Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-os-termos-corporativos

Conheça os termos corporativos  

Notícia | 25/08/2023

Larissa Almeida

A comunicação é um elemento extremamente diverso. Seja quando falamos com alguém próximo, na universidade ou em qualquer outro lugar, existem diferenças e similaridades na fala de cada um. Nesse sentido, o meio corporativo, ao longo do tempo, foi formulando a sua própria linguagem, repleta de termos estrangeiros, mas considerados essenciais. Dessa maneira, seja você uma aprendiz, estagiário ou efetivo, é comum se deparar com algumas palavras com determinada frequência. Então veja, nesta matéria, o significado dos conceitos corporativos. 

A comunicação é uma habilidade indispensável para conquistar qualquer tipo de vaga 

A capacidade de manter um diálogo compreensível, por escrito ou verbalmente é indispensável. Isso porque no meio empresarial existe muita colaboração, nada é feito de maneira individual ou isolada. Por isso, é preciso saber contatar os demais funcionários com assertividade, saber tirar dúvidas, externalizar ideias, apresentar projetos, explicar possíveis problemas, assim como orientar medidas para resolvê-los, com clareza. 

Sendo assim, essa habilidade está sempre presente nos requisitos de inúmeras vagas.  Conforme o relatório “Demanda por talentos no cenário atual”, divulgado pelo Valor Econômico, entre as habilidades mais procuradas pelas empresas com oportunidades de emprego, as soft skills seguem em alta – com destaque para comunicação, liderança, visão do negócio e pensamento criativo. 

Conhecer outro idioma, além dos termos corporativos também é fundamental para destacar o currículo 

De acordo com um levantamento feito pelo site World Tips, baseado na 22ª edição do Ethnologue, uma base de dados responsável por analisar a população mundial, o primeiro lugar no ranking de idiomas mais conversados pertence à língua Inglesa, com cerca de 1.132.366.680 falantes. Ainda assim, no Brasil, segundo um estudo feito pela instituição British Council, apenas 5% dos brasileiros têm esse conhecimento e somente 1% desse total apresenta fluência. 

Portanto, quem mantém o quesito no currículo, certamente chamará a atenção dos selecionadores. Segundo um estudo realizado pela Page Personnel, 60% das vagas atualmente já buscam por candidatos com compreensão sobre o idioma. Em dez anos, a pesquisa indica como a  língua vai deixar de ser um diferencial e se tornar um requisito básico.

Contudo, uma pesquisa promovida pelo próprio Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, demonstra como a ausência do conhecimento sobre outra língua não é falta de vontade, mas sim, derivada de fatores como o alto custo.  Com mais de 20 mil respondentes, a maioria dos respondentes (68,71%) não  tem condições de pagar um curso de idiomas. Já 16,59% não conseguem encaixar esse compromisso na rotina, 11,54% direciona o dinheiro para outros campos. Em menor quantidade, 1,79% não vê motivos para aprender e, por fim, 1,38% nunca quis saber e consideram falar português o suficiente. 

Existem maneiras gratuitas para adquirir um conhecimento básico em outra língua 

Para quem tem interesse em desenvolver essa competência, vale a pena tentar maneiras alternativas de aprender. Com o auxílio da Internet, o acesso a conteúdos sobre esses assuntos é ainda mais simples. Em plataformas como o próprio YouTube é possível encontrar as famosas vídeo aulas, explicando coisas mais complexas, como regras gramaticais. Além disso, existem formas mais descontraídas, como ouvir músicas, ver filmes e séries sem legenda e também a leitura de textos e livros com um tradutor do lado. 

O inglês já é presente no cotidiano corporativo como os termos em português 

De acordo com um levantamento realizado pelo LinkedIn em parceria com o Duolingo, o Brasil é o 4º país do mundo o qual mais utiliza expressões em inglês. Os dados ainda mostram como 48% dos profissionais brasileiros usam termos dessa linguagem no ambiente  corporativo e 36% dos entrevistados já se sentiram diminuídos ao optarem por usar palavras em português. 

O cofundador e vice-presidente de estratégias da Ebony English, Rodrigo Faustino, ressalta como os jargões podem criar oportunidades desiguais para os colaboradores. “Os profissionais mais experientes se destacam nessas horas. Não conhecer determinadas palavras pode tornar a comunicação mais complicada, além de não ter uma integração mais assertiva entre funcionários experientes e novatos”, afirma. Por isso, ele apresenta o significado de alguns conceitos: 

1 - Briefing

Briefing é um documento no qual contém informações ou dados de uma empresa para realizar um projeto. Trata-se basicamente de um resumo para guiar as etapas de um objetivo.

2- Insights

Insights é uma maneira nova de pensar sobre determinado assunto. A palavra é utilizada quando se tem uma ideia ou clareza de algo. 

3- Bullet Points

Os bullet points são os pontos principais de um texto, artigo, ata ou qualquer outro arquivo, nele concentram-se as informações de destaque.
 

4 - Networking

Quem nunca ouviu o chefe falar sobre ir em determinado evento fazer networking? Pois bem, ele trata-se de uma ação para promover sua rede de contatos, buscar parceiros estratégicos e trocar experiências mútuas.
 

5 - Feedback

O feedback é o terror do time, mas não se assuste quando ouvir. O termo significa uma conversa para falar sobre a sua avaliação no ambiente laboral, isso diz respeito ao desempenho e as expectativas da companhia sobre você. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para compreender mais sobre o meio laboral e encontrar a vaga correta para o seu perfil, conte com o Nube!

 
 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete