Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
segundo-dia-de-feira-o-que-aconteceu-pela-manha

Segundo dia de Feira: o que aconteceu pela manhã? 

Notícia | 30/08/2023

Pedro Fagundes

Depois de uma abertura recheada de sucessos para milhares de estagiários ao redor do país, o segundo dia de Feira tem tudo para entregar ainda mais sorrisos e aprendizados. Neste exato momento, acontece a imperdível palestra a respeito de “A Experiência de Estagiar em Empresas com Programas de Estágio: o que esperar?”, com a participação do gerente de recursos humanos - HRBP da M. Dias Branco, Erielto Gadelha, da assistente do jurídico consultivo da CCR S.A., Rafaela Oliveira, do associado da AFAS Adviser Consultores Associados, Robinson Pena e da analista de talent acquisition da Alstom, Vitória Oliveira. Além de ficar antenado nesse bate-papo, vamos rever como foi o evento até agora! 

 

Uma palestra fantástica para iniciar a manhã com o pé direito

Ainda antes do sol chegar a pino, das 9h às 9h30 da manhã, a analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, Bianca Leal, esteve ao vivo para tratar sobre a seguinte proposição: “Passaporte para a Carreira: construa um currículo de destaque”. Essa conversa, apesar de rápida, é uma mensagem sóbria e direta, perfeita para o estudante em busca de alinhar sua imagem corporativa e atingir a posição dos sonhos. Para isso, Bianca salienta a essencialidade de seguir uma passo a passo na elaboração do curriculum vitae (CV). Além disso, insiste na valorização de experiências prévias, desde a escola até outras atividades extra-curriculares. 

A etapa de envio do CV é, ao mesmo tempo, o mais simples, porém crucial passo a se tomar dentro de um processo seletivo. Com um único deslize, pode-se ganhar e perder candidatos fantásticos. A mesma regra vale, é claro, para o lado de quem envia seu repertório à entidade contratante. “Por isso, é importante, no momento de montar o perfil, refletir sobre sua estrutura. É imprescindível adicionar informações pessoais, responsáveis por identificar e alocar o estudante – sem elas, ele jamais será contatado. Depois disso, escrever a respeito dos objetivos profissionais, direcionados ao empreendimento almejado. Por fim, e ainda mais relevante, destacar as qualificações. Aqui, cabe toda e qualquer experiência. Lembrem-se: proatividade é chave”, indica a analista de treinamento do Nube, Bianca Leal.

 

Conversa para abrir os olhos ao futuro 

Logo em seguida do primeiro encontro, das 9h30 às 9h50, foi a vez do fundador da Vamos Subir, Flavio Valiati, dar algumas dicas sobre “O futuro dos empregos em 2023 e as habilidades mais procuradas nos profissionais”. O tema, também abordado em outras matérias do nosso blog, é de extrema notabilidade para quem quer estar sempre um passo à frente do mercado e valorizar seu repertório. Antes de atender a especializações específicas, o estagiário deve, justamente, provar seu engajamento. Isso pode ser feito por meio da identificação de tendências.

Valiati conta como, historicamente, as habilidades técnicas destacam-se como as mais valorizadas – rastreadas pelos selecionadores por meio de certificados. Na contemporaneidade, a lógica tem se invertido. São as competências comportamentais quem, agora, ganham a atenção de recrutadores. Por isso, a fim de se colocar em uma posição de prestígio, é necessário seguir algumas orientações. “De lá para cá, as soft skills têm se tornado mais relevantes. Elas são os requisitos inerentes ao ser humano, tal qual a comunicação, adaptabilidade e criatividade. Ou seja, tudo aquilo tradicionalmente não ensinado dentro de uma sala de aula – tampouco facilmente apreendido”, pontua.

 

Um debate profundo para valorizar o feminino

Já entre às 10h e 11h da manhã, ocorreu uma troca super bacana entre um time composto pela cloud engineering solution manager da América Latina da Oracle, Andrea Rigoni, a gerente de TI e sistemas no Banco Mercantil, Joana Darc, e a coordenadora de BI e data analytics da Embraer SA, Rosana Lodi Ros. A temática debatida foi “Carreiras Tech: trajetórias de mulheres na indústria de tecnologia”. A proposta foi trazer ao centro do debate duas pautas quentes e contemporâneas: a necessidade de se adaptar ao universo tecnológico e a inclusão do público feminino no nesse mercado. 

Para a cloud engineering solution manager for Latin America da Oracle, Andrea Rigoni, estar inserido na área de tecnologia significa estar em constante mudança. “Não se confundam, o caminho não é em linha reta. Nos últimos dez anos, por exemplo, sentei em várias cadeiras, rodei por inúmeras funções. Por isso, indico ter resiliência para aceitar o fato da sua especialização – porventura – ser ultrapassada. Além disso, contar com a flexibilidade para, depois do prejuízo, já correr atrás da novidade. Somos eternos estagiários e aprendizes, em nossas atividades”, explica. 

 

Uma entrevista para quem pretende capturar os melhores talentos

Outra fantástica apresentação aconteceu das 11h30 às 12h30. Esse foi o momento quando o palco se abriu para falar a respeito de “Processo seletivo: estratégias para conseguir um estágio”. Para tanto, foram convidadas: a analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, Bianca Leal, a coordenadora de seleção do Nube, Jéssica Quione, e a gerente de RH da Sintel Tecnologia, Marília Carvalho. O intuito da roda de conversa foi, justamente, abrir os olhos do público – em busca de posições profissionalizantes – quanto aos atalhos para atingir esse objetivo. “Conhecer sobre a vaga e a respeito de si mesmo é essencial. Pergunte-se quais suas fraquezas e fortalezas. A partir dessa percepção, aflore habilidades. Utilize isso durante uma entrevista – participe e apareça, você será lembrado”, recomenda Marília.

 

Um aulão recomendado para quem quer turbinar sua carreira 

Por fim, das 13h45 às 14h10, a jornalista e empresária, apresentadora do programa Sem Censura, da TV Brasil, Marina Machado, utilizou seu espaço para transmitir uma mensagem com o tema “Maximizando seu Potencial: como se preparar para uma vídeo entrevista”. As indicações foram – como sempre – certeiras, bem humoradas, incisivas e cheias de experiências. Em horas como essa, a melhor coisa a se ouvir são histórias carregadas por quem já viveu aquilo na pele e, agora, regado por erros e acertos, pode apontar a trajetória a ser percorrida. 

Para isso, ela passa uma lista de orientações imperdíveis a quem não quer vacilar na hora de enfrentar o primeiro one a one de sua carreira: “a primeira coisa é se preparar quanto ao conteúdo. Aqui, valem experiências, hobbies, ações feitas na sua comunidade, dentre outras atrações capazes de transmitir seu potencial. O substancial é demonstrar sua força e interesse por aquilo”, destaca Marina. Além disso, a jornalista também dá atenção aos olhos de quem entrevista. “Preze, igualmente, pela imagem a qual será transmitida, busque uma boa iluminação em entrevistas on-line. Ou seja, valorizando a oportunidade, sua marca ficará em evidência”, complementa.

Quer conferir outros conselhos nesse direcionamento? Então, entre no nosso site e veja os programas intitulados Minuto Carreira. Em apenas 60 segundos, você já sai com um conhecimento melhor lapidado e enriquecido. Toda fração de tempo é válida para incrementar seu repertório.

 

Próximas atrações da Feira

Chegou até aqui? Então corra para não perder nem um segundo da programação incrível pela frente. Como já dito, neste mesmo instante, das 14h30 às 15h30, acontece uma palestra inspiradora, mediada pelo jornalista Pedro Fagundes, acerca dos “A Experiência de Estagiar em Empresas com Programas de Estágio: o que esperar?”. Quem irá estrelar o palanque são o gerente de recursos humanos - HRBP da M. Dias Branco, Erielto Gadelha, a assistente jurídica do jurídico consultivo da CCR S.A., Rafaela Oliveira, o associado da AFAS Adviser Consultores Associados, Robinson Pena e a analista de talent acquisition da Alstom, Vitória Oliveira. Se você está pensando em embarcar em uma jornada formadora organizacional e tem dúvidas a respeito de seu processo, não pense duas vezes e mergulhe no conteúdo! Assista aqui.

Ainda hoje, das 17h15 às 18h, haverá um bate-papo prazeroso com o jornalista e apresentador do Existo Podcast, Fábio Turci. Esse Nube Cast – programa ao vivo, no formato de video cast – contará, também, com a participação da gerente de treinamento e desenvolvimento do Grupo Nube, Eva Buscoff, e do diretor de comunicação e marketing da Noticiando, Mauro de Oliveira, responsáveis por hostear o debate e ampliar visões acerca do mundo corporativo. A conversa promete transmitir uma mensagem carregada de conhecimento jornalístico e, claro, da área da comunicação como um todo. Por isso, não saia de perto da tela e aproveite o programa. Não tem como ficar de fora!

 

Gostou do cronograma? Então, prepare-se, organize seu tempo, fique atento e bom proveito. Estamos te esperando! Para mais sugestões como essa, continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais! Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade. 

A Feira de Estágios Nube 2023 acontece até dia 31 de agosto, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Se você perdeu o primeiro dia da Feira, não se preocupe, ainda dá tempo de assistir aos conteúdos. Afinal, aprender é sempre uma porta para o futuro! Acesse: nube.com.br/feira e garanta sua inscrição. O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos!

O Nube preza pela evolução do estudante no mercado e torce sempre pelo sucesso.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete