Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
torne-o-seu-time-mais-produtivo

Torne o seu time mais produtivo  

Notícia | 16/10/2023

Larissa Almeida

Dentro de uma organização, de qualquer segmento, a produtividade aparece como um item essencial para o crescimento da entidade. Para alcançá-lá, em primeiro ponto, é preciso prezar por um time completo, seja de aprendizes, estagiários ou efetivos. Além disso, também é de extrema importância criar políticas para mantê-los motivados e preparados para cumprir com as demandas solicitadas. Então veja, nesta matéria, quais aspectos aplicar na dinâmica do seu negócio para alcançar esses quesitos e ser uma marca de sucesso. 

A produtividade não é um aspecto constante 

Segundo uma pesquisa realizada pela Reclaim.ai, com cerca de 2 mil profissionais, dentre eles gerentes e membros de equipes, apenas 12% são totalmente produtivos por mais de seis horas no trabalho. Também, conforme o mesmo relatório, somente 53,3% do tempo é realmente gasto em atribuições proveitosas. 

A mesma análise expõe os principais geradores da dificuldade de foco enfrentada pelas equipes. Segundo os dados, os funcionários encaram, em média, 31,6 interrupções por dia, 25,6 reuniões por semana e 1,96 hora de ações improdutivas. Já 23,4% das pessoas sentem um aumento drástico em seus afazeres e conseguem cumprir só metade do planejado (53,5%). Ainda conforme o levantamento 78,7% dos colaboradores experimentam estresse devido à rotina intensa. A partir desse cenário, a ausência de eficiência se torna um resultado comum. 

As empresas e os líderes têm um papel fundamental no incentivo a sua equipe

“Garantir a paixão dos componentes nas corporações depende de diversos fatores em conjunto. Entre eles estão a criação de um ambiente saudável, oferta de um salário adequado, construção de um plano de carreira atrativo e estimulante e uma comunicação completamente transparente com os membros”, reforça Camila Paiva, diretora de gente e gestão da Pontaltech. Para complementar esse apontamento,  a UOL EdTech, maior empresa de tecnologia para educação do Brasil, separou nove dicas úteis para lideranças e setor de Recursos Humanos. Então veja quais são e como elas contribuem para o aumento da produtividade de modo saudável.

Invista na qualidade do ambiente físico  

Um bom lugar não se resume apenas ao relacionamento interpessoal entre os componentes do quadro de contratados. Para a melhora da eficiência e fluidez é importante o local de contribuição ter conforto, ser bem equipado e adequado, evitando problemas resultantes de estresse e garantindo qualidade nas produções. 

Incentive as relações interpessoais  

Manter boas relações com colegas é crucial para o bem-estar dos colaboradores. Em uma atmosfera onde todos se apoiam, a produtividade é maior quando comparada com locais conflituosos. Dessa forma, as trocas tornam o espaço organizacional mais agradável e eficaz, incentivando a colaboração, a solidariedade e promovendo melhorias no geral. Os eventos podem ser uma estratégia para fortalecer a integração entre os times.   

Promova um estilo de liderança participativa 

Adotar um estilo de liderança participativa é crucial para isso. Quando os superiores ganham o respeito e admiração de suas equipes, reduzem o nervosismo e a insatisfação. 

Invista em flexibilidade 

Posturas corporativas rígidas demais tendem a deixar o clima organizacional mais pesado e a contribuir para a desmotivação do funcionário. Após essa observação, muitas companhias já começaram a apostar em políticas de flexibilidade adequadas às necessidades dos times. É possível propor horários mais livres ou o modelo remoto. 

Forneça feedbacks constantes  

A ausência de feedback pode resultar em um direcionamento inadequado do esforço, desperdiçando o potencial dos colaboradores. Por isso, cultivar essa cultura de retorno beneficia a motivação e produtividade da equipe, permitindo o conhecimento dos pontos fortes e áreas de melhoria. Assim, possibilitando a elaboração de planos de desenvolvimento profissional.  

Valorize seus colaboradores 

A valorização é fundamental para uma dinâmica corporativa saudável. Uma corporação a qual respeita os direitos dos funcionários, se preocupa com a saúde e segurança no local e busca constantemente se aperfeiçoar terá um grupo mais engajado e comprometido com o sucesso do nome. 

A presença dessa atitude cria um ciclo de gratidão e lealdade, incentivando os funcionários a serem proativos. Além de beneficiar, esse investimento interno também fortalece a reputação como marca empregadora. Isso resulta em um modelo de gestão bem-sucedido. 

Gestão por OKRs 

A gestão por OKRs, sistema de metas coletivas e individuais conhecida pela sua reavaliação recorrente e pela colaboração das pessoas para convergir as metas globais de uma organização, é essencial para as empresas. Isso porque, com propósitos bem definidos, a eficiência é impulsionada e todos caminham por um objetivo comum.  

A metodologia, baseada em transparência e ciclos curtos, cria um senso de pertencimento e uma compreensão mais clara do papel de cada um no sucesso das estratégias organizacionais. 

Avaliação de Desempenho 

Embora isso possa parecer difícil de medir, ela pode ser avaliada por meio de processos como a avaliação de desempenho. Essa abordagem permite um levantamento coletivo direcionado para todos na entidade.

Isso cria um clima proveitoso, oferecendo a oportunidade para cada pessoa identificar suas realizações destacadas, pontos fortes e quesitos a transformar, visando alcançar resultados mais impressionantes. 

Prática de Exercícios Físicos 

Apesar de ser associada aos benefícios para a saúde, a prática de exercícios físicos também contribui para a produtividade laboral. Com frequência, os profissionais impulsionam a disciplina, determinação e o pensamento estratégico. Essa ação pode ser estimulada por meio de ginástica corporativa, planos de assinatura em academias, escolas de esportes, entre outros.  

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Para ficar mais próximo da gente! Siga o @nubevagas no X, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube incentiva a participação das empresas para garantir a produtividade e um mercado cada vez mais motivador! 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete