Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tenha-habilidades-para-chamar-a-atencao-do-mercado

Tenha habilidades para chamar a atenção do mercado 

Notícia | 18/08/2023

Rodrigo Barreto

No mercado atual, existem várias habilidades em alta e bastante valorizadas pelas empresas. O avanço da tecnologia, as mudanças no ambiente de trabalho e as novas demandas da sociedade têm impulsionado a necessidade de profissionais com características específicas. O mundo corporativo está em constante evolução e surgem novas lacunas a cada mudança. Portanto, neste 18 de agosto, Dia do Estagiário, veja como estar disposto a aprender, se adaptar e evoluir é fundamental para se manter relevante e competitivo em meio à concorrência.

 

Juntar diversos conhecimentos é essencial

 

Hoje em dia, um novo tipo de colaborador chama a atenção e desperta o interesse das contratantes: o nexialista. Ao contrário dos perfis generalistas, com entendimentos superficiais em diversas áreas, esse indivíduo se destaca pela capacidade de conectar conhecimentos variados. Para a especialista em Carreira e Empreendedorismo do Centro Universitário de Brasília - Ceub, diante do cenário atual, essas pessoas possuem vantagem em relação aos demais.

Segundo Juliana, eles são caracterizados por sua curiosidade insaciável e sua busca constante por aprendizado. “Não se limitam a apenas uma frente de atuação, mas tentam compreender as relações entre diferentes campos”, explica. Isso oferece uma perspectiva mais ampla aos desafios organizacionais. O termo foi introduzido pela primeira vez no livro "Voyage of the Space Beagle", escrito por Alfred E. Van Vogt, em 1950.

Conforme a especialista, é preciso combinar competências pessoais, sociais, comerciais, técnicas, gerenciais e de liderança, além da capacidade de potencializar aspectos humanos, como proatividade, colaboração e negociação até a gestão de projetos e ética. "São membros polivalentes, preparados para ir além dos limites convencionais de suas funções. Eles identificam padrões e geram ideias inovadoras". Essa capacidade de encontrar conexões entre disciplinas distintas resulta em soluções criativas e abordagens diferenciadas para os problemas do cotidiano.

De acordo com a executiva, essa especialidade é particularmente relevante em um contexto no qual as companhias buscam constantemente por novidades e adaptabilidade. "As organizações procuram integrantes capazes de lidar com a complexidade e a velocidade das transformações. Os nexialistas trazem consigo a facilidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e encontrar saídas não convencionais", afirma.

Para quem deseja alcançar esse nível, a professora oferece algumas sugestões. "É importante investir no contínuo desenvolvimento pessoal e profissional, participar de cursos e eventos para a ampliação de horizontes e, acima de tudo, estar aberto a desafios e oportunidades de aprendizado. Não se trata apenas de acumular títulos e especializações em uma única área, mas de ser capaz de unir saberes distintos”.

Confiar no próprio potencial é essencial

 

A ausência de confiança pode ser um empecilho para aproveitar oportunidades relevantes na vida. No ambiente empresarial, por exemplo, muita gente enfrenta o fenômeno conhecido como "Síndrome do Impostor", no qual carregam a sensação de serem inadequadas ou se descobrirem uma fraude a qualquer momento. Esse sentimento resulta na evitação de atividades do dia a dia.

A doença é frequentemente diagnosticada em indivíduos pertencentes a minorias sociais, como pessoas não brancas e mulheres. Segundo a pesquisa The 2020 KPMG Women's Leadership Summit Report, 57% das colaboradoras passaram por isso ao assumir um novo cargo de liderança ou tornarem-se executivas. No entanto, existem maneiras de enfrentar a situação e libertar-se desses pensamentos paralisantes. Nesse sentido, a psicóloga, Mara Lemes Martins, traz algumas dicas para quem deseja conquistar uma oportunidade de estágio:

Infográfico de tópicos com dicas para conseguir estágio

Conheça a si mesmo e entenda suas verdadeiras habilidades: reserve um horário para refletir sobre seus talentos e conquistas passadas. Aceitar suas limitações e reconhecer as qualidades é um caminho poderoso para desenvolver uma autoconfiança sólida.

 

Estabeleça metas realistas: suas metas devem ser desafiadoras, porém alcançáveis. Não se trata de permanecer na zona de conforto, mas de definir objetivos realistas. Dessa forma, você poderá progredir de maneira saudável.

 

Permita-se celebrar suas conquistas: não subestime suas realizações, até mesmo as menores. Comemorar cada sucesso fortalecerá sua autoestima e o motivará a continuar crescendo.

 

Tenha cuidado com a autocrítica em excesso: todos cometem erros, embora não seja o ideal, isso pode acontecer. Antes de se criticar, concentre-se no aprendizado e na correção. Lembre-se de ser gentil e compassivo consigo mesmo, assim como é com outras pessoas.

 

Não busque a perfeição: essa é uma armadilha perigosa e pode minar qualquer confiança, não importa quão alta ela seja. O crescimento deve ocorrer de forma saudável. Como mencionado anteriormente, os deslizes fazem parte desse processo e é melhor aceitá-los como conselheiros valiosos.

 

Organize sua rotina: a procrastinação e a desorganização diminuem o tempo para a realização de tarefas, exigindo mais esforço do seu corpo e da sua mente.

 

Busque networking: interaja com outros colegas e perceba suas qualidades. Isso exige autenticidade e ajuda você a valorizar suas peculiaridades e individualidade.


Pratique o autocuidado: cuide da parte física e emocional, dando prioridade a uma boa qualidade de sono, alimentação saudável, exercícios e momentos de relaxamento.

No entanto, Mara alerta: “esses são os primeiros passos, mas o processo é infinito e contínuo. Portanto, seja paciente e lembre-se como os pequenos movimentos em direção à reta de chegada têm um impacto significativo a longo prazo”. Portanto, é essencial ficar sempre ligado nas tendências e atualidades do universo laboral.

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos!

 

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe