Entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente para os iniciantes, no entanto, ela também não é impossível. Contudo, para quem precisa encarar esse desafio existem algumas maneiras mais assertivas de encontrar o primeiro emprego e adquirir a tão esperada experiência profissional, como o programa de aprendizagem ou o estágio. Além disso, contar com o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios é essencial. Então, fique até o final desta matéria para saber mais sobre os cargos e onde encontrá-los esta semana! 

Você já pensou em ser um estagiário? Entenda mais sobre o ofício 

Para quem nunca teve contato com o meio empresarial, a diversidade de nomes no instante de buscar uma posição pode assustar. Porém, conhecer mais sobre essa chance consegue gerar mais tranquilidade quando o assunto é carreira. Para começar, vale ressaltar o seu significado, ele é descrito como o ato educativo escolar supervisionado, isso destina a atividade viável apenas para os estudantes. Logo, para participar dessa modalidade, em primeiro lugar, é necessário ter mais de 16 anos de idade e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja no médio, técnico ou superior. 

Em segundo ponto, o seu objetivo é conciliar os conteúdos vistos em sala de aula com a prática solicitada pelo mercado de trabalho. Portanto, ele é uma forma de adquirir a tão exigida experiência solicitada pelas posições efetivas, como o regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), por exemplo. Em suma, o estagiário é um colaborador em estado de aprendizagem, descobrindo as suas competências e decidindo o seu futuro por meio de vivências laborais. 

Confira as particularidades do estágio 

A lei n° 11.788/2008, reconhecida como Lei de Estágio, regulamenta essa atividade. Sendo assim, ela determina os direitos do estagiário e os deveres da empresa referentes a essa posição. Portanto, veja as medidas estipuladas por ela, para tornar essa atuação favorável ao estudante e estimular a participação dos novatos no mercado de trabalho: 

Bolsa-auxílio: esse elemento é a remuneração pelas atribuições feitas, como o salário e, assim, pode ser uma ajuda de custo para colaborar com a formação estudantil ou outros destinos pessoais. Ela não possui um valor mínimo, mas é sempre indicado ofertar um montante atraente e justo ao custo de vida no local.  

Carga horária reduzida: esse item é planejado para contribuir com um  desenvolvimento educacional tranquilo, sem intervenções com os itinerários. Por isso, só é permitido exercer no máximo 6h diárias e 30h semanais. Essa cláusula também esclarece a proibição de realizar horas adicionais na jornada. No entanto, vale ressaltar como a determinação não interfere em estagiar nos finais de semana. Isso é uma possibilidade, mas deve ser feita sem ultrapassar o teto limite. 

Auxílio transporte: quando existe a condição de presencialidade é obrigatório fornecer ao estagiário o valor usado no percurso. No entanto, devido aos avanços tecnológicos, os líderes perceberam a possibilidade de gerir um time mesmo a distância. Sendo assim, a execução das funções passou a ser eletiva para o modelo home office. Logo, nesse caso não é necessário o pagamento desse benefício. Porém, o Nube instrui a aplicação de um incentivo para a melhoria dos equipamentos do estágio. 

Recesso remunerado: esse período é uma obrigação para manter o contribuinte em uma trajetória saudável. Com isso, o tempo de repouso continua sendo remunerado, apesar da ausência nas atividades, os dias são pagos sem desconto. A cada ano de participação na organização, o contratado tem direito a se ausentar por 30 dias e assim, sucessivamente. 

Seguro contra acidentes pessoais: esse tópico aponta o dever da empresa em proteger o bem-estar do seu prestador de condições de risco, com base nos artigos dessa lei em questão. 

Celebração de um termo de compromisso de estágio (TCE): o termo de compromisso de estágio firma todas as concessões pelas partes envolvidas no acordo, geralmente, o concedente, o estagiário, a instituição de ensino e um agente de integração, se houver.  Esse trato possui uma restrição, a sua vigência tem validade máxima de 24 meses, exceto para pessoas com deficiência (PcD). Isso determina o fim da prestação, podendo o indivíduo ser efetivado ou não. Porém, de acordo com os dados da Abres (Associação Brasileira de Estágios) no Brasil, de 40% a 60% dos inclusos nessa contratação são efetivados. 

Venha buscar a sua vaga conosco

O Nube, como forma de incentivar essa prática, é parceiro das instituições de ensino. Assim, nossa equipe vai, presencialmente, nas entidades falar sobre um assunto interessante: vagas! Então, para se encontrar com os nossos especialistas, veja onde estaremos nesta semana: 

Segunda-feira, 21 de agosto

BA - Unijorge (Paralela), (Manhã/Noite);

BH - Universo BH (Noite);

SP - Estácio Santo André

SP - Estácio Santo Amaro (Manhã/Noite);

SP - Etec de Suzano (Noite).

Terça-feira, 22 de agosto

RJ - IRID UFRJ

SP - UNA Cristiano Machado (Noite);

SP - Feira FAAP (Manhã);

SP - São Judas Guarulhos (Noite); 

Quarta-feira, 23 de agosto

BH - Senac Venda nova

RJ - Estácio Norte Shopping (Noite);

SP - Faculdade Paschoal Dantas - Cidade Tiradentes;

SP - São Judas Paulista;

SP - Feira Mackenzie Campinas (Manhã/Noite). 

Quinta-feira, 24 de agosto 

BH - Santo Agostinho (Noite);

SP - Estácio Conceição;

SP - Anhembi Paulista I (Noite).

Sexta-feira, 25 de agosto

RJ - Evento no Carioca shopping;

SP - E. E. Jornalista Paulo Eduardo Olintho Redher;

SP - Evento CPTM - Estação São Caetano. 

O Nube estará perto de você essa semana? Caso não, continue atento nas vagas por meio do nosso site ou App (Nube Vagas), disponível para download no sistema Android e IOS, também nas próximas agendas! Lembre-se: deixe o seu cadastro sempre atualizado, com telefone e e-mail recentes! Todo domingo novos locais e datas são postados para você aqui no blog. Quer ficar por dentro de tudo? Siga o @nubevagas nas redes sociais! Lá postamos sempre conteúdos incríveis para informar a todos sobre o mundo empresarial e como fazer parte dele. Escolha a sua favorita: estamos presentes no X, Facebook, Instagram, Threads, TikTok, LinkedIn e YouTube. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe