Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
venca-a-procrastinacao-e-demonstre-servico

Vença a procrastinação e demonstre serviço 

Notícia | 13/09/2023

Pedro Fagundes

O quão bem você julga aproveitar o seu período de estágio? Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a qual contou com 12.168 estudantes, 44,37% disseram enfrentar dificuldades em lidar com o relógio, durante o expediente. O confronto entre tempo e trabalho prova-se inevitável, visto a natureza incessante do cronômetro. Assim, é o homem quem precisa encontrar artifícios capazes de se enquadrar nas normas impostas pelos ponteiros. Todavia, driblar barreiras do cotidiano e maximizar a produtividade de cada segundo não é tarefa fácil. Entre demandas e surpresas, a procrastinação aparece, também, como um agente distrator. Quer descobrir como superar esse bloqueio? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Influência do remoto

Lutar contra as horas nunca será um comportamento adequado. Uma atitude como essa se assemelha ao esforço de contar os degraus de uma escada rolante. De um lado, temos uma entidade interminável, do outro, seres finitos. Por isso, deve-se abaixar a cabeça ao tempo e jogar conforme suas diretrizes. Com a insurgência do mundo digital, potencializado pela Covid-19, as relações mudaram de esfera e ganharam novos empecilhos. A partir do método home office, a existência de um “local de trabalho” – por exemplo – foi descontinuada. “Assim, acabamos por não perceber o nosso redor, nem aquilo responsável por nos tirar o foco. A Internet nos chama e seus conteúdos nos prendem a todo o momento”, explica a psicóloga Fernanda Tochetto.

Segundo o levantamento da Agência Brasil, 46% das empresas brasileiras adotaram o home office durante o período de pandemia. Ou seja, o modelo de atuação saiu do status de exceção para o de regra. Conforme a agência, apesar da evidente transição, 67% dessas companhias relataram dificuldades na adaptação dos funcionários. A relação com as ferramentas de comunicação (34%) e o comportamento dos colaboradores no ambiente virtual (34%), são os principais problemas relatados. “Para gerir seu cronograma, trabalhando a distância, separe o pessoal do profissional. Tenha um ambiente específico reservado à labuta. Assim, você treinará o seu cérebro para distinguir a hora de lazer e de ocupação”, indica o especialista em gestão organizacional, Daniel Alves.

 

Prefira combater a procrastinação

O tempo jamais seria vilanizado pela sociedade do trabalho, caso quem operasse dentro de sua engrenagem soubesse o utilizar com primazia. No entanto, essa não é a realidade de boa parte dos profissionais mundo afora. É comum ao ser humano encarar demandas com afastamento. Dessa forma, um simples afazer pode passar meses despercebido – rendido ao porvir. “Você começa a deixar para amanhã, mas o amanhã nunca chega e vira procrastinação. É uma incessante acumulação de tarefas, ao ponto do indivíduo já não conseguir dar mais conta”, enfatiza Fernanda. A infinita mobilidade dos minutos transformam ações rotineiras em escolhas. Um desvio de olhar, por exemplo, deixa de ser uma palavra escrita no relatório.  

O homem – por via de regra – é um ser lúdico. Logo, se abstrai rapidamente da monotonia. Uma ótima dica para evitar esse mau hábito é tentar encará-lo por meio de abordagens alternativas. A chamada “procrastinação estruturada” baseia-se em uma maneira de enganar o próprio cérebro a seu favor. O intuito é transformar os seus afazeres no próprio refúgio de distração da sua mente. “Nesse método, a ideia é substituir um afastamento descompromissado de uma tarefa por um outro dever – logo quando perceber a divagação. Dessa forma, o objetivo inicial se tornará menos importante e, quando você menos esperar, terá retornado a ele”, explica Alves.

 

Potencialize o seu tempo de expediente

infográfico contendo dicas para maximizar o expediente

Perante um cotidiano frenético, pautado pelo digital, é preciso segurar em metodologias capazes de aproveitar cada instante do dia – com consciência. O caminho para se atingir o sucesso pode ser facilitado, caso você troque alguns momentos de enrolação por outros de foco e produtividade. “É essencial, por exemplo, saber em quais horários você é mais eficiente. Assim, evita-se remar na direção contrária à corrente e desempenhar um mau aproveitamento. Autoconhecimento é imprescindível para termos uma assertividade em nossa gestão do tempo”, pontua o especialista. A fim de conhecer outras indicações, veja a lista abaixo: 

Escale os momentos de produtividade: até mesmo uma mente brilhante não funcionará em seu máximo potencial, sem a sustentação de um corpo descansado. Por isso, valorize as pequenas pausas para o repouso. Elas te mantêm alerta e disposto. Além disso, com base na interrupção voluntária do ofício, foi desenvolvido, a chamada técnica Pomodoro. Sua execução visa repartir o foco em vários pedaços, comprimidos, do seu dia. Em linhas gerais, utiliza-se um cronômetro para dividir 25 minutos de atuação com cinco minutos de tranquilidade. Já experimentou?

Liste suas demandas: a fim de alcançar qualquer objetivo, deve-se, antes de mais nada, concebê-lo na sua frente. Entretanto, essa projeção não pode se reter ao campo das ideias. Pelo contrário, é função primordial do indivíduo esforçar-se para retirar a meta do abstrato e trazê-la para o real. A fim de visualizar o encaixe dessas atividades na rotina, elabore algo como uma lista de tarefas – seja em um caderno, lousa ou post-it. A personalização vai do gosto de cada um, com cores, marca-textos, tópicos ou listas. 

Minimize as distrações: principalmente no âmbito remoto, conseguir separar o espaço lúdico do laboral é um ponto basilar. Isso significa encontrar um local organizado e distante de distrações, como o barulho da TV. Porém, com a contemporaneidade, privar-se da dispersão não se restringe aos detratores presenciais. Hoje, qualquer alerta no smartphone, computador ou tablet já é o suficiente para retirar o foco de uma pessoa. Logo, além de criar uma esfera física reclusa, é preciso ter disciplina para se afastar das tentações do virtual.

 

Gostou das indicações? Então, afaste-se de agentes nocivos ao seu cronograma, aprenda a potencializar suas horas de labuta e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! O momento de ampliar sua eficiência no trabalho e avançar na carreira é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube oferece dicas e não vê a hora de acompanhar o seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete