Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
leve-ou-engracadinho-a-barreira-do-humor-no-trabalho

Leve ou engraçadinho: a barreira do humor no trabalho 

Notícia | 28/08/2023

Pedro Fagundes

Você já contou uma piada para o seu chefe? Uma vez dentro do mundo dos negócios, é natural o estagiário, jovem aprendiz ou efetivo, assumirem uma persona diferente daquela cotidiana – válida para roda de amigos, faculdade ou reuniões em família. Trata-se de separar o CPF do CNPJ. Nessa transição, costuma-se agregar seriedade, foco e, claro, profissionalismo. No entanto, ao adquirir esses tons pastéis, parte do brilho e da animação individual podem se perder. Segundo o relatório “The Secrets of the Happiest Companies and Employee”, 91% dos líderes enxergam o senso de humor como essencial para o avanço na carreira. Ficou curioso com esse contraponto? Acompanhe a reportagem e encontre o equilíbrio entre o comportamento institucional e a leveza!

 

Entendimento do humor no meio empresarial

A propagação de uma imagem rígida do mercado não é de hoje. Pelo contrário, é apenas na contemporaneidade quando começa-se a encontrar pontos fora da curva, prometendo vínculos mais abertos e flexíveis. Todavia, são raridade. A descontração, naturalmente, está atrelada ao lúdico – alheio ao ofício. Contudo, nem sempre os estereótipos provam-se na prática. De acordo com o mesmo levantamento, 84% dos gestores compreendem o bom humor como um acessório capaz de tornar as pessoas mais eficientes. “Sempre achei meio estranho esse papo do trabalho não ser um lugar para brincadeira. As pessoas têm a falsa concepção da necessidade de serem sérias no ambiente organizacional. Porém, o sorriso jamais comprometerá a sua credibilidade”, explica o humorista e host de eventos corporativos, Bruno Romano.

O comediante acredita, justamente, na conduta contrária. Para ele, quanto mais próximo da normalidade, melhor. “Quem busca transmitir, em seu expediente, um tom de informalidade, tende a passar mais confiança. Essa postura tranquila expressa sabedoria, como se o indivíduo não precisasse recorrer a uma máscara para convencer o público de seus argumentos”, defende. O olhar menos institucional, apesar de retirar cordialidades, entrega uma joia bruta, com um reflexo transparente. Isso é, um posicionamento verdadeiro e sem ruídos. A naturalidade da fala, apartada da rígida formalidade, tem o poder de cativar o ouvinte. Enquanto a austeridade apresenta uma carga calma, revestida em cores frias, a comicidade é dinâmica, envolvida por uma matriz mais quente.

 

Humor como ferramenta

O segredo está na dosagem. Para introduzir o humor no cotidiano laboral, é preciso identificar a linha tênue entre o incentivo e o exagero. Existe um universo de posicionamentos antes de atingir aquele tom escrachado, pastelão – o qual não cabe ao contexto empresarial. A piada, aqui, deve extrapolar o conceito parnasiano, de “arte pela arte”, e servir como um complemento. “Eu a vejo como uma ferramenta da comunicação. Para utilizá-la com eficiência, é preciso – anteriormente – entender o formato da mensagem veiculada na corporação. A partir disso, adapta-se à linguagem e cria-se um conteúdo nichado, encaixável nos moldes da companhia”, pontua Romano.

Assim como qualquer outra ação dentro do ecossistema corporativo, a utilização da ironia, comparação e outras figuras de linguagens, não devem ocorrer sem critério. Existem momentos recomendáveis, ou não, para se desferir um golpe humorístico. Imagine, por exemplo, uma reunião de feedback. O clima mais denso pede por uma postura sóbria, perfeita para captar e contornar adversidades. Todavia, depois de superado, usar uma expressão como “quebra-gelo” sempre será bem-vinda. Tal como sugere o termo, ela tem o poder de perfurar a dureza do diálogo e promover uma troca mais leve.

Não à toa, a piada é um excelente cliffhanger. Ou seja, um fio de ouro, sempre chamativo e capaz de amarrar um argumento ao outro. É ideal para reconquistar o olhar do ouvinte, repetitivas vezes, no decorrer de uma fala. Ela consegue prender nossa atenção, despertar curiosidade e, assim, torna-se memorável. Ou seja, é um discurso efetivo, perfeito para grudar na mente de quem o escuta. Novamente, deve-se ter cuidado para não pecar pelo exagero. Utilizar, conscientemente, uma ou outra brincadeira no discurso consegue converter uma pessoa em um ouvinte ativo. Todavia, lançar piadas ao vento, sem critério, pode ofuscar o propósito da mensagem e criar um ruído. 

 

Benefícios de sua utilização

O humor como dispositivo não descredibiliza. Pelo contrário, ele potencializa a recepção e fortalece o vínculo com quem escuta. Confira abaixo cinco vantagens de colocar a risada em prática no dia a dia institucional:

1- Redução do estresse: o humor pode ser uma excelente maneira de aliviar a falta de paciência relacionada ao trabalho. Rir libera a endorfina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar. Dessa forma, reduz-se naturalmente a ansiedade e a tensão.

2- Fortalecimento das relações interpessoais: a promoção do riso pode ser um instrumento poderoso para melhorar a comunicação e o relacionamento entre colegas de escritório. Piadas e brincadeiras compartilhadas ajudam a construir laços e criar uma atmosfera de parceria. Porém, tome muito cuidado com a tonalidade e intenção das brincadeiras. A risada deve ser construída para si mesmo, não para atacar ao outro.

3- Estímulo à criatividade e inovação: um ambiente descontraído e aberto ao humor pode estimular o pensamento de novas ideias e auxiliar os funcionários a “saírem da caixa”. As pessoas tendem a ser mais criativas quando se sentem à vontade para expressar ideias, mesmo por meio do humor.

4- Melhora na resolução de conflitos: o uso de mecanismos de descontração pode ajudar a suavizar situações tensas e melhorar a resolução de embates. Uma de suas aplicações está no desarmamento de discussões acaloradas e na facilitação do diálogo.

5- Busca pelo engajamento: um ecossistema corporativo receptivo à abordagens leves e, até mesmo, engraçadas, pode aumentar o engajamento dos colaboradores. Eles se sentem mais conectados ao empreendimento e ao seu propósito. Esse passo pode resultar em maior dedicação e lealdade.

 

Gostou das indicações? Então, amoleça a rigidez do discurso, característico ao meio empresarial, dê um sorriso e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para renovar o seu método de atuação e alavancar a eficiência da companhia é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube incentiva a positividade, valoriza o sorriso e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete