Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
seja-um-jovem-talento-no-mercado-de-trabalho

Seja um jovem talento no mercado de trabalho  

Notícia | 13/09/2023

Larissa Almeida

Iniciar a carreira profissional é algo geralmente estimado desde cedo. Contudo, os mais jovens se deparam com um cenário de competitividade, assim como, com a falta de qualificação exigida pelas empresas. Apesar de ser um obstáculo, ele não deve ser definitivo e atrapalhar os objetivos de quem quer ingressar no mercado de trabalho. Nesse sentido, existem vagas, como no programa de aprendizagem, essencial para captar os jovens talentos. Então veja, nesta matéria, tudo sobre o cargo e como fazer parte desse ofício. 

Entenda mais sobre o panorama do desemprego no Brasil e qual faixa etária ele atinge 

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação no Brasil ficou em 8,8% no período entre janeiro e março de 2023. Ainda, conforme a mesma instituição, entre os indivíduos de 14 a 17 anos, componentes da força de trabalho (ou seja, estão em busca de emprego), 36,4% estavam desempregados. Já na faixa etária de 18 a 24 anos, o índice de inatividade era de 22,8%.

Além da taxa de desemprego, existem outras barreiras nos caminhos dos mais jovens no meio corporativo

Conforme o  levantamento feito pela empresa argentina de pesquisa em tendências Trendsity junto ao McDonald’s, a exigência de uma trajetória anterior no ramo é uma dificuldade enfrentada por 77% dos jovens brasileiros. Isso, no instante de buscar uma vaga compatível. Além desse fator, a falta de oportunidade é elencada por 69% dos entrevistados e a ausência de confiança nas novas gerações foi mencionada por 68%. Assim, a avaliação classificou os três maiores empecilhos para ingressar no meio empresarial. 

Nessa mesma linha de pensamento, o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, questionou qual era a maior dificuldade de ser aprovado em um processo seletivo?, com cerca de 23 mil respondentes, o resultado foi similar ao levantamento anterior. Assim, 40,77% elencou existir muita concorrência para poucas vagas, 23,19% colocou como barreira as altas exigências feitas pelas corporações. Já uma menor parcela (8,13%), atribuiu o problema aos demais candidatos e as suas qualificações, 5,11% disseram ser a seleção rigorosa. Ao contrário do senso de adversidade, 22,80% acreditavam não existir problemas nesse instante, bastava estar bem preparado.

Conheça o programa de Jovem Aprendiz e compreenda como ele pode ajudar os indivíduos mais novos

Para os novatos, ouvir sobre uma  vaga de jovem aprendiz pode gerar brilho nos olhos. Quando se pensa em desenvolvimento de carreira, de fato, a oportunidade é uma maneira de encarar esse desafio laboral, do primeiro emprego, com mais tranquilidade. Isso porque, a posição tem por objetivo instruir os novatos nessa jornada, ensinar desde habilidades técnicas até as comportamentais, para em breve, eles alcançarem outras chances laborais. 

Nesse sentido, é válido conhecer ainda mais de perto o ofício. Em primeiro ponto, ele é regulamentado pela lei n° 10.097/2000. Para participar, existem algumas regras, as quais o interessado deve ficar atento, como a idade. Só podem se inscrever nas vagas, indivíduos dos 14 anos até os 24 anos incompletos, exceto pessoas com deficiência (PcD). Outra regra importante é referente a escolaridade, você precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio. 

No projeto adotado pela empresa, ele deve desenvolver uma jornada com a carga horária reduzida. Onde, como no estágio, só é possível realizar as atividades dentro de no máximo seis horas diárias e 30 horas semanais. Outra obrigação da aprendizagem é, durante esse período, o contratado deverá realizar um dia de curso, com conhecimentos teóricos, em uma entidade formadora, como o Saber - Instituto Brasileiro de Aprendizagem. Em ambas situações é expressamente proibido a realização de uma rotina extra. 

Em suma, ao final do processo o indivíduo selecionado desenvolve inúmeras capacidades, como o senso de responsabilidade, comunicação, conhecimento em ferramentas de software, entre outros. “Nosso dever é olhar para cada um, identificar seus potenciais e trabalhar, desde cedo, suas habilidades e prepará-los para o mercado. O qual  sempre foi e tende a continuar competitivo e desafiador. Efetivá-los é um passo fundamental para continuarmos a formação de profissionais competentes, conscientes e preparados. É um compromisso de desenvolvimento de pessoas para a sociedade como um todo”, explica Tatiana Loesch, head de RH do Grupo Travelex Confidence. 

Os direitos e deveres o programa de aprendizagem são benéficos para o empregador e o empregado 

A legislação também determina outras medidas para tornar a experiência completa e proveitosa para ambos lados, o estudante e a organização: 

  • Carteira de trabalho assinada;
  • Carga horária reduzida;
  • Salário mínimo por hora trabalhada; 
  • Vale transporte; 
  • Férias;
  • 13° salário;
  • Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A norma prevê também, alguns incentivos fiscais para a corporação, a fim de tornar o benefício desse acordo mútuo: 

  • Contribuição de apenas 2% do FGTS;
  • Isenção do aviso prévio remunerado;
  • Desobrigação do pagamento de multa rescisória.

Encontre a sua vaga de jovem aprendiz com o Nube 

O início da busca por oportunidades laborais parece complicado. Contudo, não é uma tarefa impossível. Para encontrar vagas nessa modalidade é bem simples, basta ser inscrito do nosso site! Como um agente integrador, o Nube destina os estudantes de todo o Brasil para encontrar uma companhia disposta a incentivar a sua carreira. Além disso, os conteúdos da plataforma e nas mídias auxiliam em todo o processo de preparação para ser o alvo do recrutamento! 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a sua oportunidade de aprendizagem ou o talento ideal para a sua empresa, conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete