Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estagiarios-saiba-selecionar-o-futuro-do-seu-negocio

Estagiários: saiba selecionar o futuro do seu negócio 

Notícia | 05/09/2023

Pedro Fagundes

Sua empresa pretende renovar o cotidiano de atuação? Nessas horas, recorrer ao mercado de trabalho desponta como a solução ideal. Todavia, não basta se lançar ao meio sem nenhum plano para sanar as dores. Quando o tema é inovação, o segredo está, justamente, na procura por estagiários e jovens aprendizes. No entanto, achar o profissional adequado nem sempre é uma tarefa fácil. O fato de existirem, segundo o Inep, cerca de 18,6 milhões de estudantes, ansiosos para ingressar laboralmente, é fantástico, visto a diversidade de mentes à disposição. Entretanto, filtrá-los conforme as suas metas e ideais torna-se uma missão difícil de ser executada. Quer descobrir como driblar essa condição? Afie sua seleção e veja o conteúdo abaixo!

 

Identificação de currículo

Antes de estabelecer qualquer contato direto com o concorrente, é de praxe descartar a maioria deles a partir da análise do seu curriculum vitae (CV). Essa etapa é essencial para a viabilidade do procedimento, pois retira uma espessa camada e deixa, somente, os mais aptos ao cargo. Entretanto, ela exige um cuidado redobrado. Por descuido da organização, pessoas bem qualificadas podem acabar eliminadas. A fim de evitar os riscos, o recrutador precisa se atentar em como as competências do pretendente se encaixam com os requisitos da companhia. “O capital humano é o bem mais precioso de uma corporação. Porém, por conta de pequenos desvios, sua aquisição costuma ser o ‘calcanhar de Aquiles’ dos negócios”, destaca a CEO da Health Business School, Marina Figueiredo.

Mesmo com cautela, o equívoco de uma triagem pode persistir, pois provém – muitas vezes – de quem se inscreve. A simples não atualização de um currículo já corrompe todo o processo. As falhas são inúmeras, como esquecer de adicionar cursos complementares, não abordar vivências marcantes ou, até mesmo, deixar de fora o e-mail e telefone para contato. Esses erros inviabilizam, por exemplo, a participação de quem estaria de acordo com o perfil da instituição. A especialista em recursos humanos, Roberta Vyborny, aponta como esse tropeço apenas soma à má tendência de procedimentos de seleção serem realizados às pressas. “Isso não apenas desclassifica bons concorrentes, como também direciona pessoas às vagas erradas. Assim, corre-se o risco de precisar repetir tudo de novo”, explica.

 

Identificação de soft skills

Uma mensagem pode ser transmitida a outra pessoa, tanto por meio da fala, quanto por gestos. Em um cenário de recrutamento, esses quesitos provam-se imprescindíveis para o sucesso de qualquer candidato. Tratam-se de características eliminatórias. A imperfeição na comunicabilidade e a má postura são aspectos – infelizmente – comuns. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) traz o ponto de vista do avaliado. Conforme os dados, 29,62% (4.702 indivíduos) enxergam a utilização da linguagem informal como uma condição desclassificatória. Fala-se, aqui, de uma competência comportamental, a qual foge dos critérios tradicionais de recrutamento. “Essa tendência de não avaliar as soft skills inibe o potencial da seleção e pode prejudicar o futuro do contratado”, pondera Marina.

Do mesmo modo, a maneira como uma pessoa se porta à frente de uma equipe ou gestão também deve ser entendida como um fator crucial. É inviável ignorar os malefícios de quem apresenta-se a um time deitado em um sofá, com os olhos virados para o celular, desatento, avoado ou, simplesmente, sem foco algum no momento presente. Atitudes como essa, demonstram desinteresse pela vaga. De nada vale investir em quem não se preocupa com a imagem passada para o próximo. Fazer-se presente em uma reunião, de maneira integral, é o mínimo a ser exigido. Tome cuidado e crive quem não se adequa aos parâmetros.

A fim de pleitear uma posição dentro de uma entidade, saber se expressar prova-se uma condição insubstituível. Obviamente, não é preciso encontrar um apresentador de telejornal a cada conversa. A timidez faz parte e jamais deverá ser um fator decisivo para um julgamento. Até porque comunicação não se resume ao ato da fala, porém a eficiência de transmitir mensagens. Por isso, dominar a arte de colher e transportar informação, de maneira clara e objetiva, é fundamental para quaisquer ofícios. Uma conversa sem ruídos deixa de causar dúvidas a quem escuta. Dessa forma, diminui o tempo gasto com questionamentos e mal entendidos, proporcionando uma maior agilidade para a entrega do serviço.

 

Hora da entrevista

Há quem aponte a entrevista como o divisor de águas de um processo seletivo. Muitos consideram-na como tal, pois é capaz de discernir o engajado do desestimulado. Para se tomar nota, um dos principais critérios a serem avaliados é a vontade de aprender e evoluir dentro da corporação. Logo, a maneira como o bate-papo é desenvolvido seleciona, automaticamente, os mais interessados. Esse entusiasmo pode ser expresso por diferentes formas. Acompanhe abaixo algumas atitudes imprescindíveis para não correr nesse momento tão decisivo:

- Estude previamente sobre o contratante

- Deixe as distrações de lado durante a conferência 

- Prepare-se para possíveis perguntas

- Treine a oratória

- Roteirize sua apresentação de forma concisa 

Esses detalhes podem mudar o rumo de uma contratação. Segundo o Nube, 14,07%  (2.234 dos votantes) reconhecem o déficit de uma boa introdução como uma das razões por trás de seu desvalimento. Já 5,86% (931 das opiniões), entendem como desconhecer questões a respeito do empreendimento torna-se o motivo deles serem invalidados. Por isso, a recomendação básica a seguir é valorizar cada processo de uma maneira única. Não se trata de um jogo ou algo lúdico. Pelo contrário, é a via responsável por levar o estudante até seu sonho. “Ter cuidado no momento de recrutamento é indispensável, pois resultará em um crescimento em mão dupla, tanto pessoal, quanto institucional”, finaliza Marina.

 

Gostou das indicações? Então, esteja atento a cada comportamento dos aspirantes, garanta uma seleção criteriosa e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para captar os melhores talentos para o seu estabelecimento é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube incentiva os processos seletivos e acompanha o seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete