Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
prepare-se-para-o-mercado-e-consiga-o-primeiro-emprego

Prepare-se para o mercado e consiga o primeiro emprego! 

Notícia | 26/09/2023

Carolina Amaral

A busca pelo sonho de iniciar os serviços no meio laboral pode ser um grande desafio. Diversas indagações circulam quem passa por essa situação, como as informações colocadas em uma apresentação formal de qualificações e lidar com a concorrência contínua. Nessa trajetória, atualmente, apenas as maestrias teóricas não são o suficiente, as chamadas “soft skills” ganham cada vez mais força entre os estagiários e aprendizes, refletindo em relacionamentos, desafios e atuação em conjunto. Saiba mais sobre o tema e como conquistar um cargo de sucesso!

 

Saia à frente com soft skills aprimoradas!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Global Trends Report, feita pelo Linkedin, mais de 90% dos recrutadores acreditam na importância dessas aptidões. Já segundo um relatório divulgado pelo World Economic Forum, o The Future of Jobs, elas estão entre as competências mais demandadas pelas empresas nos dias de hoje. Esses dados revelam uma mudança significativa no cenário empregatício, onde as organizações estão reconhecendo a relevância das habilidades comportamentais. “É fundamental os profissionais estarem preparados para destacar suas soft skills durante o processo seletivo”, explica Alice Salvo Sosnowski, especialista em habilidades interpessoais e relações de trabalho.

Todavia, passar por cima do nervosismo e se concentrar nas partes positivas durante um PS pode ser complicado. Para ajudar nessa tarefa, a especialista compartilha algumas dicas valiosas:

infográfico

  • Se conheça profundamente: é essencial fazer uma análise honesta das próprias características e identificar exemplos concretos dessas expertises na jornada;
  • Faça uma lista das suas soft skills: antes da conversa, é crucial analisar a descrição da chance e identificar quais questões são mais valorizadas;
  • Prepare histórias claras e concisas: contar histórias curtas, demonstrando contextos onde essas virtudes foram aplicadas é uma excelente ideia. Essas narrativas ajudarão a entender melhor a circunstância e lembrar de forma positiva. 
  • Organize a sua argumentação: descreva a situação contada, detalhando a tarefa a ser realizada, explique a ação e, por fim, mencione o resultado alcançado. Essa abordagem ajudará a fornecer exemplos concretos e relevantes.
  • Seja autêntico e demonstre entusiasmo: atualmente, há uma procura constante por pessoas engajadas e motivadas. Ao falar sobre si, é essencial transmitir confiança, manter uma postura positiva e sorrir.

 

Se dê bem em um processo seletivo com preparo e organização

O profissional de RH, na hora de recrutar um candidato, tem noção da relevância de uma primeira oportunidade para a construção de uma carreira bem sucedida. Logo, para conquistar esse mérito, deve-se focar nas qualificações, conhecimentos e habilidades desenvolvidos com os estudos e de forma pessoal ao longo dos anos, fazendo sentido para a vaga aplicada. Falar sobre as experiências acadêmicas, as quais contribuem para melhor desempenho, também é uma boa forma de mostrar as competências técnicas. 

Pensando em contribuir com quem quer conquistar esse contato imediato, algumas dicas se fazem relevantes. Confira:

Prepare um bom currículo: de acordo com Francisco Pereira, gerente de recursos humanos da Intelligenza IT, o curriculum vitae é uma etapa decisiva em uma seleção. “Na hora de elaborar o documento é preciso ter atenção, capricho e demonstrar profissionalismo. Informações a mais ou a menos são detalhes os quais fazem toda a diferença. Mas por outro lado, ressalto a importância de oferecer uma experiência cativante, pois envolve e atrai os talentos mais identificados com a cultura”, pontua. No caso de iniciantes no meio empregatício, a melhor estratégia é priorizar a vida acadêmica e habilidades aprendidas durante os cursos realizados. Ressaltando como, independentemente se há ou não vivência laboral, é fundamental direcionar o CV para uma área específica e, preferencialmente, para o cargo almejado.

Faça cursos profissionalizantes: uma ótima alternativa para quem não tem antecedentes de serviço mas necessita de recursos para apresentar em uma entrevista é a especialização por meio de treinamentos disponíveis na Internet. “Hoje em dia, muitas pessoas iniciam sua jornada com cursos on-line, responsáveis por ajudar a preencher o currículo, mas é preciso cuidado. A oferta é grande, mas nem sempre vem acompanhada de bom conteúdo e certificação. É essencial escolher um de qualidade e com preço justo”, comenta João Martins, CEO da Hashtag Treinamentos.

Se cadastre em um jobsite: quem está em busca de uma oportunidade de emprego, pode e deve contar com o auxílio de um site especializado em oferecer oportunidades e apoio. O Nube, por exemplo, é um agente de integração voltado exatamente para esse auxílio. Lá, é viável se cadastrar com as informações e dados pessoais de forma gratuita e, assim, ter acesso a milhares de vagas de estágio ao redor do Brasil, algumas, inclusive, home office

Em ação desde 1998, o Núcleo Brasileiro de Estágios possui mais de 15 mil empresas clientes e 22 mil instituições de ensino conveniadas pelo país. Desse jeito, colocou cerca de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no universo trabalhista. Visando dar aos clientes o melhor disponível pelas inovações tech, a companhia dispõe de tecnologia de vídeo entrevistas e testes on-line. Além disso, por meio de um sistema gestor, é possível abrir chances, gerir ou acompanhar participantes e contratos em todas as etapas. 

Dessa maneira, toda a parte legal é administrada de forma assertiva, com 25 milhões de mensagens multi canais enviadas anualmente, assim como 1,2 milhão de candidatos encaminhados para processos seletivos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de inscritos e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente.

Prepare-se para entrevista: conhecer a entidade a qual está querendo ingressar é de suma relevância na hora do bate papo, assim como manter uma boa vestimenta, postura e linguagem. Mentir ou fugir dos assuntos propostos são péssimas abordagens, o entrevistador tem um motivo para realizar cada pergunta e às vezes, apenas quer entender qual habilidade a firma deve se atentar em desenvolver na rotina. Também é fundamental ser pontual e cuidar do tom de voz durante todo o momento.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

O Nube te ajuda a alcançar a realização dos sonhos com a vaga perfeita!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete