Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mentir-no-curriculo-veja-os-prejuizos-dessa-pratica

Mentir no currículo: veja os prejuízos dessa prática! 

Notícia | 06/10/2023

Ana Clara Lima

Na busca por uma colocação no concorrido mercado de trabalho, muitos profissionais enfrentam a tentação de inflar seus currículos, exagerar em suas qualificações e até mesmo mentir sobre suas experiências anteriores. No entanto, essa prática, além de antiética, pode acarretar prejuízos significativos para o indivíduo e para as empregadoras. Portanto, entenda como estagiários e jovens aprendizes podem criar um documento de excelência, mesmo em busca da primeira oportunidade laboral.

Verdade X ficção: a Importância da transparência

Mentir no Curriculum Vitae é sinônimo de construir uma carreira sobre areia movediça. A credibilidade é um dos pilares da área e qualquer quebra nesse alicerce pode levar a uma série de consequências negativas. Os empregadores valorizam a honestidade e a transparência nas pessoas, e descobrir uma calúnia pode resultar em desconfiança irreparável. Quando alguém é contratado com base em informações falsas, cedo ou tarde a verdade vem à tona. 

Na era da interatividade na qual estamos inseridos, a reputação manchada dificulta a busca por empregos futuros. “Quando você investe tempo na elaboração desse conteúdo, ele serve como um roteiro para contar um pouco sobre a sua história. Assim, você poderá contextualizar qual cenário encontrou ao chegar à área, de qual maneira atuou e com quantos colaboradores trabalhou, se tiver feito gestão de pessoas, por exemplo”, comenta David Braga, CEO da Prime Talent Executive Search.

Nesse sentido, a contratação de um sujeito com informações falsas pode resultar em ineficiência e prejuízos para a corporação. Se o colaborador não possui as habilidades alegadas, ele pode não cumprir as expectativas da posição, prejudicando o desempenho da equipe e, consequentemente, o sucesso de todo o coletivo. “Se houver erros de ortografia, com certeza, a percepção será de, no mínimo, o candidato não estar tão atento à qualidade. Ao elaborar, tenha atenção também ao formato minimalista demais, super objetivo e com parcas informações”, acrescenta Braga. 

Evite as cinco principais mentiras no currículo

Conforme uma pesquisa recente da DNA Outplacement, foi constatado como 75% dos brasileiros incluem informações falsas em seus CVs, seja sobre formação ou experiência na profissão. Além disso, o levantamento revelou como em 48% dos certificados analisados havia distorções referentes ao salário atual ou do último cargo ocupado. Os números refletem uma preocupante tendência de falsificação de dados nesse quesito e, pensando nisso, elencamos as cinco principais mentiras a serem evitadas nesse cenário. Confira!

Idioma: liderando a classificação de requisitos, temos a fluência em outras línguas, como inglês e espanhol. Hoje em dia, muitos candidatos acreditam em como esse ponto lhes garantirá melhores oportunidades. Contudo, essa percepção é equivocada, tendo em vista como, em certos casos, a companhia pode conduzir testes orais durante a entrevista ou, ainda pior, exigir esse nível de fluência no dia a dia de trabalho, podendo resultar em dificuldades caso não seja atendido. “Muitos acreditam em como devem incrementar o currículo para conseguir uma chance, contudo se a vaga solicita alguns requisitos é porque eles farão parte do dia a do profissional”, pontua Larissa Gonçalves, gerente de operações em RH. 

Salário: é um equívoco pensar em declarar uma remuneração maior da realmente recebida agora ou antes quando falamos sobre estratégia eficaz para alcançar um melhor patamar salarial no futuro emprego. Embora essa informação possa ser verificada facilmente no momento da contratação, ao solicitar os dados do último registro, é crucial o indivíduo estabelecer, desde o início, uma relação de convicção. A falsidade nas conversas pode abalar essa confiança essencial no ambiente corporativo.

Saída do emprego: não é necessário entrar em minúcias, mas sim, evitar irrealidades sobre a situação ou conjuntura de dispensa em outro cargo. Logo, é fundamental encarar  como um processo natural e explicá-lo de maneira honesta. O desligamento pode ser motivado por diversos fatores, como o contexto econômico, mudanças na estratégia da firma ou falta de alinhamento com a cultura organizacional, entre muitas outras justificativas. Essas explicações podem ser verificadas ao entrar em contato com o vínculo anterior, e qualquer invenção pode colocar em risco a posição atual ou futuras. A ética é um valor inegociável para muitos estabelecimentos.

Posições anteriores: significativa parcela da população modifica o nome do cargo sem considerar as atribuições reais exercidas no dia a dia. Essa falta de correspondência entre a nomenclatura e as responsabilidades pode ser prontamente identificada durante o recrutamento. Dependendo da situação, faltar com a verdade pode ter consequências legais sérias. Por exemplo, falsificar um diploma pode resultar em demissão por justa causa, sendo caracterizado como ato de improbidade, pois a fraude é comprovada.

Habilidades: as competências dos aspirantes podem ser analisadas mediante testes ou apresentação de casos práticos ao longo do processo seletivo, culminando no diálogo final com a futura liderança. Nessa fase, a pessoa é submetida a uma situação incontestável porque, caso não demonstre as aptidões citadas anteriormente, pode prejudicar sua avaliação. “Na seleção, diversas características são analisadas e vão além da formação e experiência. Analisamos postura, facilidade em se comunicar, além das ambições e motivações em relação ao cargo”, conclui Larissa.

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e confira nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube te ensina a fazer um currículo de sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete