativo, apesar da alta demanda. Com cerca de 29 mil respostas, os resultados foram o seguinte: 50,49% apontaram como as companhias não queriam dar a oportunidade para quem está no início de carreira; 19,85% responsabilizou a falta de planejamento e confiança dos gestores, pois quem estuda quer muito uma chance de surpreender no dia a dia. A porcentagem de 16,72% reforçou como as entidades cobram muitas habilidades, mas elas não são ensinadas. Por fim, 12,94% acreditavam haver estudantes sem muito preparo, pois acabam não complementando os conhecimentos dados em sala. 

 

Em outro levantamento, o agente de integração pergunta para o público: “qual a maior dificuldade de ser aprovado em um processo seletivo?”, com o objetivo de descobrir quais quesitos afligem os pretendentes. Com uma amostra de aproximadamente 23 mil participantes, a maioria 40,77%, ainda sinalizava a presença de muita concorrência para poucas vagas. Em seguida, 23,19% colocaram como barreira as inúmeras exigências feitas pelas empresas e 5,11% caracterizaram a seleção como sempre muito rigorosa. Já 8,13% via complicações para enfrentar adversários cada vez mais qualificados. Ao contrário dessas perspectivas,  22,80% enxergavam problemas, bastava estar bem preparado. 

 

Os talentos podem superar essa problemática ao candidatarem-se para vagas de estágio 

 

No ambiente corporativo existem inúmeras maneiras de configurar uma contribuição. Dentre as opções, o estágio aparece como uma posição promissora para os estudantes em começo de carreira. Isso porque, em primeiro lugar, ele não exige do candidato nenhuma experiência anterior no setor de desejo do ingressante. “Ser estagiário é encontrar a oportunidade no meio laboral, seja na sua primeira vivência ou transição de carreira. Por meio dessa admissão é possível adquirir prática na área de escolha e ganhar  grandes oportunidades de desenvolvimento e conhecimento”, acrescenta Camila Garcia Pimentel, Gerente de Relacionamento com Instituições de ensino do Nube. Veja outras cinco vantagens de assinar esse contrato: 



Infográfico com tópicos sobre as vantagens do estágio

 

Ganhar experiência profissional: a dinâmica presente no cargo proporciona a oportunidade de aplicar na prática o entendimento teórico adquirido na sala de aula. Isso ajuda os aspirantes a conquistarem em seu currículo habilidades relevantes para suas futuras carreiras.

 

Iniciar um networking promissor: nesse período surge a chance de construir uma rede de contatos corporativos. Isso pode ser valioso para desbravar o seu setor de desejo, conversar com especialistas, trocar experiências, referências e ganhar conexões na indústria.

 

Aprendizado profundo: eles permitem uma imersão profunda em um campo específico de trabalho. Os estagiários podem aprender com profissionais experientes e ganhar insights, os quais não seriam possíveis apenas com a educação formal.

 

Possibilidade de efetivação: muitas empresas usam programas de estágio como uma maneira de recrutar talentos. Assim, quando um indivíduo se destaca durante o cotidiano, com o cumprimento de suas atribuições, há uma boa chance de ser contratado como funcionário efetivo, ou seja, no regime CLT - Consolidação das Leis Trabalhista após a conclusão do TCE (termo de compromisso de estágio) o qual tem duração máxima de dois anos. De acordo com a Abres - Associação Brasileira de Estágios, de 40% a 60% das pessoas nesse regime são efetivadas. 

 

Desenvolvimento de habilidades sociais: também oferecem a chance de aprimorar habilidades interpessoais, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos. Essas capacidades são fundamentais em qualquer situação empresarial. 

 

Veja se o seu perfil é apto para essa candidatura e aproveite as vagas do Nube! 

 

Conforme a norma regulamentadora do ato educativo escolar supervisionado, lei n° 11,788/2008, só podem atuar dessa modalidade, indivíduos a partir dos 16 anos de idade e regularmente matriculados em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico ou superior. Essa medida o coloca viável para os iniciantes, assim como para quem pretende transacionar de área ou optou por realizar uma graduação posteriormente. 

 

Para encontrar o seu espaço nesse universo, o Nube é o melhor local. Somos um agente de integração, ou seja, entidades, permitidas por lei, a auxiliar nos processos seletivos desse tipo. Com uma trajetória de 25 anos no ramo, contamos com mais de 15 mil empresas clientes, as quais confiam em nosso serviço. Dessa maneira, elas promovem a suas oportunidades por meio do nosso sistema. Logo, não deixe de se inscrever e navegar pela plataforma!

 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

 

Para ficar mais próximo da gente! Siga o @nubevagas no X, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

 

O Nube acredita no seu potencial e incentiva a profissionalização por meio do estágio! 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete