Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-desenvolver-a-atencao-plena

Como desenvolver a atenção plena?  

Notícia | 23/08/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: com estímulos informativos em crescente fica cada vez mais difícil focar em uma única tarefa. Isso porque a atenção por si só é um processo cognitivo responsável por envolver toda uma concentração consciente em um conjunto de referências. Ou seja, é a capacidade de manter o foco mental em algo específico, ignorando seu entorno e outras situações irrelevantes. Entretanto, na atualidade, muitos estagiários, aprendizes e efetivos encontram problemas com essa questão. Sendo assim, descubra dicas! 

Entenda como ter um cérebro presente e seus principais benefícios voltados para a atenção plena

Nesse cenário, a atenção desempenha um papel fundamental na percepção, memória e raciocínio e todos somos capazes de negligenciar distratores, direcionando os olhos e ouvidos apenas para aquilo importante. Entretanto, isso pode ser uma missão árdua por alguns motivos, como os instigadores do ambiente a sua volta e os próprios pensamentos internos.

Dessa forma, os interesses e estado emocional são os maiores fatores para levar a distração. Outro ponto são os estímulos visuais e auditivos do espaço, os quais vão alterar o nível de concentração a todo momento. Um bom exemplo para contextualizar é imaginar estar preocupado com as demandas do trabalho durante o almoço, isso tirará o foco da comida para colocá-lo nas mensagens corporativas. Assim, será impossível comer bem e com saúde. 

Para a neurocientista parceira do Supera - Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci, essa concepção tem suas raízes na tradição budista e envolve estar totalmente presente naquele instante, sem julgamentos excessivos. “Na prática, é direcionar a atenção para o momento, as coisas feitas ou acontecendo agora, de forma intencional e manter a concentração ali, incluindo sensações físicas, pensamentos, emoções e o ambiente ao redor, sem outros devaneios do passado ou do futuro”, detalhou.

Leia também: o que é o estado de atenção plena? 

Como a atenção plena é fundamental para ajudar o nosso cérebro e aumentar o foco nas atividades? 

Esse exercício constante permite desenvolver uma maior consciência de nossos padrões de pensamentos, emoções e sensações corporais. Isso auxilia ser mais efetivo nas experiências psicológicas e físicas, em vez de ficarmos presos em preocupações. Como consequência, é possível criar mais clareza mental, reduzir o estresse e promover o bem-estar em geral. 

Inclusive, essas técnicas de atenção ajudam muito nas dietas e perdas de peso, porque temos a tendência de comer cada vez mais quando não é necessário, simplesmente por não estar com os neurônios presentes. Para muitos indivíduos, isso é extremamente complicado. Segundo Lívia, vivemos um constante fluxo de pressão. “Tem informações boas e ruins por todos os lados, nas mídias, Internet e redes sociais, mas o cérebro humano tem um limite de capacidade para processá-las e a sobrecarga pode levar à dispersão da atenção e à dificuldade de se concentrar em uma coisa de cada vez”, alertou.

Dessa forma, um estilo de vida com múltiplas tarefas, demandas e responsabilidades pode levar a uma sensação constante de falta de tempo, dificultando a capacidade de viver o agora sem a ansiedade do amanhã. Ainda, a falta de prática também é um grande fator, pois somos incentivados continuamente a realizar diversas tarefas concomitantemente. Inclusive, Alex Bonifácio, administrador de empresas, palestrante e autor do livro “Impossível - como descobrir oportunidades incríveis para criar transformações na vida, nos negócios e no mundo”, ressalta: “para resolver problemas impossíveis, você deve entrar em estado de atenção plena”. 

Nós recomendamos: por que temos dificuldade de desenvolver o estado de atenção plena? 

Como identificar os principais distratores do dia a dia e melhorar a atenção plena? 

Identificar qual distrator é mais difícil de ignorar já é um bom começo, porque será necessário observar suas reações a cada momento. Por exemplo, se você tem dificuldade para terminar de ler um livro, pois faz muitas pausas para verificar as notificações do celular, o aparelho claramente é uma questão. 

A partir disso, é possível criar consciência do quanto isso acontece e decidir usar o autocontrole para resistir ao desejo antes de ter terminado a página ou mesmo o capítulo. Pensar em pequenas metas é essencial para incentivar a permanecer naquela atividade, assim como desenvolver autoconhecimento também. Lembre-se: isso não acontecerá do dia para a noite, é preciso manter constância e treinar o cérebro para ele realmente aprender e seguir seus desejos. 

Uma pesquisa do Nube perguntou a cerca de 6 mil indivíduos: “onde você mais aprende atualmente?”. Como resposta, 46% ressaltaram a Internet, 30% a sala de aula, 17% o ambiente profissional, 3% com amigos e familiares e 1% com a imprensa. Notar onde você mais tem fluência de ideias também pode abrir portas para treinar ainda mais seu foco. Isso porque a melhor estratégia é começar com deveres simples e mais fáceis, os quais você tem maior afinidade, e então incorporar técnicas mais elaboradas. 

Veja também: saúde mental e educação para os jovens. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete