Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
beneficios-ao-contratar-um-estagiario

Benefícios ao contratar um estagiário 

Notícia | 20/09/2023

Pedro Fagundes

Sua companhia já abriu um programa de estágio? Fornecer essa oportunidade ao estudante  significa escancarar as portas ao futuro. Ingressar no mercado de trabalho ainda em fase de formação acadêmica – seja como estagiário ou jovem aprendiz –, é um passo importantíssimo para quem pretende construir uma carreira de sucesso. Os conhecimentos recolhidos em sala de aula são fundamentais, porém não conseguem abarcar os afazeres de uma profissão, em sua integralidade. Assim, o ato educativo escolar supervisionado aparece como uma maneira de complementar a teoria docente. A soma dos dois mundos resulta na preparação de um futuro ocupacional capacitado. Quer estender a mão ao porvir e – ainda – contemplar suas vantagens organizacionais? Então, acompanhe o conteúdo abaixo!

 

Motivações para estagiar

Mergulhar nessa oportunidade é um dos primeiros passos a serem trilhados por quem pretende crescer no mercado. No entanto, nem sempre avançar nessa etapa é uma tarefa fácil. De acordo com a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), existem apenas 900 mil estagiários em atividade no país. Esse número torna-se mais alarmante quando comparado com os 18,6 milhões de jovens e adultos presentes nos níveis médio, técnico e superior. Essa quantidade representa como, somente, 4,8% dos estudantes têm a chance de inaugurar suas carreiras por meio do ato educativo escolar supervisionado. Ou seja, garantir um espaço nesse cenário ainda é considerado um privilégio – não norma.

Por isso, já passou da hora de combater a realidade e impulsionar mudanças. Para tanto, não cabe, meramente, reclamar aos ventos, dar tapas nas costas e repetir um sonoro “poxa vida”. A posição do estagiário é benéfica e deve ser valorizada entre as companhias. Eles são uma força de trabalho qualificada, enérgica, composta por uma maioria de jovens prontos para aprender e ansiosos para demonstrar serviço. “Não à toa, busca-se por quem tenha vontade de crescer, disposição a ouvir, errar e tentar mais quantas vezes forem preciso”, destaca a gerente de atendimento do Nube, Raquel Richter. Logo, com 17,2 milhões de cidadãos com sede para ingressar em um negócio, apenas deixe a porta aberta.

 

Vantagens ao estagiar

O mundo está em repetitiva mudança, e as corporações precisam estar preparadas para essas alterações. Uma maneira de fazer isso é contratar estagiários. Essa força de operação é composta, por via de regra, por estudantes – em constante busca por experiência e aprendizado. Eles trazem novas ideias e perspectivas para o ambiente laboral, e podem ajudar a impulsionar a inovação. Aqui vão quatro vantagens de apostar nesse método de contratação e alavancar o seu negócio:

Tenha uma equipe engajada: os estagiários estão sempre motivados a aprender e crescer. Eles estão ansiosos para contribuir para a entidade e fazer a diferença. Isso pode ajudar a criar um time mais engajado e motivado. Além disso, a necessidade de dar a largada na carreira profissional com o pé direito, construindo uma marca pessoal positiva, funciona como combustível para essa população.

Some pontos de vista e conhecimentos: os estudantes trazem novas perspectivas para o cotidiano empresarial. Por pertencerem – em sua maioria – a uma geração mais jovem a de seus gestores, eles geralmente estão mais antenados às últimas tendências e tecnologias. Ademais, o vínculo obrigatório com uma instituição de ensino os obriga a manter o visor aberto para a novidade. Isso pode ajudar o empreendimento a inovar e se manter à frente da concorrência.

Forme profissionais capacitados para sua empresa: eles também podem ser uma fonte de talentos para a fundação. Após a progressão de competências durante o período de estágio – por um ou, até, dois anos – eles podem ser contratados em tempo integral, ou até serem mantidos como freelancers. Essa perspectiva tem o poder de auxiliar a firma a economizar dinheiro em treinamento e recrutamento. É como dizem: as grandes estrelas são formadas em casa.

Ganhe reconhecimento do mercado: contratar por via desse meio de ofício mostra como a instituição está comprometida com o desenvolvimento de jovens talentos. Essa propensão dá forças ao estabelecimento construir uma boa imagem perante o mercado. Assim, quando estiver com uma posição em aberto, rapidamente encontrará as melhores peças para satisfazê-la.

Adquira proteção e benefícios da Lei de estágio: é sempre bom recordar dos benefícios conferidos pela Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. A chamada “Lei de Estágio” presta auxílio, ao tornar a admissão de principiantes mais fiscalizada e segura em comparação aos seniores. Além disso, a legislação também estabelece incentivos fiscais, recebidos pelo contratante em forma de isenção de encargos sociais. Dentre eles, o INSS, FGTS, 13° salário e 1/3 sobre as férias, assim como a multa rescisória e aviso prévio. 

 

Mais benefícios ao contratante

Com cada vez mais representantes Brasil afora, o ato educativo escolar supervisionado – como é definido pelo código de 2008, é, também, um mecanismo responsável por prestar suporte à educação nacional. Com o valor da bolsa-auxílio, item prescrito para estágios não obrigatórios, o estudante conta com insumos para financiar a mensalidade da universidade, por exemplo. Veja, abaixo, outros benefícios inerentes à prática:

Aumente a moral: os discentes podem ajudar a aumentar a moral dos times, adicionando novas perspectivas e energia. Eles também podem ajudar a criar uma sensação de comunidade, pois os funcionários podem se conectar uns com os outros para ajudar os estagiários a aprender e crescer

Melhore a cultura: eles também estão sempre trazendo novas ideias e perspectivas. Desse modo, podem ajudar a criar um ambiente mais diversificado e inclusivo.

Aumente a visibilidade: contratar esse público pode amparar a aumentar a visibilidade do negócio, pois eles podem compartilhar suas experiências com seus amigos e familiares. Isso pode levar a novas oportunidades de empreendimentos e clientes.

 

Gostou das indicações? Então, reformule o modelo de atuação do seu negócio, vá em busca de estagiários e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para renovar o mercado e – ainda – impulsionar sua companhia é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube incentiva a inserção de estudantes do mercado e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete