Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
prepare-se-faltam-tres-meses-para-o-enem

Prepare-se: faltam três meses para o Enem  

Notícia | 04/09/2023

Larissa Almeida

Para quem está no ensino médio, provavelmente não se fala em outra coisa além do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Essa prova é vista quase como um evento para os estudantes. Afinal, com a sua nota, os indivíduos conseguem alcançar inúmeras oportunidades para construir a carreira profissional, como a conquista de uma vaga de estágio, por exemplo. No entanto, a data de realização está cada vez mais próxima e a preparação é indispensável. Então veja, nesta matéria, dicas para obter o melhor desempenho na avaliação. 

Infográfico com dados sobre o Enem 2023

 

Fique por dentro de todas as datas e informações relacionadas a prova 

As inscrições deste ano já se encerraram! De acordo com os dados do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os números de 2023 superaram as edições anteriores. Assim, mais de 3,9 milhões de pessoas estão registradas agora. A apuração indica uma retomada sobre o aumento de participantes, se comparada às informações do biênio anterior. O avanço registrado pela entidade é de 13,1%, em relação a 2022, quando foram 3.476.226; e de 14,2%, em para 2021, o qual teve 3.444.171 indivíduos realizando. 

O órgão também analisou as faixas etárias mais presentes, a maior parte dos participantes tem 17 anos de idade (21,5%), seguida de perto pelos vestibulandos de 21 a 30 (20,8%) e pelo grupo com 18 anos (20,8%). O público com 16 ou menos correspondem a 10,6%. Já quem tem 19 representa 10,2%. As pessoas de 31 a 59 anos são 9,4%. A parcela de 20 anos concentra 6,4% do total e os sexagenários, 0,3%.

Assim, quem perdeu esse período de cadastro, pode ficar atento desde já para o instante de 2024. No entanto, os estudantes com esse passo garantido não podem perder as datas de execução do exame. A aplicação acontecerá por dois domingos, cinco e 12 de novembro. Após a realização, a divulgação do gabarito oficial sai em 24 de novembro e, por fim, o resultado, apenas, seis de janeiro de 2024.

Um bom desempenho pode ser crucial para a ingressão em uma universidade 

A dedicação a essa avaliação não é atoa. Isso porque uma boa nota pode auxiliar o estudante a ingressar no ensino superior. Em suma, a pontuação consegue ser transferida para os programas governamentais, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o qual promove a entrada nas faculdades públicas, como a USP - Universidade São Paulo e outras. Para quem tem as qualificações, o resultado também pode ser aplicado no Prouni (Programa Universidade para Todos), responsável por garantir bolsas de até 100% em instituições particulares ou o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). 

Estar em uma graduação faz toda a diferença na construção da trajetória profissional 

Em um levantamento sobre empregabilidade, realizado pelo Instituto Semesp, Instituição a qual representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil, em parceria com a plataforma Simplicity, demonstrou as vantagens do universitário. De acordo com o estudo, 82,2% dos oriundos de instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, houve alguma melhoria em sua vida pessoal após pegar o seu diploma. Cerca de 24% citaram elevações salariais, 19,9% ingressaram em uma pós-graduação e 33% relataram a conquista do primeiro emprego ou um novo ofício em seu segmento de atuação.

A data da prova está cada vez mais próxima, saiba como se preparar

O instante exige bastante força mental e estabilidade emocional, por isso, a preparação é um processo indispensável para lidar com a prova. Nesse sentido, faltando menos de três meses, Arthur Buzatto, presidente e mantenedor da Escola Vereda, compartilha seis estratégias eficazes para os candidatos. Confira e anote: 

  1. Organize-se antecipadamente: é essencial criar um cronograma de estudos realista, distribuindo o tempo disponível para revisar todas as disciplinas abordadas no Enem. “Dessa forma, será mais fácil acompanhar o progresso e evitar a sobrecarga de estudos próximo à data da prova”, indica. Dividir as matérias em blocos e estabelecer metas diárias, semanais e mensais também é uma boa prática.
  2. Conheça o formato da prova: familiarizar-se com a estrutura da avaliação permite entender as diferentes áreas de cognição abordadas e a quantidade de questões em cada uma delas. "Uma das melhores maneiras de se preparar é fazer simulados com provas de anos anteriores. Isso ajuda o aluno a se acostumar com o formato, gerenciar seu tempo e a identificar os pontos de melhoria", explica Buzatto.
  3. Faça um plano de estudos personalizado: fazer um plano de estudos personalizado é uma estratégia de maximizar o aprendizado de cada aluno em particular. Segundo o especialista, essa é uma forma de tornar o instante de conhecimento produtivo. “Reconhecer as próprias dificuldades e focar nelas, sem esquecer de reforçar os conteúdos de domínio, garante um plano muito mais eficaz”, completa.

  4. Utilize recursos didáticos variados: além dos livros e materiais escolares, uma boa dica é aproveitar recursos digitais, como vídeo aulas, plataformas de estudos on-line e aplicativos específicos para o Enem. Essas ferramentas podem oferecer explicações complementares, exercícios práticos e simulados, contribuindo para a diversificação dos métodos de aprendizado.

  5. Forme grupos de estudo: compartilhar fundamentos e experiências com outros estudantes pode ser altamente benéfico. Uma forma de fazer isso é a criação de grupos de estudo com colegas com objetivos semelhantes. "O estudo em grupo pode ser um grande incentivo. Além disso, ensinar e explicar conceitos para os outros também ajuda a consolidar o próprio intelecto", complementa o presidente da Escola Vereda.

  6. Cuide de sua saúde física e mental: manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente, dormir o suficiente e reservar tempo para atividades de lazer são cuidados dos quais faz muita diferença no rendimento dos estudos. “A ansiedade é um fator o qual tende a atrapalhar muito os alunos nessa fase. Por isso, é importante lembrar do descanso. Ele é fundamental para a absorção do conteúdo”, finaliza Buzatto.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Não se esqueça! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete