Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saber-outros-idiomas-e-um-diferencial-na-carreira

Saber outros idiomas é um diferencial na carreira 

Notícia | 20/09/2023

Rodrigo Barreto

Falar outro idioma é uma habilidade valiosa e cada vez mais crucial no cenário profissional globalizado de hoje. Conforme o mundo se torna mais interconectado e as empresas expandem suas operações para além das fronteiras, a capacidade de se comunicar eficientemente com pessoas de diversas nacionalidades é um diferencial competitivo significativo. Há diversas razões pelas quais essa habilidade é tão importante para o avanço da carreira, principalmente de estagiários e aprendizes. Sendo assim, confira algumas vantagens de quem possui essa competência:

 

Acesso a oportunidades internacionais: dominar uma segunda língua pode abrir portas para postos em multinacionais, organizações internacionais e mercados estrangeiros. Os mais avançados nesse aspecto muitas vezes largam na frente quando se trata de candidatar-se a posições no exterior ou lidar com clientes e parceiros de negócios de diferentes culturas.

 

Comunicação eficaz: o diálogo é a base de qualquer negócio bem-sucedido. Portanto, essa característica ajuda a evitar mal-entendidos e a construir relacionamentos mais sólidos, contribuindo para um ambiente harmonioso e produtivo.

 

Flexibilidade e adaptabilidade: compreender e respeitar as nuances culturais evidencia a capacidade de se adaptar a variados contextos e abordagens, algo altamente valorizado em um mercado de trabalho em constante evolução e diversificação.

 

Negociações e networking: conversar com seus parceiros de negócios pode fazer uma grande diferença durante as negociações comerciais. Isso cria uma atmosfera de confiança e respeito mútuo, ajudando a alcançar acordos vantajosos para ambas as partes.

 

Diferenciação no currículo: esse item no currículo pode atrair a atenção dos recrutadores. O aspirante é visto como alguém disposto a investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de agregar valor à companhia.

 

Acesso a informações e recursos: o colaborador fluente consegue acessar uma ampla gama de materiais, recursos e conhecimentos pelo mundo. Isso pode ser particularmente útil em setores como pesquisa e tecnologia.

Infográfico de tópicos sobre vantagens de aprender outros idiomas

Muitos brasileiros buscam o estudo em outros países

 

O interesse por experiências de intercâmbio tem demonstrado um crescimento contínuo. Apenas no último ano, quase meio milhão de indivíduos optaram por embarcar em estudos no exterior, de acordo com dados da Pesquisa Selo Belta 2023, divulgada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio. Os resultados indicam um aumento de 18% no setor em relação a 2019, período pré-pandemia.

Um notável exemplo desse movimento é a expansão da comunidade de brasileiros nos Emirados Árabes Unidos - EAU, com uma elevação de 60,5% em comparação com o ano anterior. Além de estudar e trabalhar, muitos também vão atrás do empreendedorismo. Isso se deve, em parte, aos incentivos governamentais para aqueles interessados em abrir negócios no país.

Ao contrário das percepções convencionais, é completamente viável adotar um estilo de vida econômico, participar de cursos de inglês e empregar-se em Dubai. A metrópole assume a liderança no rol das cidades mais cobiçadas, não apenas devido à sua oferta de hotéis elegantes, arquitetura audaciosa e contemporânea, atrações turísticas surpreendentes e uma seleção global de opções culinárias. Mais notavelmente, o interesse está ligado ao aprendizado da língua inglesa, oferecendo uma série de vantagens.

Segundo a gerente da ES English, Daiana Biondo, desde o primeiro dia em solo árabe, é possível encontrar uma ocupação laboral. Ao contrário de qualquer outra alternativa de destino, os EAU apresentam uma singularidade notável: não é exigido comprovar renda ou adquirir uma passagem de retorno. “Além disso, o estudante adquire uma identidade de residente com seguro médico básico e ainda lhe concede a possibilidade de abrir uma conta bancária”.

A cidade, caracterizada por possuir uma das economias de crescimento mais rápido e diversificado do mundo, oferece um vasto leque de alternativas de carreira abrangendo diversos setores em ascensão, como Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, aviação, robótica, saúde de ponta, finanças digitais, turismo, hospitalidade, eventos, startups, setores criativos e profissionais com aspirações de desvendar seus potenciais enquanto contribuem para o avanço do local.

Dominar outro idioma é vantagem competitiva no mercado

 

O inglês é amplamente falado em todas as partes do globo, desempenhando um papel crucial na facilitação da comunicação entre habitantes de várias origens nacionais. De fato, ele é reconhecido como língua oficial em várias nações. Em virtude disso, a proficiência emerge como um requisito distintivo ao ingressar no âmbito acadêmico ou no mundo corporativo.

Contudo, isso não apenas simplifica a comunicação, mas também amplia o acesso a informações cruciais. Uma considerável porção de publicações, como artigos, livros, notícias e pesquisas, é inicialmente disponibilizada no idioma. Diante do objetivo de se preparar para as demandas e de expandir habilidades, muita gente pretende aprimorar essa questão. No cenário de 2023, áreas como comunicação, tecnologia e engenharia se destacam, de acordo com o Guia Salarial da Robert Half e recebem remunerações maiores quando dominam essa competência.

Há diversas formas de aprender

 

A jornada de aprendizado e ensino é um processo desafiador. No contexto educacional, as disparidades e mudanças comportamentais devem ser reconhecidas e respeitadas a fim de facilitar a jornada. Para tal, a instituição escolar deve se configurar como um ambiente propício para uma troca mútua entre professores e alunos, proporcionando um senso de pertencimento para os jovens, onde eles tenham a liberdade de contribuir com seus saberes e buscar novas compreensões.

A gerente da Red Balloon, Maria Paula Andrade, destaca: "precisamos nos adaptar a essa evolução. Nosso papel é entender as necessidades e motivações dos discentes, incentivar a curiosidade, estimular a reflexão e encorajar a busca por soluções. Incorporar elementos lúdicos é uma maneira de criar um clima acolhedor e agradável. Esse princípio surge como uma opção altamente eficaz para manter a atenção da turma. A introdução de brinquedos, jogos e outras abordagens elimina alguns bloqueios mentais dos mais novos”.

Entretanto, essa prática não se restringe somente ao público infantil. "O universo de imaginação e fantasia, tão presente nesse período da vida, desempenha um papel crucial para criação de indivíduos saudáveis, felizes e com habilidades para enfrentar desafios. Contudo, estender esse movimento para estágios mais avançados da vida também traz impactos positivos", enfatiza a especialista. Atividades recreativas podem se tornar poderosas aliadas na assimilação de conteúdo, juntamente com técnicas como a narração de histórias, apreciação musical, entre outras. “Isso resulta na ampliação do repertório, tornando a situação mais satisfatória", reforça Maria Paula.

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no X (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, Threads, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

 

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete