Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
livros-de-tecnologia-para-quem-se-interessa-por-inovacao

Livros de tecnologia para quem se interessa por inovação 

Notícia | 10/09/2023

Carolina Amaral

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mais de 60% das vagas abertas no setor tech até 2025 podem não ser preenchidas por falta de profissionais na área. Contudo, nem sempre é fácil acompanhar um campo marcado por tantas inovações a todo o momento e se manter por dentro das tendências. Por isso, boas leituras podem ajudar quem segue carreira no ramo, assim como os admiradores do âmbito. Ciente disso, confira agora quatro obras para se inteirar!

 

“Team Topologies”, de Matthew Skelton e Manuel Pais

Neste livro, traduzido do inglês para “Topologias de Equipe”, os consultores de TI Matthew Skelton e Manuel Pais compartilham segredos de padrões de um time bem-sucedido e interações para TI. Tudo isso, realizado por meio de quatro topologias fundamentais e três modos de interação.

Essa obra traz ensinamentos para a formação e desenvolvimento de grupos de excelência na entrega de softwares eficientes. Além disso, ajuda as organizações a reavaliarem sua abordagem de avaliação de desempenho nas entregas, operações e suporte. Logo, é um texto perfeito para entender porque o formato de empresas tem tanto impacto no seu progresso. Ademais, fica claro quais ações podem ser feitas para aprimorar pessoas fazendo a diferença nesse processo.

 

“Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software”, de Robert C. Martin e Kevlin Henney

A base do trabalho de um desenvolvedor é escrever códigos, mas isso pode ser realizado de maneira fácil, de acordo com o livro “Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software”. Esse é o objetivo de Martin: ensinar a escrever código simples para todos os envolvidos entenderem.  Logo, leva a uma reflexão sobre tudo em relação ao desenvolvimento de sistemas. Vale a pena ler para quem quer se aperfeiçoar e melhorar seu rendimento.

As regras universais de arquitetura de software aumentam dramaticamente a produtividade dos desenvolvedores ao longo da vida dos sistemas. A "Arquitetura Limpa" não é só mais um catálogo de opções. Com base em meio século de experiência nos mais variados ambientes, o autor indica as escolhas a se fazer e explica a razão pela qual elas são cruciais para o êxito. 

O livro está cheio de soluções simples e diretas para os desafios reais enfrentados, os responsáveis por influenciar diretamente o sucesso ou fracasso dos projetos. Assim, entrega a oportunidade de aprender sobre as metas, as principais disciplinas e práticas para concretizá-las; dominar os princípios essenciais do design para abordar função, separação de componentes e gestão de dados; ver como os paradigmas de programação impõem disciplina ao restringirem as ações dos desenvolvedores; implementar estruturas ótimas e de alto nível para web, banco de dados, thick-client, console e aplicativos incorporados; definir limites e camadas adequadas e organizar os componentes e serviços.

 

“Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations”, de Jez Humble e Gene Kim

Este é o tipo de previsão necessitada por CEOs, CFOs e CIOs, caso tenham o desejo de fazer sua empresa sobreviver em um novo mundo centrado por software. No geral, é recomendado a qualquer pessoa envolvida em uma transformação digital para uma orientação sólida. Assim, chama a atenção, principalmente, em saber mais sobre as funcionalidades de cada questão.

Trazer a tecnologia para gerar valor de negócio e apresentar dados de pesquisas ajuda a medir a performance. Esse é um dos conceitos abordados e defendidos no livro,  mostrando uma visão inovadora ao explicar o real significado de ter um time de alto desenvolvimento por meio de métricas do sistema.

Durante quatro anos de pesquisa inovadora para incluir dados coletados dos relatórios State of DevOps conduzidos com Puppet, Dr. Nicole Forsgren, Jez Humble e Gene Kim decidiram encontrar uma maneira de medir o desempenho da entrega de software usando métodos rigorosos e estatísticos. Este livro apresenta as descobertas e a ciência por trás dessa análise, tornando as informações acessíveis para os leitores aplicarem em suas próprias organizações. Os interessados descobrirão como medir o desempenho de suas equipes e em quais recursos devem investir para obter um desempenho mais alto, sendo ideal para a gestão em todos os níveis.

 

“O projeto fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer”, de Gene Kim

Esse romance retrata um problema bem comum do mundo real: um dos personagens é gerente de TI de uma empresa e é acionado para “salvar” um projeto o qual representa o futuro da organização, mas extrapola o orçamento e está bastante atrasado. De uma forma um tanto inusitada, os renomados autores do DevOps apresentam uma história reconhecida por trabalhadores de TI, conectando desenvolvedores e times de infraestrutura e focando no papel do DevOps para realizar essa união. Justamente por ser uma situação tão comum, causa aproximação e simpatia com o enredo.

Assim, com um ritmo rápido e divertido, Gene Kim consegue transmitir em sua obra três pessoas renomadas do movimento DevOps apresentando uma situação extremamente cotidiana a partir do protagonista Bill. Desse jeito, leitores aprenderão como melhorar suas próprias organizações e nunca mais verão a tecnologia da informação da mesma forma.

Logo, é uma leitura obrigatória para quem quer transformar seu departamento para possibilitar o sucesso do negócio, refletindo em uma necessidade de todo líder e profissional tech ler a obra. No geral, de um jeito cativante, o qual captura brilhantemente os dilemas enfrentados pelas entidades, são oferecidas soluções reais para o êxito.

 

Gostou das indicações? O Nube publica todos os finais de semana, em seu blog, matérias com dicas também de cursos, concursos e exposições, confira em nosso site e aproveite! Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com conteúdos exclusivos e incríveis sobre o mercado de trabalho e oportunidades. No mais, baixe o app Nube Vagas, disponível para Android e iOS para ficar por dentro de tudo. Lembre-se de manter seus dados atualizados, como e-mail e telefone para não perder nada! 

O Nube confia no seu potencial de crescimento e te ajuda a ir cada vez mais longe com a sua jornada dos sonhos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe