Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
entenda-a-relevancia-de-investir-em-diversidade

Entenda a relevância de investir em diversidade 

Notícia | 22/08/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: valorizar as características únicas em cada indivíduo é um diferencial para as empresas de sucesso. Além disso, esse é o segredo da abundância de ideias e soluções estratégicas de qualquer negócio, como consequência de abraçar as particularidades dos membros. Essa questão tem se mostrado fundamental para quem quer ser destaque perante a concorrência. Nesse sentido, fique por dentro e entenda a importância de focar em construir um ambiente de trabalho mais inclusivo. 

Por que investir em um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso? 

Para Ronaldo Bias Ferreira Júnior, sócio diretor da u.ma, esse é um ponto de atenção para todos os executivos quando formarem seus times. “É a representação de maneira legítima pelas inúmeras pessoas componentes do mercado brasileiro, as companhias conseguem entender os desejos e dores do seu público e, consequentemente, entregam e vendem mais seus produtos”, comentou. 

Ainda, essa inclusão vai muito além de ser algo “politicamente corretor”, como muitos empreendedores pensam. “Em um espaço cada vez mais carente de candidatos interessados em desafios profissionais, os benefícios da diversidade incluem retenção de colaboradores, maior engajamento, atração de talentos, cultura organizacional sólida e menos preconceito”, evidenciou Ferreira Jr. 

Dessa forma, é notável como investir nessa diversidade tem impacto positivo não somente no desempenho da companhia, mas no envolvimento de seus cooperadores e na rentabilidade. Um estudo realizado pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR) apontou: para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, ocorre um salto de quase 4% na produtividade empresarial. Além disso, para cada 10% de elevação nesse quesito, verificou-se um acréscimo de aproximadamente 5% no rendimento das mesmas entidades. 

Leia também: a diversidade e inclusão nas empresas. 

Quais as vantagens de implementar mais diversidade na minha empresa? 

Avanços em direção a essa temática vão além da busca por igualdade social e impactam substancialmente no dia a dia. “São capazes de ampliar a performance mercadológica dos empresários em um sistema econômico cada vez mais competitivo e dinamico”, acrescentou o sócio diretor da u.ma. 

Outro ponto muito benéfico é visto na imagem dessas marcas. “O combate à discriminação é algo importante e as companhias sem políticas nesse sentido acabam ficando para trás e perdendo o destaque diante do crescente engajamento de grandes organizações à causa”, pontuou o executivo. 

Isso porque a força de trabalho diversa protege tanto as pessoas quanto os negócios. “As empresas têm mais chances de ganhar reputação global ao demonstrar o compromisso com a diversidade, reforçando seus propósitos e conquistando mais respeito por meio de boas práticas conectadas aos mercados e às pessoas das comunidades”, esclareceu Ferreira Jr. 

Fique por dentro: a diversidade é um desafio na sua organização? 

Como desenvolver e estimular mais diversidade no negócio? 

Consoante ao executivo, é indispensável incluir todos os graus e hierarquias. “É preciso letrar e educar suas equipes, demonstrando os benefícios e as vantagens de criar um time diverso”, afirmou. Para iniciar esse debate, uma boa dica é promover webinars internos, workshops, rodas de conversa e palestras sobre o tema, inclusive com profissionais já especializados no assunto. 

Dessa forma, ao contar com quem experts esse caminho se torna mais fácil. “Existe uma rede de apoio gigante a um clique de distância. Para participar, é só pesquisar e começar”, finalizou. Assim, é possível assegurar a qualidade de vida dos membros enquanto investem em conhecimento assertivo para os mesmos. 

Nós recomendamos: ponha em prática a diversidade na sua empresa. 

Quais os desafios de implementar mais diversidade e inclusão? 

Para Éber Feltrim, CEO (Chief Executive Officer) da SIS Consultoria, estimular esse âmbito traz grandes possibilidades quando pensado desde o início. “A acessibilidade e inclusão devem ser intrínsecos à criação do negócio. Em uma clínica ou consultório, por exemplo, essa questão deve fazer parte do seu planejamento, garantindo a todos acesso ao seu serviço de uma maneira igualitária”, revelou. 

Sendo assim, diversas companhias são reconhecidas por suas iniciativas de inclusão em relação aos cooperadores com algum tipo de deficiência. A Natura, por exemplo, possui uma meta de contratação anual de PcD (Pessoas com Deficiência) superior à cota exigida pela atual legislação. 

Segundo Feltrim, isso pode e deve ser levado para a realidade da saúde. “Não somente no aspecto de contratação obrigatória por lei, mas realmente incluindo os PcDs e pautando as mudanças com base nas experiências dessas pessoas. A adaptação para recebê-los fará toda a diferença, independentemente da proporção da clínica ou hospital”, declarou. 

Isso porque cada dia mais é exigido pelo consumidor essa responsabilidade. “Atender clientes com deficiência é uma obrigação e, graças às normas de proteção, essas brechas têm diminuído gradativamente, tanto em estrutura física quanto em acessibilidade digital”, comentou. Atualmente, cerca de 15% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. No Brasil, são mais de 45 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Curtiu o assunto e quer saber mais? Leia também: incentive a diversidade na sua organização. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete