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Inteligência emocional: ativo indispensável  

Notícia | 13/09/2023

Laura Pereira

Cada vez mais, as empresas percebem a importância da inteligência emocional. Afinal, essa competência é exclusivamente dos estagiários, aprendizes e efetivos, não sendo utilizada pelas tecnologias por aí, nas mais diversas ocupações. Nesse sentido, ela é ensinada desde cedo, já nas escolas para as crianças, e se mostra ainda mais relevante no cotidiano corporativo dos adultos. Dessa forma, fique por dentro e descubra dicas valiosas! 

O que são as soft skills e por que são tão importantes para os profissionais da atualidade? 

Nesse cenário, as instituições passam a reconhecer gradativamente mais as habilidades emocionais, tais como empatia, autoconsciência, autogerenciamento e relacionamentos interpessoais, por exemplo, como essenciais para o bom ambiente de trabalho e desempenho profissional, tanto do colaborador quanto de quem o cerca. Por isso, é fundamental se manter atualizado. 

Essas competências também são conhecidas como soft skills. Para investigar o entendimento sobre essa concepção, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) fez uma pesquisa com mais de 21 mil pessoas e perguntou: “você sabe o que são soft skills?”. Como resultado, percebemos uma tendência. 

Do número total, 41,51% responderam conhecer, pois já tinham pesquisado sobre o assunto e percebido o quanto são importantes para a carreira. Já 25,45% não sabiam e nem imaginavam por qual razão deveriam ter esse conhecimento, assim como 8,58% não conheciam. Por fim, 18,92% já tinham visto matérias e estudado sobre o tema e 5,55% compreendiam um pouco, mas se confundiam quando colocadas lado a lado com as hard skills. 

Entretanto, percebemos como os mais variados setores estão interessados em contratar pessoas com habilidades além das técnicas (hard skills). Cada vez mais, estão em busca de quem consiga conviver de forma sadia com o próximo. Por isso, nos recrutamentos atuais, as companhias vêm considerando todo o conjunto sócio emocional dos participantes. 

Curtiu o assunto e quer saber mais? Veja: como desenvolver inteligência emocional?

Gradativamente mais as empresas utilizam a inteligência emocional nos processos seletivos

Isso porque o gerenciamento de nossos sentimentos e uma maior compreensão daqueles alheios são ativos indispensáveis para estabelecermos diálogos saudáveis e, consequentemente, uma melhor interação profissional e pessoal. Por conta de sua complexidade, as soft skills são mais difíceis de serem quantificadas, mas visivelmente desempenham um papel fundamental no sucesso de qualquer indivíduo. 

Segundo Aline Sousa, especialista em gestão de pessoas e professora de pós-graduação em gestão do endomarketing e employer branding da Unyleya, isso ocorre porque as habilidades emocionais são vistas como um indicador de como os candidatos lidam com o estresse, trabalham em equipe, resolvem conflitos e se adaptam às mudanças. Para ela, a proporção levada em conta é de 60% para as soft skills e 40% para as hard skills. “O aspecto técnico pode ser aprendido rapidamente, já o emocional leva um tempo muito maior para ser aprimorado”, comentou. 

Já para Camila Alves, consultora especialista em desenvolvimento de líderes e em inteligência emocional e professora da Unyleya, considerar as soft skills traz inúmeros benefícios para as empresas. “Um melhor clima organizacional, maior colaboração, resolução de conflitos eficaz, maior engajamento dos colaboradores, maior criatividade e inovação, melhor desempenho geral, redução de absenteísmo, presenteísmo e turnover, lideranças mais empáticas e humanizadas, melhoria na tomada de decisão”, pontuou.

As especialistas enfatizam como as hard skills e as soft skills são complementares, pois não adianta o integrante ter apenas os conhecimentos técnicos e não saber lidar com conflitos, por exemplo. Por outro lado, dependendo do nível de experiência exigido pela função, a parte técnica é fundamental e não pode ser dispensada durante um recrutamento. 

Fique por dentro: inteligência emocional no contexto corporativo. 

É preciso ensinar as competências sócio emocionais ou soft skills desde a formação como indivíduo 

Tendo em vista toda essa questão, é preciso começar pela educação de base, trazendo esses princípios no dia a dia das crianças e adolescentes. Assim, quando chegarem na fase de tentar entrar no mercado de trabalho, seja pelo estágio ou aprendizagem, já terão aprendizados prévios e ainda mais aptidão para lidar com o dia a dia profissional. 

Isso, inclusive, é um projeto no sistema legislativo brasileiro, de autoria da deputada Letícia Aguiar. Ela traz argumentos para a inclusão da matéria “Inteligência Emocional” na grade curricular da Educação Básica nas redes de ensino público e privado do estado de São Paulo. 

De acordo com a deputada, os estudantes precisam adquirir meios de cuidar dos seus sentimentos. “A inteligência emocional na escola vai possibilitar aos alunos obterem maior controle sobre suas emoções. A capacidade de lidar com elas é essencial no período escolar e muito útil para o futuro profissional”, concluiu a parlamentar.

Essa é uma preocupação de toda a sociedade. Afinal, pesquisas têm demonstrado como a educação socioemocional tem contribuído para uma maior adesão a altos níveis de justiça, solidariedade, respeito e convivência harmoniosa por parte dos educandos. Isso indica como terão atitudes menos individualistas, atentas ao cumprimento das leis e ao bem-estar do próximo, além da redução de casos de bullying.

Um levantamento recente do Nube, realizado com mais de 27 mil respondentes, norteou o quanto os jovens se sentem éticos perante os acontecimentos da nação. Para 70% é total certeza, pois nunca mentem ou fazem algo contra qualquer norma, 24% dizem serem, porém os mesmos escorregam às vezes por conta da necessidade. Já 2% já mentiram muitas vezes, mas não gostam de quem faz isso. Enfim, 3% não se consideram éticos, pois dizem ser impossível tendo em vista o contexto do país. Por isso, torna-se urgente tratar desse assunto. 

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