Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-tudo-sobre-processos-seletivos

Conheça tudo sobre processos seletivos 

Notícia | 03/10/2023

Pedro Fagundes

Sua empresa tem encontrado dificuldades para captar talentos? Apesar de um cenário positivo no campo econômico, as recentes transformações no mundo dos negócios trouxeram adversidades às companhias. Desde a insurgência da pandemia, esse setor se viu obrigado a migrar de vez para o ambiente on-line. A partir disso, inúmeros métodos, inovações e tecnologias vieram à tona, modificando a conjuntura organizacional como um todo. Dessa forma, quem não fez da adaptabilidade o mantra de sua atuação, perdeu prestígio frente a futuros estagiários, jovens aprendizes e efetivos. Assim, ficou separado por bloqueios dos principais aspirantes do mercado. Quer descobrir como se alinhar às principais tendências? Aproxime-se do conteúdo abaixo!

 

Situação do mercado

Nos últimos tempos, o mundo vivenciou um período de crise, o qual impôs medo à rotina, desestabilidade à ocupação e receios aos empreendimentos. No entanto, o ano de 2023 enfim marcou o encerramento institucional da pandemia e significou um verdadeiro virar de página da sociedade. O cenário pós-endêmico é, na verdade, um caminho receptivo. Segundo dados levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil apresentou um saldo positivo próximo a 1,56 milhão de colocações formais, entre janeiro e julho passados. Caso contabilize-se apenas o mês de julho, quando o balanço foi divulgado, detectou-se um avanço estimado em 219 mil novos postos de ofício. Essa indicação positiva é resultado da diferença entre 1,88 milhão de admissões e 1,66 milhão de demissões no período. 

Ao olhar para a situação individual das companhias, o contexto observado também vai de vento em popa. Conforme um levantamento do Ministério da Fazenda, mais de 3,8 milhões de novos estabelecimentos abriram suas portas no decorrer do último ano. Esse número representa um movimento de recuperação do setor, o qual sofreu com um preocupante quadro sanitário. Quando comparado ao período de 2020, início da Covid-19, identifica-se um aumento de 14,1%. Já no primeiro quadrimestre de 2023, foram abertas cerca de 1,3 milhão de companhias. Isso corresponde a 21,8% de crescimento, em relação ao terceiro quadrimestre de 2022. Com o progresso, é preciso atentar-se às novidades e não perder a maré boa.

Para combater a quebra de expectativas, o segredo é manter-se atualizado. A crise sanitária trouxe à sociedade inúmeros percalços, isso é um fato. Entretanto, também foi responsável por modificar estruturas e renovar sistemas ultrapassados. Logo, a recomendação primária é se apressar e correr em busca dessas alterações. “Após a pandemia, a tendência do ‘anywhere office’, conhecida por sua flexibilidade e autonomia, tem ganhado força. Durante o isolamento, isso se tornou uma obrigatoriedade às pessoas. Agora, por outro lado, os indivíduos – voluntariamente – desejam atuar sob essa prerrogativa. Com isso, a divulgação de vagas e as seleções vieram a reboque. Por isso, também precisaram se digitalizar”, explica Daniela Diniz, diretora de conteúdo da Great Place to Work.

 

Renovações nessa esfera

Hoje, contratar um jovem aprendiz, estagiário ou efetivo já não pode seguir os mesmos trâmites da década passada. Com a imersão do ecossistema laboral no digital, a flexibilidade virou mantra para qualquer pessoa – seja ela física ou jurídica. Por conta disso, as exigências por procedimentos virtuais tem entrado cada vez mais em voga. Segundo a pesquisa Employee Experience, do Great Place to Work (GPTW), o recrutamento híbrido (51%) e remoto (28,1%) já estão presentes em 79,1% dos processos seletivos. Isso reduz o número de recrutamentos estritamente presenciais para, apenas, 20,9%. Essa tendência eletrônica se estende, também, à divulgação das vagas, onde redes sociais, sites e portais somam 79% das publicações.

infográfico 

A metodologia, por sua vez, sentiu impactos do contexto computacional. Assim como o home office virou moda para labuta, as entrevistas remotas ganharam espaço em 78,7% das companhias. O alavancamento desse método de conversa se deu a partir de algumas vantagens. A praticidade e pluralidade são dois itens primordiais. Uma videoconferência possibilita contar com participantes dos quatro cantos do globo. Logo, expande-se os participantes, permitindo aos moradores longínquos ingressarem em um time centrado em uma grande metrópole. No mais, a triagem de currículos (94,9%) e a indicação (73,6%) mostram-se dois procedimentos relevantes à seleção. Já a dinâmica de grupo (23,4%) e entrevista presencial (67,4%) tem tomado o caminho contrário.

A fim de seguir as transformações, contar com uma mão amiga, capaz de encurtar distâncias e reduzir esforços é primordial. Desse ponto, surgem – no ambiente eletrônico – plataformas de vagas e agentes de integração, como é o caso do Nube. Sua atuação, sempre próxima às novidades do meio, são perfeitas para uma companhia abandonar a defasagem e abraçar o contemporâneo. “Na prática, softwares especializados em recrutamento tem se tornado a primeira opção para agilizar os recrutamentos e potencializar a gestão de talentos de forma eficaz. Tudo porque, no setor de RH, a tecnologia ajuda a encontrar, escolher e contratar pessoas de forma on-line”, explica o empresário, Márcio Monson. 

 

Recepção de talentos

O esforço não pode se deter ao procedimento de triagem do funcionário. Pelo contrário, ele deve ser ampliado a sua introdução e desenvolvimento dentro da entidade contratante. Todavia, é no primeiro contato com o colaborador, quando se conquista o indivíduo. Por isso, o estudo da GPTW indica como 78,7% das corporações já possuem métodos de onboarding – responsáveis pela integração dos novos empregados – em suas agendas. A modalidade híbrida (37,3%) é a mais frequente, seguida pelo presencial (37%) e o remoto (25%). O meio de integração é feito por diversas ferramentas, como a apresentação de slides e vídeos (98,4%), bate-papos (83,2%) e o envio de manuais e cartilhas (71,9%) – físicas ou digitais. 

 

Gostou das indicações? Então, norteie-se a respeito das novidades do mercado, atualize o modelo de atuação do seu negócio e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para captar as maiores jóias do mercado é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube preza pela inovação e torce pelo sucesso das suas equipes!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete