Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-comportamento-profissional-e-as-possibilidades-de-promocao

O comportamento profissional e as possibilidades de promoção 

Notícia | 21/08/2023

Ana Clara Lima

Um dos aspectos fundamentais para alcançar o sucesso e avançar na carreira é o comportamento no ambiente de trabalho. O modo como convivemos, interagimos com colegas e superiores, lidamos com desafios e buscamos o autodesenvolvimento pode influenciar diretamente nas possibilidades de promoção e crescimento dentro de uma empresa. Sendo assim, compreenda como a postura profissional pode ser uma grande aliada para estagiários e jovens aprendizes alcançarem a tão sonhada efetivação. 

O impacto de uma boa postura no trabalho

A convivência no mundo corporativo engloba uma série de características e atitudes das quais contribuem para um espaço harmonioso e produtivo. Grande parcela das companhias valorizam colaboradores com ética, respeito, comunicação efetiva, responsabilidade, proatividade e capacidade de atuar em equipe. Essas aptidões não apenas impactam a dinâmica interna da organização, mas também podem afetar a percepção do profissional pelos superiores, tornando-o mais ou menos apto a receber oportunidades de promoção.

Logo, em um mercado cada vez mais competitivo, é relevante compreender como sobressair em meio a multidão. “As interações dos funcionários e os relacionamentos com os clientes são de vital importância para garantir o atendimento das metas e os objetivos da empresa. Uma atitude e aparência no local de trabalho permitem aos trabalhadores se orgulharem de sua função e melhorarem o desempenho”, comenta Lucas Briquez, Diretor administrativo da Teia Multicultural. 

Como nunca, a busca por aprimoramento e participação em cursos de atualização, workshops e eventos relevantes demonstram a capacidade de se adaptar às demandas de cada área de atuação. “Estabeleça expectativas em todos os níveis do seu negócio. Inclua uma categoria em suas avaliações de desempenho para discutir profissionalismo na aparência, atitude e interações comerciais”, reforça Briquez.

Torne o crescimento profissional uma realidade!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 54,84% dos indivíduos questionam as motivações de não ser promovido para poder entender melhor como pode aperfeiçoar. Enquanto isso, 40,27% dos entrevistados compreendem a possibilidade de não estar devidamente preparado para uma nova posição. Por outro lado, 4,15% fica muito frustrado e começa a procurar por um novo emprego. Nessa conjuntura, elencamos seis dicas para tornar o crescimento laboral uma realidade. Confira!

Infográfico sobre crescimento profissional

Excelência na atuação profissional: antes de qualquer coisa, destaque-se nas suas funções. Não basta apenas realizar o trabalho, mas sim, dominá-lo. Demonstre confiabilidade, competência e habilidade para assumir novos desafios, entregando mais valor em suas tarefas diárias. Quem se sobressai com dedicação e excelência têm mais chances de ser reconhecido e considerado para futuras oportunidades. 

Aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal: a busca por ensinamentos não se limita a sala de aula. Investir em novas competências e expandir a educação é essencial para avançar na carreira. Priorize a consistência no repertório adquirido, evitando superficialidades. Capacite-se de maneira sólida e aplique o aprendizado em situações complexas. A desonestidade intelectual não é bem vista em ambientes corporativos e pode afetar negativamente a sua progressão na profissão. “Palavras da moda ou repetórios pouco sólidos não farão a diferença em um cenário complexo”, pontua Virgilio Marques dos Santos, CEO da FM2S Educação e Consultoria. 

Demonstração de habilidades de liderança: não é preciso ter um título formal de gestor para mostrar tais características. Iniciativa, proatividade, assumir projetos e auxiliar colegas são demonstrações claras de um futuro líder. Não se esqueça: não se trata apenas de autoridade, mas de influência. Funcionários capazes de conduzir demandas com êxito, mesmo de modo informal, tornam-se candidatos naturais para tais posições.

Comunicação efetiva e empática: a escuta ativa também é parte essencial da comunicação. Seja claro, conciso e respeitoso em suas interações. Mostre empatia e interesse genuíno pelos outros, e você será valorizado como um grande comunicador. Invista em capacitação na área, pois é uma habilidade essencial na qual muitas vezes não é amplamente abordada em graduações. “Como engenheiro, enfrentei grande dificuldade nesse quesito, mas é possível treiná-lo e aperfeiçoá-lo. Antes de fechar essa lacuna de conhecimento, as possibilidades de promoção eram raras”, completa Marques.

Construção de relações sólidas com o quadro: ter um bom convívio com colegas de trabalho é imprescindível para o sucesso. Nessas horas, é de suma importância ser confiável, prestativo e manter uma atitude positiva. Evite condutas prejudiciais, como reclamar e fazer fofocas sobre os demais, pois isso pode gerar atritos e prejudicar sua imagem corporativa.

Saia da zona de conforto: a evolução na carreira raramente acontece sem desafios. Prepare-se para aceitar novos desafios, mesmo quando parecerem intimidadores inicialmente, isso demonstra aos seus superiores como você é capaz de assumir riscos e aprender com seus erros. Ter a coragem de se desenvolver em novas esferas é uma característica preciosa em trabalhadores em busca de alcançar novos patamares. “Seja implantar um novo sistema de gestão, estruturar os processos de marketing, realizar vendas consultivas ou até mesmo organizar um armazém, se você quer liderar, terá de ter capacidade de aprender”, conclui o CEO da FM2S Educação e Consultoria. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube acredita no crescimento profissional dos estagiários e jovens aprendizes!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete