Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
expanda-a-sua-empresa-com-a-contratacao-de-estagiarios

Expanda a sua empresa com a contratação de estagiários  

Notícia | 06/09/2023

Larissa Almeida

O crescimento é o objetivo principal de qualquer empresa. No entanto, para alcançá-lo é essencial contar com uma equipe preparada e de confiança. Afinal, o aumento de demanda é um fator determinante do avanço, não é somente o lucro responsável por caracterizar essa transformação. Nesse sentido, ampliar o time vem como uma consequência obrigatória. Apesar do mercado de trabalho competitivo, encontrar o talento certo para complementar a entidade pode ser uma missão difícil. Então veja, nesta matéria, como a contratação de estagiários é uma opção promissora para o ampliamento da marca. 

Entenda mais sobre a posição de estágio e como contratar esses profissionais 

O ato educativo escolar supervisionado é um cargo voltado para o desenvolvimento de futuros especialistas. Isso porque, segundo a lei n° 11.788/2008, só podem ocupar a posição indivíduos regularmente matriculados em uma instituição de ensino. Em suma, são candidatos do ofício apenas pessoas a partir dos 16 anos de idade e estudantes, seja do ensino médio, técnico ou superior. Assim, eles ainda não completaram um ciclo de formação, estão em um processo de aprendizado, na teoria, sobre a área de desejo. Dessa forma, o estágio é a chance de aplicar esse conhecimento na prática e vivência a rotina pela qual se dedica antes de pegar o diploma. 

A Lei de Estágio também esclarece quem pode admitir esse grupo em sua corporação. Conforme a norma, estão aptas para oferecer essa chance, as organizações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais.

A ocupação tem as suas diferenças quando comparada com um contrato CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. Sendo assim, o empregador deve estar atento às principais regras. Confira três especificidades do ofício: 

Carga horária reduzida:  esse ponto deve ter a atenção das companhias e do talento inserido no cargo. Segundo a regra, é permitido ao contratado exercer no máximo seis horas diárias e 30h semanais. Assim como, é expressamente proibido a realização de jornadas extra! Essa circunstância é um desrespeito a modalidade e pode gerar vínculo empregatício. Afinal, o período reduzido tem o intuito de contribuir com uma formação educacional saudável, sem interferir no desempenho da rotina estudantil. 

Não existe valor mínimo de remuneração: o pagamento da bolsa-auxílio, dentro da classificação de estágio extracurricular, é obrigatório. Apesar disso,ele não tem um valor mínimo pré-definido. Então, fica a critério da corporação definir a quantia oferecida ao estagiário. Porém, trata-se um item atrativo, de valorização a mão de obra e responsável por auxiliar o estudante em sua formação, logo, é aconselhável um valor condizente com o custo de vida local e as atividades a serem realizadas. 

Arcar com o transporte é uma obrigação: na posição, para quem não atua no modelo remoto, o fornecimento do auxílio-transporte, valor utilizado para a locomoção do colaborador até a organização, é obrigatório. Já para os mais atualizados, em uma rotina home office, ele deixa de ser uma exigência. No entanto, também é indicado a oferta de um auxílio para aprimorar os recursos como computador e uma boa rede de Internet. 

Além de dar o start em carreiras promissoras, existem outras medidas favoráveis ao crescimento da organização 

Claro, acrescentar colaboradores e desenvolvê-los com a cultura da própria organização, de fato, é uma estratégia promissora. Porém, ela não é a única solução a ser aplicada na companhia quando a meta é expandi-la. Sendo assim, Rafael Somera, CEO da Solutudo, deixa cinco dicas de como evoluir o porte da sua pequena e média organização. Veja e anote: 

1.Gestão horizontal: esse modelo de gestão empresarial é uma ideia onde as decisões devem ser tomadas em conjunto. Os líderes precisam delegar parte do comando e fazer com os colaboradores tomarem uma postura ativa no instante de resolução, deixando a hierarquia tradicional de lado.


2.Criar senso de pertencimento: os acontecimentos dos últimos anos fizeram muitos de nós mudar as nossas prioridades, inclusive em relação ao trabalho. A consultoria de carreira Gorick Ng entrevistou centenas de jovens ao redor do mundo para saber qual a prioridade deles em relação à carreira e de acordo com os dados divulgados pela Forbes, menos de 2% do público tem ambição de subir na pirâmide corporativa.


3.Criação de espaços de descontração: a criação de espaços de descontração é uma prática muito popular por ser usada em startups. São lugares para os funcionários relaxarem e se relacionarem entre eles, promovendo o bem-estar.

4.Maior flexibilidade: segundo o índice de confiança da consultoria Robert Half, 71% dos recrutadores de empresas avaliam a flexibilidade como uma condição determinante para atração e retenção de talentos e 71% dos empregados concordam. Outra pesquisa, publicada pela MIT School of Management, mostra como os horários versáteis são uma das principais prioridades entre talentos em busca de uma chance no mercado. 

5.Escute e, de fato, compreenda o time: conforme uma análise realizada pela Deloitte, 42% dos entrevistados procuram por novos empregos quando passam a acreditar na falta de valorização sobre as suas habilidades e não oferecem possibilidade de expansão. Esse dado mostra a importância de valorizar os profissionais em todos aspectos, seja pelas competências ou por meio das características humanas.

Ao oferecer processos de liderança de trabalho com modelos mais próximos das startups, aliados à comodidade, a sua companhia entrega a segurança necessária para atrair aspirantes. Por fim, essas admissões  irão impulsionar o seu negócio.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Não se esqueça! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar os melhores talentos, conte com o Nube!  

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete