Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
introduza-se-ao-mercado-conheca-a-jovem-aprendizagem

Introduza-se ao mercado: conheça a jovem aprendizagem 

Notícia | 25/09/2023

Pedro Fagundes

Ingressar no mercado de trabalho desde cedo pode ser um desafio, mas não é impossível. Existem duas portas de entrada principais: estágios e aprendizagem. O programa de jovem aprendiz é voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade social e existe desde a Era Vargas. No entanto, ele ainda é pouco divulgado. Segundo dados do Ministério da Economia, apenas 461 mil pessoas estão participando desse método de ofício. Se você deseja saber mais sobre essa modalidade de trabalho – tão relevante para o equilíbrio educacional no país – e como participar, prepare lápis e caneta, sente-se na cadeira e aproveite a reportagem abaixo!

 

Requisitos básicos para o programa

O programa de aprendizagem é voltado para jovens entre 14 e 24 anos, necessariamente matriculados em uma instituição educacional. Pessoas com deficiência (PCD) podem participar, independentemente da idade. Os alunos de ensino fundamental e médio devem permanecer inscritos na entidade discente durante o período de contrato, sob pena de desligamento da vaga. Graduandos de ensino superior também podem fazer parte. O objetivo do método é incentivar a população mais nova a permanecer nas salas de aula e combater a evasão escolar e o trabalho infantil.

Esse recurso oferece oportunidades de aprendizado e qualificação profissional para quem está em situação de vulnerabilidade social. Os aprendizes recebem um salário, vale-transporte e seguro contra acidentes. Eles também têm direito a 4 horas de aula teórica por semana. “O programa tem sido um sucesso, e milhares de jovens já foram beneficiados”, comenta o responsável pelas relações institucionais da Fundação Roberto Marinho, Marcelo Bentes.

 

Dúvidas frequentes

Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, a qual visa proporcionar oportunidades de qualificação profissional e ganho de repertório para uma população atingida pela falta de recursos monetários. Ele é regulamentado pela Lei nº 10.097, de 2000, e está disponível para jovens entre 14 e 24 anos. Os aprendizes têm direito a uma série de benefícios, incluindo:

- Remuneração obrigatória superior a um salário-mínimo/hora

- Recebimento de 13° salário

- Proteção trabalhista por meio de anotação na CLT, INSS, 

- Formação específica no setor de atuação 

- Direito a férias 

Os aprendizes também têm direito a aulas técnico profissionalizantes. Essas devem ocorrer de maneira teórica e prática e serem ministradas por entidades parceiras, como é o caso do Saber. As aulas não são descontadas do salário dos aprendizes. Pelo contrário, são uma obrigação legal para o progresso do discente como profissional. As palestras técnico profissionalizantes são uma ótima oportunidade para os aprendizes saberem mais a respeito do mercado laboral e as habilidades necessárias para se dar bem em uma determinada área institucional. As classes também ajudam os garotos a ampliarem suas habilidades sociais e interpessoais. Esse quesito, conhecido como soft skills, é vital para o sucesso na labuta e, claro, na vida ordinária.

 

Jornada da aprendizagem

A jornada de operação dos aprendizes é de seis horas diárias. No entanto, quem já estiver formado no ensino médio, ou com janelas vagas no superior, pode enfrentar um período um pouco maior, de oito horas diárias. As faltas somente são descontadas do salário quando comprometem o tempo destinado ao treinamento. “O ínterim de seis horas diárias é um bom equilíbrio entre a carga de labuta e os momentos de estudo. Assim, os aprendizes têm relógio o suficiente para aprender e se desenvolver, como também o necessário para se divertir e descansar”, destaca Bentes. 

A partir de um cotidiano equilibrado, é possível formar uma nova geração de pessoas preparadas ao mercado, sem comprometer sua devoção acadêmica. Trata-se de uma solução engenhosa para mitigar problemas sociais correntes no país, como a má distribuição de renda. Ainda, como vantagem, prevê uma atuação em médio-longo prazo, indicando caminhos alternativos ao futuro do jovem, Por meio de uma primeira inserção no universo corporativo, uma escalada no estrato social torna-se – ao menos um pouco – mais viável e acessível.

 

Como atingir esse objetivo

Para ter sucesso no mercado de trabalho, é importante seguir alguns pontos básicos, os quais são, geralmente, bem vistos pelas entidades contratantes. Esses pontos incluem:

Produtividade: isso significa ser capaz de trabalhar de forma eficiente e de concluir tarefas no prazo. Existem muitas maneiras de aumentar sua produtividade, como:

- Definir metas e prioridades

- Dividir tarefas grandes em demandas menores

- Evitar distrações

- Tirar intervalos regulares

- Saber quando delegar compromissos

Flexibilidade: trata-se da capacidade de se adaptar a mudanças e desafios, e de operar de forma eficaz em diferentes ambientes. O mercado está em constante mudança. Por isso, é essencial conseguir se adaptar a essas alterações. É possível aumentar sua flexibilidade aprendendo novas competências, estando aberto a novas experiências e sendo criativo na resolução de problemas.

Abertura para aprender: é imprescindível estar disposto a aprender novas coisas, e a crescer organizacionalmente. O ecossistema trabalhista está em constante evolução, por isso é substancial estar sempre atualizado sobre as últimas tendências. Pode-se atingir esse objetivo, ampliando a abertura para o aprendizado, por meio da participação de cursos, palestras e workshops, lendo livros, ou até mesmo artigos sobre negócios.

 

Opinião de especialistas

A administradora de empresas, Danielly Gatto, também destaca a relevância da disposição, da comunicação e da escuta ativa. Ela afirma como os estabelecimentos procuram pessoas interessadas em aprender e crescer. Não apenas isso, mas também a habilidade de dialogar de forma eficaz. A disposição é crucial, pois demonstra como o aspirante está comprometido – ou não – com suas tarefas e está disposto a se esforçar para ter sucesso. Essa soft skill é insubstituível, porque permite um desempenho conjunto mais eficaz – prezando pelo compartilhamento de informações. “Ao seguir esses pontos básicos, você pode aumentar suas chances de sucesso no mercado”, finaliza Danielly.

 

Gostou das indicações? Então, corra atrás das oportunidades, adquira seu espaço no mercado ainda no início da vida laboral e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para garantir sua primeira oportunidade é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube incentiva o aprendizado, promove conhecimento e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete