Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saiba-como-reter-os-melhores-talentos

Saiba como reter os melhores talentos  

Notícia | 27/09/2023

Larissa Almeida

Para construir uma empresa de sucesso é preciso ir além de foco e motivação. Isso porque o crescimento de uma entidade não pode ser previsto apenas pela conquista de maior demanda de clientes, mas sim, pelo aumento da equipe e a geração de empregos, como vagas de aprendizagem, estágio ou de efetivos. Nesse sentido, ao contratar os melhores talentos do mercado, de fato, a companhia se sobressai. Contudo, hoje, reter e manter esses candidatos é um procedimento do qual solicita atenção dos contratantes. Então veja, nesta matéria, medidas para tornar os processos seletivos cada vez mais atraentes. 

Comece oferecendo oportunidades de aprendizado 

Para encontrar indivíduos dedicados e com empenho, oferecer oportunidade de aprender o ofício solicitado é uma maneira de atraí-los para o time. Isso porque, grande parte dos aspirantes, encontram como barreira para a ingressão no meio corporativo a falta de experiência laboral. Conforme um levantamento feito pela empresa argentina de pesquisa em tendências Trendsity junto ao McDonald’s, a exigência de uma trajetória anterior no ramo é uma dificuldade enfrentada por 77% dos jovens brasileiros. 

 

Dessa maneira, as vagas de estágio, são uma medida indispensável dentro das organizações, independentemente de seu porte. Em suma, o ato educativo escolar supervisionado é um programa desenvolvido com o intuito de iniciar os estudantes, seja do nível médio, técnico ou superior, em uma rotina de prática da profissão pretendida. Assim, mesmo sem o determinado conhecimento, eles conseguem aplicar os conteúdos vistos em sala de aula nas situações diárias dentro de uma corporação. 

 

A lei n° 11.788/2008 é responsável por regulamentar esse cargo. Sendo assim, podem ser inscritos na modalidade apenas discentes com uma matrícula regular e uma instituição de ensino. Além disso, a idade mínima dos aspirantes é 16 anos, sem uma máxima estipulada, fazendo a posição viável para quem está em uma segunda graduação, transição de carreira ou outras situações. 

 

Saiba quem pode contratar estagiários e como iniciar esse processo nas empresas 

 

Os empregadores também são listados pela norma. Conforme o escrito, estão aptas para oferecer essa chance, as organizações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais.

 

Os agentes de integração, como o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, tem um papel fundamental para promover esse tipo de admissão. Conosco, por exemplo, todo o procedimento, desde a abertura da vaga, a administração e demais burocracias são orientadas pela nossa equipe. Além disso, todos são envolvidos no projeto Crescer, o qual propõe treinamentos aos novatos. 

 

Existem outras tendências corporativas favoráveis para a retenção de talentos 

 

No universo empresarial, a employee experience (EX) é uma pauta em ascensão. Dessa maneira, surgem tendências voltadas para esse público, com o intuito de tornar a vivência na organização cada vez mais favorável. Nesse cenário, Sthéfani Ribeiro, Head de Gente e Cultura da 3778, compartilha cinco medidas para adotar na entidade. Confira: 

 

Semana de quatro dias: alguns países já estão testando a novidade de oferecer a semana de quatro dias aos seus empregados. O caso mais famoso foi o da Microsoft, onde surpreendeu ao implantar esse sistema como teste na corporação. Assim, a sexta-feira passou a ser livre. Os números mostraram um aumento de 40% na produtividade dos funcionários, além da redução de custos. 

 

Prevenção de doenças físicas e mentais: o tema da saúde e bem-estar ganhou força nos últimos anos devido ao isolamento social — uma circunstância a qual gerou desgaste mental em muita gente. A maioria das corporações já consideram o cuidado de patologias, um dos principais pilares para o bom funcionamento das rotinas. “Quando falamos de prevenção de doenças, também estamos ressaltando sobre um maior desempenho do indivíduo. Quando ele se sente bem e feliz no seu local de trabalho, consequentemente, irá entregar melhores resultados. Isso impacta positivamente no orçamento. Em um estudo publicado pelo Journal of Occupational and Environmental Medicine, os nomes com esse investimento apresentaram aumento de eficiência em torno de 235%”, afirma Sthéfani. 

 

Possibilidade de trabalho home office ou híbrido: no cenário pós-pandemia, as formas de contribuição laboral se reestruturaram, mostrando opções como o home office e o modelo híbrido. Uma pesquisa realizada em 2020 pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), quando os formatos de atuação alternativos começaram a ser implantados mostrou como 70% das pessoas prefeririam continuar no remoto. Porém, mesmo após o fim desse período de crise sanitária, muita gente enxerga uma relação direta entre a possibilidade de ficar em casa, ou ir em dias alternados ao escritório, como melhor qualidade de vida, mais tempo com família e amigos, entre outros fatores.

 

Educação financeira: segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 79,3% dos lares brasileiros estavam endividados em setembro de 2022. Esse número reforça a importância da educação financeira na vida de muitas pessoas. Portanto, entidades com benefícios ligados ao uso inteligente do orçamento, como cursos ou mentorias individualizadas, tendem a colaborar com a saúde mental e produtividade do funcionário. 

 

Licenças parentais prolongadas: mesmo com a licença-paternidade garantida pela Constituição Federal, durante cinco dias corridos após o nascimento da criança é considerado pouco tempo, dentro das diversas configurações familiares atuais. Devido a este cenário, muitas companhias estão oferecendo um período prolongado de até 60 dias. 

 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

 

Para ficar mais próximo da gente! Siga o @nubevagas no X, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

 

O Nube incentiva contratações cada vez mais seguras e benéficas para ambas as partes!

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete