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Declínio do teletrabalho? Confira as atualizações do mercado! 

Notícia | 16/10/2023

Ana Clara Lima

O teletrabalho, uma revolução impulsionada pela pandemia, está passando por uma fase de transformações das quais levantam questionamentos sobre o seu futuro. A modalidade, na qual permitiu milhões de pessoas trabalharem de casa durante o auge da crise sanitária, agora enfrenta desafios relacionados à produtividade, colaboração e a própria natureza da interação humana. Sendo assim, fique por dentro de como a crescente retomada do presencial pode impactar o cotidiano dos estagiários e jovens aprendizes. 

A crescente retomada ao presencial

Recentemente, diversas companhias das quais adotaram regime remoto durante o isolamento social informaram aos seus quadros o retorno diário aos escritórios, trazendo de volta um debate sobre o possível declínio das atuações on-line e a forma como várias entidades estão reconsiderando a dinâmica laboral. Apesar dessa movimentação expressiva, algumas firmas renomadas não estão com pressa para dispensar o anywhere office, como é o caso do Spotify, Airbnb, Microsoft e Pinterest. 

Como nunca, o engajamento do staff é a prioridade das empregadoras, tornando primordial a necessidade de condutas compatíveis com a cultura de cada negócio. “Muitas empresas, principalmente as de tecnologia, acreditam no fim do home office como solução para lidar com problemas, sendo eles produtividade e retenção de talentos. Porém, existem outras formas de corrigir, como, por exemplo, oferecendo um bom plano salarial e de benefício", comenta Ronn Gabay, especialista em benefícios flexíveis e sócio da Bematize. 

Nesse contexto, o  feedback não se limita mais a uma conversa formal entre chefe e subordinado, mas se tornou uma prática dinâmica e multidirecional. A valorização dessa prática regular proporciona um ambiente onde a equipe se sente mais acolhida, compreendendo suas contribuições e áreas de desenvolvimento. Essa postura promove a transparência, o diálogo aberto e a aprendizagem constante, peças fundamentais para o crescimento individual e em conjunto. 

Logo, na era da interconectividade, é um olhar apurado o cotidiano organizacional, tendo como finalidade conquistar a satisfação do coletivo ao longo de suas respectivas jornadas. "Quando os funcionários estão motivados, eles têm a capacidade de aumentar a produtividade, traduzindo em resultados melhores. Essas pesquisas das quais geram insights por parte dos colaboradores podem orientar decisões e iniciativas para promover o bem-estar”, reforça Gabay. 

É preciso respeitar a cultura organizacional!

Até 2020, o teletrabalho era uma inovação. Dois anos atrás, tornou-se uma prática comum. Hoje em dia, o hibridismo é um elemento crucial para a aceitação ou até mesmo a saída de um emprego. No entanto, os últimos meses foram marcados por políticas responsáveis por limitar o serviço em casa, englobando marcas como o Google, Salesforce e Amazon. Portanto, o mundo corporativo está passando por uma nova fase na qual pode impactar os mais variados setores. 

Nessa conjuntura, significativa parcela das instituições têm encontrado oposição por parte dos times ao apresentarem argumentos relacionados ao rendimento, criatividade, cultura empresarial, plano de carreira e orientação. “O ajuste de cada empresa nesse sentido vai definir, inclusive, as formas e os futuros locais de trabalho. Por ora, temos visto movimentos diversos em busca de um equilíbrio capaz de unir os benefícios das duas pontas: as conexões humanas e as facilidades de executar as tarefas onde e como quiser”, pontua Carine Roos, CEO e fundadora da Newa.

De acordo com a Pesquisa de Sentimento das Trabalhadoras Híbridas, conduzida pelo Internacional Workplace Group, líder global em fornecimento de espaços para co-working, as razões para impulsionar os indivíduos a retornarem ao ambiente de escritório são distintas. A principal delas é a busca pela interação com colegas (59%), seguida da oportunidade de colaboração com os demais membros (48%) e a vontade de mudar de ambiente (41%).

Outro desafio significativo é integrar os denominados “baby zoomers”, abrangendo tanto a geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, pois então dando seus primeiros passos no mercado de trabalho, quanto aqueles em transição de carreira em meio a pandemia. “A empresa deve construir um processo bem individualizado com uma liderança atenta às necessidades de cada um de seus colaboradores a fim de não gerar estresse e ansiedade”, reforça Carine. 

A adaptabilidade é indispensável

Em suma, muitos trabalhadores estão expressando o desejo de um modelo híbrido, diferenciado por combinar dias a distância com os presenciais. Essa abordagem proporciona o equilíbrio entre flexibilidade e interação social, levando em conta tanto a eficiência quanto o bem-estar de todas as partes envolvidas. Isso reduz os deslocamentos cotidianos, a economia de tempo e dinheiro, além, é claro, da possibilidade de escolher o ambiente mais adequado. 

No final das contas, tais aspectos contribuem para uma melhor qualidade de vida, algo extremamente valorizado pela sociedade na atualidade. Ou seja, o passo mais importante é encontrar uma maneira de atender às necessidades tanto das pessoas físicas quanto jurídicas. Desse modo, o mundo está em constante evolução e a adaptabilidade será a chave para uma marca bem-sucedida no futuro.

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