Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
as-green-skills-em-ascensao-no-mercado

As green skills em ascensão no mercado 

Notícia | 29/09/2023

Ana Clara Lima

Em um mundo marcado pela preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade em constante crescimento, as green skills estão se tornando um ativo valioso no mercado de trabalho. Com uma conscientização cada vez maior sobre as mudanças climáticas, o esgotamento dos recursos naturais e a necessidade de adotar determinadas práticas, as entidades estão buscando indivíduos habilidades específicas para enfrentar esses desafios. Nesse contexto, entenda como os estagiários e aprendizes podem ser grandes aliados nessa missão.

A ESG está por toda parte!

O conceito em questão engloba uma variedade de conhecimentos e competências das quais podem ser aplicados em diversas áreas e setores da economia. Desde a gestão eficiente de recursos orgânicos até o desenvolvimento de tecnologias limpas, a promoção da responsabilidade social corporativa vem tornando-se ainda mais requisitadas no mundo corporativo. Ou seja, trata-se de um compromisso institucional com pautas além do comercial.

Não obstante, esse tem sido um assunto cada vez mais debatido internacionalmente e cobrado por parte dos consumidores dos mais variados ramos. “A tríade atua como uma métrica, um conjunto de medidas adotadas pelas empresas, para tornarem-se transformadoras da sua realidade e do meio em no qual estão inseridas, considerando os desafios globais da atualidade”, comenta Érica Assunção, advogada no Moreira Garcia Advogados Associados.

Fica nítido, portanto, como as organizações assumem um papel fundamental, destacando a relevância dentro da sociedade de uma marca, seu impacto na criação de empregos, o estímulo ao desenvolvimento econômico e sua própria longevidade. Logo,  está intrinsecamente ligada à disponibilidade de matéria-prima e à força de trabalho. Desse modo, há uma firme responsabilidade com o gerenciamento dos instrumentos operacionais e com a promoção de condições dignas para o seu quadro. 

Quem define a intensidade desse compromisso, é claro, são aqueles ocupando posições de liderança no estabelecimento, ou seja, os gestores e membros da governança corporativa. “O princípio da função social tem em seu escopo a responsabilidade das companhias em, ao buscar a lucratividade de seus negócios, encontrarem os limites do meio ambiente social. Isso se dá no respeito aos valores sociais do trabalho, à dignidade da pessoa humana, considerando como boa parte da matéria-prima de uma indústria é extraída da Terra”, reforça Érica. 

As green skills chegaram para ficar!

Hoje em dia, o crescente entendimento sobre as condutas sustentáveis impacta diretamente o espaço laboral, passando por uma modificação profunda em direção à redução das pegadas ecológicas. Nessa conjuntura inovadora, as green skills estão emergindo como uma das competências mais requisitadas. Afinal de contas, são novos tempos e é preciso adaptar-se às novas demandas do público. 

Apesar do progresso, somente 34% das instituições deram início ao processo de compreensão e definição dos requisitos para cargos ambientalmente responsáveis ou funções nas quais demandam habilidades verdes, conforme revelado por uma pesquisa conduzida pelo ManpowerGroup em 2023. Dentre os setores mais necessitados de tais aptidões e com vagas abertas, podemos citar: TI & Dados (43%), Operações e Logística (37%), Manufatura e Produção (37%), bem como Administração e suporte de Escritório (34%).

Sendo assim, funcionários com expertise ocupam posições privilegiadas para liderar iniciativas de responsabilidade ecológica e ajudar suas organizações a atingir metas. “É essencial elas estarem na pauta da estratégia das firmas e na formação dos profissionais, pois sem treinamento, desenvolvimento e educação, será pouco provável conseguirem efetivamente ter uma economia verde. Ou seja, é necessário ter talentos para fazer essa transição”, pontua Wilma Dal Col, diretora de Gestão Estratégica de Pessoas. 

Não obstante, eventos extremos relacionados ao clima, como incêndios florestais, inundações e secas, têm destacado a urgência de adotar medidas para mitigar as mudanças climáticas. Ademais, a poluição do ar e da água, bem como a perda de biodiversidade, têm colocado em evidência a necessidade de preservar nosso planeta. Com isso, muitos empregadores agora valorizam a capacidade de seus integrantes da equipe de trazer soluções criativas e diferenciadas para os desafios diários. 

O mercado está aquecido!

Nesse cenário de inovações drásticas, a indústria de energia renovável está em evidência. Enquanto os governos estabelecem metas ambiciosas de transição para fontes energéticas limpas, como a solar e a eólica, há uma necessidade crescente de profissionais com conhecimento em armazenamento e eficiência no assunto. Consequentemente, até o setor de tecnologia também está se voltando para a sustentabilidade. 

Como nunca, a demanda por desenvolvedores de software e engenheiros ambientalmente amigáveis está em alta. Isso inclui a criação de aplicativos e sistemas para ajudar a monitorar o consumo de, gerenciar resíduos e promover a mobilidade equilibrada. Outra esfera experimentando uma expressiva intensificação é a agricultura sustentável. A produção de alimentos de forma mais  certeira, com práticas agrícolas para reduzir o impacto no ecossistema, requer profissionais qualificados em agroecologia e procedimentos de baixo carbono.

Em suma, acompanhar as tendências globais é imprescindível para quem quer se destacar no mercado de trabalho. A partir de uma sintonia com os requisitos corporativos atuais, é possível crescer na área e dar andamento em uma carreira de sucesso. Por essa razão, é tão importante investir na capacitação contínua na vida profissional. 

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e confira nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube aposta nas competências em alta no mercado!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete